Papo de redação 14/AGO/2020

LOTES COMERCIAIS EM CANDIOTA

Na manhã desta quinta-feira (13), no Ginásio Municipal, foi realizado o sorteio público de 26 lotes comerciais localizados na sede do município, relativo a Chamada Pública 007/2020. Além de parte dos habilitados ao sorteio, estavam presentes o prefeito Adriano dos Santos (PT), a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernanda Santos (PT); o representante da Comissão de Habitação do Legislativo, Ataídes da Silva (PT) e o  1º secretário da mesa diretora da Câmara, vereador Guilherme Barão (PDT).

LOTES RESIDENCIAIS EM CANDIOTA

Já na manhã desta sexta-feira (14), a partir das 10h, acontece o sorteio de 89 lotes residenciais, também na sede do município. O evento do sorteio acontece no Centro Cultural Usina I, na Vila Residencial. Segundo a Prefeitura, todos os cuidados sanitários estão sendo tomados em função da pandemia no novo coronavírus.

FIBRA ÓTICA EM CANDIOTA

Juntamente com o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Candiota, Everaldo Gonçalves, o prefeito Adriano dos Santos participou, nesta semana, de uma reunião de forma virtual com o gerente comercial da empresa pelotense Osirnet Provedor de Internet, Milton Santos e o representante da empresa Jordano Marques. Na ocasião foi tratada a chegada da tecnologia de acesso à internet por fibra ótica no município. Segundo o prefeito, a tecnologia possibilita avançar em vários sistemas de gestão que refletem em economia, fazendo com que recursos otimizados sejam revertidos em melhorias para a comunidade. Na oportunidade, Milton destacou que para Osirnet é uma grande alegria poder proporcionar a comunidade de Candiota a tecnologia de acesso à internet por fibra ótica.

COBRANÇA EM CANDIOTA 1

O vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), não dá trégua na cobrança por uma solução para o problema antigo (mais de 15 anos) de um esgoto nos fundos da Vila Operária, em Candiota. Ele gravou um vídeo esta semana no local, além de reiteradas vezes ter abordado o assunto na tribuna da Câmara. O TP já fez reportagem sobre o assunto. Bibi argumenta que o esgoto cai na barragem que abastece de água bruta à localidade e que isso contamina a água.

COBRANÇA EM CANDIOTA 2

Na reportagem veiculada no TP há cerca de dois meses, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Artemio Parcianello, deixou claro que no momento a obra não tem como ser realizada, em função de ser um investimento alto e precisa de planejamento. Contudo, Artemio disse que o problema é conhecido pela administração e que uma solução definitiva é projetada com a realização de uma rede no local. O secretário disse na ocasião, que como paliativo, toda vez que o local entope, é feito o reparo. Quanto à barragem, Artemio afirma que a comunidade não corre o menor risco de estar consumindo água contaminada.

CAVALOS EM HULHA

Assim como mostrado pelo TP referente à Candiota, Hulha Negra também convive com animais soltos. Recentemente foi flagrado um cavalo em cima da calçada da via principal da cidade, a Getúlio Vargas. Certamente continua faltando um pouco de responsabilidade por parte dos proprietários dos animais, tendo em vista que além de estarem em local inapropriado, podem causar acidentes. Cabe, portanto, a conscientização da população que possui cavalos, que estes devem estar em campos e locais fechados para não andarem pelas ruas da cidade.

