Papo de Redação 16/04/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

FILIAÇÃO EM CANDIOTA 1
Não há dúvidas que a confirmação do ex­-prefeito Luiz Carlos Folador no MDB mexeu com os meios políticos, não só de Candiota, mas da região. Durante o ato realizado na noite da última sexta-feira (12), era perceptível a euforia dos emedebistas com a mais nova aquisição. Também ficou evidente o respeito e a sintonia entre o também ex-prefeito Odilo Dal Molin e Folador (foto).

FILIAÇÃO EM CANDIOTA 2
A presença do vereador e presidente do PSDB de Candiota na mesa do evento, Dinossane Pech, cha­ma a atenção, já que o ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo, disse, em entrevista ao TP, que se o partido quiser, ele será candidato pela terceira vez em 2020. O vereador Dino, que é um dos nomes cotados para ser vice de Folador – caso haja uma aliança entre as siglas, disse que estava ali no ato de filiação do ex­-prefeito para reforçar a Frente de Oposição formada na Câmara de Vereadores. “Vim para fortalecermos este processo”, disse, não escondendo sua preferência que MDB e PSDB governem juntos o município. Dino ainda lembrou que foi secretário de Saúde durante um período, quando Folador foi prefeito. “Com o PSDB e o MDB, Candiota vai voltar a crescer”, disse. Durante seu discurso, Folador agradeceu carinhosamente a presença de Dino e outros membros tucanos.

FILIAÇÃO EM CANDIOTA 3
Uma ausência sentida durante a filiação de Folador ao MDB foi a da vereadora Andréia Rangel. Cotada anteriormente para ser vice numa chapa en­cabeçada por Betiollo, há quem diga que Andréia não está nada contente com a forma como foi conduzida a entrada de Folador ao partido.

PT DE CANDIOTA
No sábado (13), o PT candiotense esteve reunido no CTG Luiz Chirivino, quando realizou um Seminário de Formação. Coordenado por lideranças do município, no encontro foi debatido, entre outras temas, a ligação do PT e a administração. Também e debateu os 100 dias dos governos Bolsonaro e Eduardo Leite, a reforma da Previdência, privatizações e conjuntura internacional.

PSOL EM CANDIOTA
No próximo dia 1º de maio, estará sendo fun­dado em Candiota o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O evento, liderado pelo eletricitário José Gior­dani Dorneles, o Pimenta, será na sede da Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO), a partir das 18h. Conforme ele, a ato de composição da comissão provisória do partido na Capital Nacional do Carvão é aberto ao público. Pimenta está tentando confirmar a presença da deputada federal Fernanda Melchionna no evento.

CRVA EM CANDIOTA E PINHEIRO
No processo de abertura de postos avançados de Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) em Candiota e Pinheiro Machado, um interessado em cada município foi aceito pelo Departamento de Trânsito do RS (Detran-RS), conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta-feira (11). Agora são necessários os trâmites burocráticos para a efetivação, dentre eles a apresentação de documentação. Candiota, desde janeiro de 2016 não possui mais o serviço.

EDUCAÇÃO EM PINHEIRO
Falando em crise em Pinheiro Machado, a co­luna conversou com um especialista em Educação, que entende que a cidade possuir três escolas municipais na sede do município, num raio menor que 10km. Para esse especialista, daria para diminuir ao menos uma dessas estruturas (ele cogita até deixar apenas uma). Segundo o especialista, que prefere não se identifi­car, além de diminuir de forma evidente os custos, se melhoraria a qualidade do ensino. “Claro que talvez o governo atual nem cogite fazer isso, porque supos­tamente sofreria desgaste político, entretanto seria o correto a fazer e em certo momento algum prefeito terá de fazê-lo, assim como acertadamente o atual fez com a escola do Passo do Machado. A realidade mudou e hoje há uma facilidade imensa de transportar os alunos, ainda mais que Pinheiro Machado, do ponto de visto urbano, não possui grandes distâncias”, analisa.

PÁSCOA DO BEM EM HULHA
A Páscoa, além de lembrar do tradicional chocolate e ovo de Páscoa, é uma data que pode ser voltada para a solidariedade. Com este propósito, alunos, professores e direção da escola 15 de Junho de Hulha Negra, estão promovendo a Páscoa do Bem, com o objetivo de relembrar o verdadeiro significado da data. Foi realizado pelo grupo, uma arrecadação de alimentos que serão entregues a famílias carentes da comunidade.

SIM DE HULHA COMO REFERÊNCIA
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Hulha Negra recebeu a visita da Secretaria de Desen­volvimento Econômico de Aceguá, através do diretor administrativo Bruno Paulino e do médico veterinário Douglas Fischer para verificar a forma de operacionali­zação do SIM de Hulha Negra, tais como leis, decretos, trâmites de trabalho realizados no município, para que sirva como exemplo para aplicação e implantação do Serviço em Aceguá. Eles foram recepcionados pelo médico veterinário e fiscal do SIM de Hulha Negra, Marcus Leitzke, que destacou a importância dessa visita pelo fato do município ter sido o primeiro a chegar ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) na região, servindo como exemplo de trabalho sério aos demais municípios da região.

PARCERIA PARA HULHA
O fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Hulha Negra, Marcus Leitzke, e a extensio­nista rural da Emater, Carmem Cárceres, participaram de reuniões no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e na Univer­sidade Federal do Pampa (Unipampa) em Bagé. Os encontros tiveram por objetivo a busca de parceria para qualificação dos processos de produção de pa­nificação, doces e conservas, laticínios, entre outros. Conforme Leitzke, a parceria é interessante não só para as agroindústrias, mas para empreendedores. “É uma forma de qualificar, uma oportunidade em que a Prefeitura, juntamente com a Emater e os cursos, dispõe de trazer qualificação – tanto para as agroin­dústrias, como para os estabelecimentos da sede do município. Boas práticas e processo tecnológico são muito importantes”.

Comentários do Facebook