Papo de Redação 13/12/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MARCO ANTÔNIO
O ex-prefeito de Hulha Negra por três manda­tos e colunista do TP há muitos anos, Marco Antônio Ballejo Canto, prestigiou juntamente com sua filha Gabriela, os Melhores do Ano 2019. Na foto, ele (E), a filha e o diretor do jornal, João André Lehr. Marco Antônio é um entusiasta do Tribuna do Pampa e sempre, desde quando prefeito (quando ainda era o saudoso A 1ª FOLHA), foi um incentivador e apoiador. Para ele, o jornal valoriza a região, e os Melhores do Ano às pessoas daqui. “Alguns que agem para extin­guir municípios pequenos, certamente não entendem da vida comunitária como deveriam entender. Quem faz o desenvolvimento dos municípios são as pesso­as. Quanto mais damos à elas as possibilidades de que se transformem em destaques, mais evoluem. É no envolvimento de pessoas que trabalham todo dia e repercutem com seu trabalho na melhoria das comunidades que se constrói uma sociedade melhor”, escreveu na última semana em sua coluna.

LIA E MÁRCIO
Por mais um ano, o casal candiotense Márcio Vieira e Lia Beck deram um show na condução do cerimonial dos Melhores do Ano.

MESA DE CANDIOTA 1
A eleição da mesa diretora da Câmara de Can­diota para 2020 ainda está dando o que falar. Durante a sessão da última segunda-feira (9), os vereadores se alfinetaram mutuamente durante suas falas. Como já dito, a oposição acusa o vereador licenciado e agora secretário de Planejamento, Danilo Gonçalves (PT) de ter quebrado um acordo. Na segunda-feira foi eleita a vereadora Fernanda Santos (PT) como a presidente no ano que vem, com todos os demais membros sendo da base do governo. No ano passado, Danilo se elegeu com os votos da oposição, sendo os demais cargos ocupados por vereadores oposicionistas.

MESA DE CANDIOTA 2
O vereador Dinossane Pech (PSDB) criticou Danilo novamente, dizendo que vai fiscalizar o fato dele acumular o cargo de secretário e de uma função na Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul). Dino disse que vai marcar três audiências por semana na Secretaria de Planejamento, para conferir se ele estará lá. Também, o tucano afirmou que é bom fazer política com pessoas que tenham palavra. Afirmou que sabe muito bem a faculdade que Danilo foi formado. “A política não se separa da vida pessoal. Não existe dois caminhos”, disse, lembrando ainda que não faz política com raiva. “Não acho normal a trampolinagem na política e a história vai se encarregar de esclarecer as coisas”.

MESA DE CANDIOTA 3
O vereador Guilherme Barão (PDT) reafirmou que política é mesmo dinâmica, lembrando que quando fazia parte da Frente de Oposição, o principal objetivo na época era, segundo Guilherme, a cassação dos di­reitos políticos do ex-prefeito Luiz Carlos Folador, que ainda estava no PT e hoje está no MDB. “Digo que a política é dinâmica porque foram ao Tribunal de Contas denunciar o Folador, que era na época contrário, mas agora ele é o salvador da pátria da oposição”, afirmou.

MESA DE CANDIOTA 4
Além disso, Guilherme falou que no último sábado (7), recebeu um telefonema do vereador Dino, lhe oferecendo a presidência da mesa diretora para 2020. “Se eu não tenho vergonha, não podem querer que eu seja o presidente. Isso é não ter vergonha. Então vamos nos respeitar”, apelou.

CAVALGADA DO BEM EM CANDIOTA
A Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), estará realizando no município a Cavalgada do Bem, no próximo domingo (15). Na oportunidade, o gru­po irá percorrer as comunidades solicitando doações de alimentos não perecíveis que serão, posteriormente entregues a famílias integrantes do cadastro da Ação Social de Candiota. Conforme a coordenação da Ca­valgada, todos estão convidados a fazer doações para que aqueles que necessitam de apoio possam ter um Natal mais feliz.

QUALIFICAÇÃO EM HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra possibilitou as servidoras Érica Hösel e Soraya Machado Reis da Conceição, a participação no curso SICONV Completo – Plataforma + Brasil 100% prático, composto por 14 módulos. Realizado em Porto Alegre, o curso propor­cionou conhecimentos importantes para o desempenho do Setor de Projetos e Convênios. No treinamento, as servidoras se capacitaram para atuar, de forma prática, no ciclo completo de celebração, execução, fiscaliza­ção, prestação de contas e tomada de contas especial, agregando maior eficiência e eficácia à Administração Pública.

NOTAS FALSAS EM HULHA
O Banrisul Hulha Negra, por meio da gerente Luciele Cardoso, alerta a comunidade sobre a circula­ção de notas falsas na cidade, principalmente de R$ 50 e R$ 100. “Temos na agência um sistema que detecta se a nota é falsa e optamos por devolver ao cliente. Já nos foi comunicado que alguns estabelecimentos comerciais já foram alvos dessa situação. Por isso, alertamos as pessoas que tomem mais cuidado ao receber troco ou pagamento para não serem lesados. Uma opção é efetuar compras com cartão na modali­dade débito, que proporciona maior segurança, tanto para o cliente como para a empresa”, alerta a gerente.

POLÍTICA EM HULHA
Nos bastidores se comenta que o vereador pedetista de Hulha Negra Wagner Tavares, que atual­mente está à frente da Secretaria de Obras, irá reassu­mir sua cadeira no Legislativo no início de 2020. Com isso, deverá, novamente ocorrer mudanças no primeiro escalão do governo do prefeito Renato Machado e, consequentemente, o atual vereador Jorge Coelho, o Coruja, voltará a situação de suplente.

Comentários do Facebook