POLÍTICA EM HULHA

As pré-candidaturas para a vereança em Hulha Negra começam a aparecer. Além dos nomes já conhecidos para o Executivo, do atual prefeito Renato Machado (Progressistas) e do ex-prefeito Fernando Campani (PT), diversos nomes de siglas diferentes estão sendo conhecidos, principalmente através das redes sociais. Aos poucos a comunidade pode ir conhecendo aqueles que querem representar o município na Casa do Povo.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO 1

Com exclusividade para a coluna, o tenente da reserva da Brigada Militar de Pinheiro Machado, André Madruga, disse que não participará das eleições municipais em 2020. “Meu nome foi ventilado como possível candidato à chapa majoritária e até para concorrer ao Legislativo, mas não achei o momento apropriado e atualmente meus afazeres pessoais estariam incompatíveis com uma possível missão de envolvimento político”, declarou. Atualmente ele é o coordenador do Pelotão Mirim da instituição local. Ele também declarou que se desfiliou do Progressistas (antigo PP) – partido do vereador Ronado Madruga.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO 2

Conforme divulgado no blog do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, neste sábado (15), os professores Rogério Moura e Sandro da Rosa estarão entrando em licença para concorrer a cargo público e ficarão 90 dias afastados por determinação da Lei Eleitoral. Segundo informado, o educandário pinheirense já solicitou à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a substituição dos professores para que os alunos não fiquem sem atividades neste período. Ambos retornarão em 16 de novembro. Rogério, que concorreu a prefeito nas últimas eleições, é filiado ao PSB, e Sandro ao MDB.

MULTA EM PINHEIRO

Uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e o Departamento de Meio Ambiente de Pinheiro Machado resultou em autuação por descarte irregular de resíduos junto a um dos principais acessos à sede do município. O lixo foi encontrado por um morador e a possibilidade de identificação do infrator se deu através de contas de energia elétrica e outros registros em seu nome e endereço. “Enquanto não tivermos legislação na área ambiental podemos aplicar penalidade prevista no código sanitário”, informou para o jornal o responsável pelo Controle Interno da Prefeitura de Pinheiro Machado e gestor ambiental, Frank Pereira. A multa aplicada foi no valor de R$ 300.

FISCAIS EM PINHEIRO

A Prefeitura de Pinheiro Machado lançou, no início desta semana, uma chamada pública para contratação de fiscais sanitários para atuar durante a pandemia do novo coronavírus no município. A inscrição era apenas pela internet e encerrou nesta quinta-feira (13). De acordo com o prefeito Zé Antônio, a medida emergencial, que não precisou da aprovação do Legislativo por estarem diante de uma crise sanitária, visa reintegrar os fiscais tributários às suas atividades. Todo o grupo de fiscais da Prefeitura de Pinheiro Machado precisou focar no objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus e, segundo o gestor, não é possível deixar esse setor sem a equipe.

REUNIÃO EM PINHEIRO

O prefeito Zé Antônio chamou em seu Gabinete, nesta terça-feira (11), os vereadores da base governista para informar sobre a decisão de Pinheiro Machado retornar ao protocolo padrão do Estado diante da classificação da bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Estado. Fizeram parte da reunião Jaime Lucas (MDB), Mateus Garcia e Wilson Lucas (ambos do PDT). Para a reportagem, o gestor disse que o chamamento foi feito para os parlamentares da base que estão alinhados com o Executivo – e aí entende-se porque Cabo Adão e Renato Rodrigues (ambos do PSDB) ficaram de fora. Ambos vereadores divergem de algumas atitudes do governo e expõem isso seguidamente durante as sessões ordinárias.

GASTOS EM PINHEIRO

O vereador Fabrício Costa (PSB) protocolou, recentemente, um pedido de informação para o Executivo pinheirense sobre os gastos realizados pelo município desde o primeiro decreto em razão da pandemia do novo coronavírus – com exceção dos salários dos funcionários da área da Saúde. No mesmo sentido, a Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços (Acias) disse ao jornal que também entregou um documento para saber quais valores recebidos dos governos Federal e Estadual e em que ações foram investidas para conter a disseminação do vírus. Nesta semana, em conversa com o prefeito Zé Antônio, ele autorizou que o titular da Secretaria de Saúde e Ação Social, Thiago Araújo, informasse os números e investimentos para a reportagem. Talvez pelo tempo exíguo, até o fechamento desta edição impressa, a informação ainda não havia chego.

Comentários do Facebook