Papo de Redação 14/6/2019

PRÓ-CARVÃO UNIFICADO 1

A coluna chegou até a chamar sobre uma possível desunião, porém as lideranças que compõem o Movimento Pró-Carvão – relançado recentemente, provaram ao contrário e se reuniram de forma unificada nesta quinta-feira (13, foto), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, em Candiota. Na oportunidade se definiu a estratégia dos próximos passos em defe­sa do carvão. Nesta semana cada sigla partidária de Candiota esteve visitando os gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa (AL-RS), em busca de apoio para o debate do projeto de privatização da CEEE, CRM e Sulgás, proposto pelo governador Eduardo Lei­te (PSDB) e já em tramitação no Legislativo estadual.

PRÓ-CARVÃO UNIFICADO 2

O movimento pretende buscar apoio junto a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão e da Gasei­ficação – instalada também recentemente na AL-RS e presidida pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB). A ideia é que a Frente venha a Candiota e faça uma audiência pública na Câmara de Vereadores, bem como, uma visita a Mina da CRM. A data inicial mar­cada é 24 de junho. O Movimento Pró-Carvão também prepara documentos para mostrar a viabilidade técnica e a importância de se manter a CRM pública para o futuro da utilização do carvão mineral.

PRÓ-CARVÃO UNIFICADO 3

As lideranças fizeram questão de lembrar so­bre o pluripartidarismo do Movimento, além de contar com o apoio da Câmara de Vereadores e Executivo de Candiota, bem como, do Sindicado dos Mineiros. O Movimento está engajado também n a organização do 6º Seminário Energia para o Desenvolvimento, que acontece em Candiota nos dias 28 e 29 deste mês.

CONVITE A LARA

O prefeito Adriano dos Santos (PT), o vice­-prefeito Gil Deison Pereira e o secretário de Turismo de Candiota, Fabiano Aquere, estiveram esta semana conversando com o presidente da AL-RS, o bageense Luis Augusto Lara (PTB), quando pediram apoio ao Movimento Pró-Carvão e o convidaram para ao 6º Seminário de Energia.

HERDEIROS DO CHIRIVINO

A invernada mirim Herdeiros do Chi­rivino, do CTG Luiz Chirivino, da sede de Candiota, estará representando Candiota e toda a região – pois é a única inscrita em sua categoria, a partir desta sexta-feira (14) até domingo (16), no Encontro de Ar­tes e Tradição Gaúcha (Enart) pré-mirim, mirim e juvenil, que acontece no parque de exposições Centenário Rui Ortiz, em Soledade, no norte gaúcho. A invernada vai apresentar o tema do Carvão Mineral.

PAGO EM DANÇA

O CTG Candeeiro do Pago, da Vila Residencial, em Candiota, já se prepara para o 8º Pago em Dança, programado para o dia 18 de agosto. Paralelamente irá acontecer a 4ª etapa do Circuito da 18ª Região Tradicionalista (RT).

BRF E MARFRIG

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, e a Marfrig, que unidade em Hulha Negra (foto), anuncia­ram no fim do mês passado, que iniciaram discussões para uma possível fusão. A união das duas geraria uma empresa com faturamento anual de cerca de R$ 76 bilhões.Em comunicado ao mercado, as duas empre­sas divulgaram que seus conselhos de administração aprovaram a assinatura de um memorando que prevê exclusividade nas tratativas por 90 dias, prorrogáveis por outros 30. Durante esse período, nenhuma das duas companhias poderá negociar com terceiros. A BRF é líder na produção de carne de frango e suína no Brasil, enquanto a Marfrig é vice-líder mundial no segmento de carne bovina, atrás apenas da JBS.

INSPEÇÃO NO MARFRIG

Teve início uma missão veterinária dos Estados Unidos no Brasil, destinada a inspecionar frigorífi­cos de bovinos e suínos. A auditoria, será realizada em abatedouros de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. De acordo com o Globo Rural, Hulha Negra, que conta com uma unidade da Marfrig Global Foods, também passará pela inspeção, além de unidades de outros estados brasileiros. Em março, após negociações com os EUA, a ministra disse que as questões burocráticas estavam resolvidas com as autoridades sanitárias americanas. Em junho de 2017, os americanos suspenderam as compras de cortes bovinos do Brasil, devido às reações (abcessos) pro­vocadas no rebanho, pela vacina contra a febre aftosa.

LO UTE PAMPA SUL

Falta muito pouco para que a UTE Pampa Sul obtenha junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Ambientais (Ibama), a licença ambiental de operação (LO). Com a liberação, a usina estará apta a operar comercialmente.

Comentários do Facebook