Papo de Redação 12/01/2018

CANDIOTA, ORGULHO MEU 1
Esta semana, uma postagem, entre tantas do Facebook, chamou a atenção da coluna. O candiotense Gladir Rocha, o popular Toco – funcionário municipal, retrata seu sentimento sobre Candiota. O título da publicação é ‘Candiota, orgulho meu’. Confere aí a postagem: “Sou natural de Pedro Osório, mas não troco Candiota por nenhuma outra cidade. Criei minhas filhas e estão formadas, adquiri minha casa e batalho para melhorá-la, conquistei grandes amigos e amigas e passei num concurso da Prefeitura de Candiota, que me dá o sustento até hoje. Digo isso para engrandecer os governantes deste município, ODILO, MIRABEAU, MARCELO, FOLADOR e agora ADRIANO que, de uma forma ou de outra, trouxeram o progresso para cá. Sempre que vejo esse tal de FACE, vejo pauladas nos governantes, mas a minha atitude é sempre assim, esperem amanhã, porque pode vir coisas boas. E aqui em Candiota está tudo em dia, salários, décimo, Refeisul e férias da turma que saiu. Além disso, temos baianos, mineiros, piauienses, paulistas, amapaenses, paraenses, cariocas e tem gente boa que eu nem sei de onde vem, mas gosto de todos, conheço dos “botecos”. Nós de Candiota vamos deixar essa gente trabalhar para depois fazer a crítica, que sejam empresas ou governantes”.

CANDIOTA, ORGULHO MEU 2
A publicação traz outro aspecto importante. Ela é feita por alguém que tem rosto, identidade, é de um morador de Candiota e que possui reconhecimento na comunidade.

PSB DE CANDIOTA
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Candiota – depois de ter passado por certa turbulência no ano passado devido a uma disputa interna – reflexo da disputa em nível estadual, agora, segundo email recebido de forma oficial pelo TP, tem uma nova direção executiva municipal. Segundo a informação, a direção foi homologada, recentemente, pelo diretório estadual da sigla, agora é presidido pelo técnico agrícola e tecnólogo em Administração Rural, sendo filiado ao PSB há mais de 18 anos, Everton Morales Prestes. O vice-presidente é Darlan Oliveira; o secretário Geral Maicon Vinícius Borges; o 1º secretário é Roberto Vieira Ortiz; o 2º secretário é Anselmo Cougo Malaguez; a 1ª secretária de Finanças é Tamires Furtado e a 2ª secretária de Finanças é Sandriani Braga. O mandato da nova direção socialista em Candiota terá vigência até o mês de julho de 2019. O PSB é da base de apoio do prefeito Adriano dos Santos (PT).

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CGTEE
A nova diretoria da Associação Atlética CGTEE, que foi aclamada no final do ano passado e tendo como presidente Débora Lunkes de Lima, será empossada em Assembleia Geral Extraordinária neste dia 16 de janeiro (terça-feira), a partir das 15h, no auditório do Centro Administrativo da CGTEE (antigo Hotel). A nova gestão da entidade assume para o biênio 2018-2019.

MARFRIG
Na última semana, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, encaminhou à direção do Marfrig/Bagé e do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, as petições das reivindicações da categoria visando a acordo coletivo de trabalho. A pauta foi estabelecida em assembleias realizadas dias 2 e 9 de dezembro em Bagé e Hulha Negra, respectivamente. No documento, Cabral solicita que seja marcada uma data para o início das reuniões de negociação. A data-base para os trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro. Entre as propostas estabelecidas pelos trabalhadores em assembleia estão reajuste de 100% do INPC + 3% de aumento real,  um piso salarial no valor de R$ 1,5 mil, entre outras cláusulas. A expectativa é de a empresa responda ao ofício e as partes possam encaminhar a data da primeira reunião de negociação.

CÂMARA PEDRAS ALTAS
Nesta semana, a Câmara Municipal de Vereadores de Pedras Altas adquiriu um veículo Air Cross, zero quilômetro. Segundo informações repassadas ao TP, o veículo, de uso exclusivo do Legislativo, deverá ser utilizado para viagens e serviços da Câmara.

TRANSPORTE EM HULHA 1
Veículos em condições adequadas de trafegabilidade e rotas escolares sem interrupções são um dos objetivos principais da Secretaria de Educação de Hulha Negra (Smec) para 2018. De acordo com a secretária da pasta, Adriana Delabary, em 2017 ocorreram problemas na realização das rotas em virtude do estado de conservação dos veículos, mas ela acredita que uma programação da Smec deverá reduzir a ocorrência de problemas nas linhas.

TRANSPORTE EM HULHA 2
Questionada quanto as medidas para que o ano letivo inicie sem problemas na rotas, Adriana diz que após os ônibus passarem por uma lavagem completa, estão sendo revisados de forma minuciosa pela empresa vencedora do processo licitatório para a prestação de manutenção na frota, a LMB. “Solicitamos uma revisão geral, desde situação da suspensão, eixo e rodas, até itens básicos como faróis. Estamos fazendo o possível para que os veículos estejam em perfeito estado, apesar de sabermos que, por estarem constantemente em rodagem, podem surgir problemas ao longo no ano letivo”, afirma a secretária.

TRANSPORTE EM HULHA 3
Além dos veículos que estão sendo revisados pela empresa vencedora da licitação, outros dois foram encaminhados para as concessionárias autorizadas para revisão e manutenção necessária. Segundo Adriana Delabary, um dos veículos está em Santa Maria, já o outro, foi encaminhado para Pelotas.

 

 

Comentários do Facebook