Papo de Redação – 15/05/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ELEIÇÕES EM CANDIOTA
Em tendo eleições este ano, na Capital Nacional do Carvão o quadro eleitoral já está desenhado, de uma forma geral. Serão três candidaturas. Devem concorrer o atual prefeito Adriano dos Santos, numa aliança entre PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB; o ex-prefeito Luiz Carlos Folador, numa aliança entre MDB, PSDB e Progressistas (antigo PP); e José Giordâni Dornelles, o Pimenta, pelo PSOL.

ELEIÇÕES EM HULHA
Na Terra da Festa do Colono também o quadro vai ficando mais nítido. O município deverá ter, como quase sempre acontece, duas candidaturas majoritárias. O atual prefeito Renato Machado vai à reeleição mantendo a aliança Progressistas e PDT, sendo que enfrentará um nome do PT (o ex-prefeito Fernando Campani ou o ex-secretário Marino De Bortolli), numa aliança com o PTB da médica Ester Köester.

ELEIÇÕES EM PEDRAS
Na Cidade do Castelo o quadro ainda é indefinido, mas o atual prefeito Bebeto Perdomo, que recentemente trocou o PSB pelo Progressistas, trabalha para ser candidato único. Seu adversário natu­ral, o PSDB, ainda não deu demonstrações que terá uma candidatura este ano. Bebeto tem na sua base, além do Progressistas (que veio com sua filiação), o PT (que vai indicar o vice), o MDB, PSB e PDT.

ELEIÇÕES EM PINHEIRO
Na Terra da Ovelha, com a desistência do atual prefeito Zé Antônio (PDT), o quadro eleitoral começou a se clarear. O ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) já disse ao TP que é pré-candidato numa chapa governista, que tem ainda o MDB na aliança. Os três partidos, que ainda buscam ampliar a aliança, deverão encomendar uma pesquisa para a indicação dos nomes dos candidatos a prefeito e vice, mas é muito provável que Betiollo deva ser o mais votado entre os nomes. O vereador Gilson Rodrigues (PT) lançou seu nome como pré-candidato à Prefeitura. Na oposição ainda tem o Progressistas, do vereador Ronaldo Madruga, e o PSB, que nas últimas eleições con­correu com os dois vereadores que tinha na época – Rogério Moura e André Kisuco. A tendência é que haja apenas duas candidaturas na cidade este ano.

ELEIÇÕES EM BAGÉ
O ex-prefeito e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) dá todos os sinais que será candidato contra o atual prefeito Divaldo Lara (PTB). O quadro para ficar mais nítido ainda depende de decisões judiciais que envolvem Divaldo. O atual vice-prefeito Manoel Machado (PSL) deverá ser candidato.

ELEIÇÕES 2020
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 1.040.323 eleitores solicitaram a regularização de pendências com a Justiça Eleitoral antes do prazo estabelecido. A partir de agora, nenhuma alteração no cadastro eleitoral será permitida antes das eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Segundo o TSE, os pedidos de regularização feitos pelo site serão analisados até o dia 3 de junho, quando será divulgado o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais por causa da Covid-19, o TSE permitiu a regularização eletrônica do documento e suspendeu o cancelamento de 4,4 milhões de títulos de eleitores faltosos nas últimas eleições.

RAIO X EM CANDIOTA
A vinda de um recurso federal para custeio da saúde vai possibilitar que a Prefeitura de Candiota faça uma espécie de com­pensação para a compra de um raio X digital de última geração, que será doado ao Pronto Atendimento (PA) 24h. Com a interdição do PA no ano passado, o raio X analógico doado pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em 2006 foi considerado pela saúde estadual obsoleto e o serviço teve que ser paralisado desde então. Neste momento, o processo de aquisição do novo aparelho está praticamente concluído e em breve o serviço será restabelecido no local.

SAÚDE EM PEDRAS
O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, assinou nesta quarta-feira (13), contrato de serviço e materiais para a reconstrução e reestruturação total das futuras Unidades de Saúde das comunida­des da Várzea do Candiota – assentamento da reforma agrária – e São Diogo. Os investimentos são provenientes de recursos próprios do município e visa a melhora da prestação de serviços. O contrato foi assinado no gabinete do prefeito, com a presença da empresa vencedora do certame licitatório, Hendler Construtora, dos secretários municipais Celso Caetano, Rogério Pires, Leonerio Gonçalves Miranda, Vitor Barcellos e o responsável pelo setor de compras e licitações da prefeitura Alcides Alexandre (Bitts). Os custos das obras foram orçados e estão em torno de R$ 190 mil.

EPIs EM PINHEIRO
Nesta semana, o prefeito Zé Antônio entregou para o titular da Secretaria de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado, Thiago Araújo, o montante de 3.150 máscaras descartáveis e 110 máscaras N95 de uso exclusivo dos servidores da área para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Já nos próximos dias deve chegar mais 2,5 mil pares de luvas tamanho P, 2,5 mil pares de luvas tamanho M, mil pares de luvas tamanho G e 1,2 mil aventais descartáveis. A aquisição de todo o material se deu graças ao repasse de verbas por parte do fórum local, representado pelo juiz substituto Igor Hamade, e são oriundas do pagamento de penas pecuniárias e benefícios propostos pelo Ministério Público, como suspensão condicional do processo e transação penal.

CONTAINERS EM HULHA

Conforme já anunciado pelo TP na semana passada, Hulha Negra está adquirindo containeres para transformar em vestiários para o campo de futebol 11 e banheiros públicos para o largo da biblioteca Nóris Paiva. No final da semana passada, a estrutura des­tinada para vestiário já chegou no município. Segundo o vice-prefeito Igor Canto, “as estruturas são anseios da comunidade, pois antes da pandemia do novo coronavírus, a cada jogo, havia reclamação pela falta de um local adequado para os jogadores trocarem de roupas. Quanto aos banheiros, a cada evento e mesmo no dia a dia, quem reside no interior enfrenta dificuldade de encontrar sanitários dispo­níveis”, explica.

EMENDA EM HULHA
O TP recebeu uma nota informativa do vereador Marcus Leitzke (PDT), onde o coordenador da Bancada Gaúcha no Con­gresso Nacional, deputado federal Giovani Cherini (PR), comunica uma emenda parlamentar para Hulha Negra no valor de R$ 100 mil. O recurso seria para enfrentamento da Covid-19 com a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), recursos esses que serão repassados pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS). Por se tratar de destino emergencial, o recurso deverá ser liberado em breve.

Comentários do Facebook