Papo de Redação – 16/Jul/2016

CONVITE A MUJICA
O senador Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, estará em Bagé no mês de novembro para receber o primeiro título de Doutor Honoris Causa distribuído pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Mujica recebeu, na tarde desta quinta-feira, 14, em seu gabinete no Senado uruguaio, os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, e Adão Vilaverde (PT), que foram entregar, em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, o convite. A proposta foi aprovada pelo Conselho Superior Universitário no último dia 22 de março, Os parlamentares aproveitaram a ocasião para também abordarem a conjuntura política brasileira, uruguaia e latino-americana.

DENÚNCIA E PINHEIRO
Uma denúncia anônima feita a diversos órgãos, como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aponta possíveis irregularidades na lotação de funcionários da Secretaria de Obras de Pinheiro Machado, o chamado desvio de função, ou seja, ser concursado para um cargo e exercer outra função completamente distinta. O caso repercutiu na Câmara de Vereadores, quando os vereadores Edison Molina e Renato Rodrigues (ambos do PSDB), assinalaram que estão sendo acusados de terem sido eles os denunciantes, somente pelo fato de eles terem realizado uma visita recente no Parque Rodoviário e terem exposto o estado, segundo eles, de sucateamento do maquinário municipal. Os vereadores negaram com veemência a possibilidade de terem sido eles os autores da denúncia de agora e disseram que pretendem tomar medidas contra quem está espalhando o boato. “Isso é coisa de gente que quer nos prejudicar politicamente. Eu não sou homem de fazer denúncia anônima. Quando faço assino embaixo”, disse.

ALÔ PINHEIRO MACHADO 1
Dia desses, um post no Facebook feito pelo médico pinheirense Ruy Celso Ratto, chamou a atenção da coluna e tinha como título Alô Pinheiro Machado, referindo-se ao atendimento de saúde pública na cidade. “Aqui não tem essa história de o lugar não é o apropriado, aqui não é um posto de consulta’. Aqui a gente pega o telefone e fala: Lisa, preciso de umas enzimas. E ela deixa a comida no prato, a sua mãe e o seu pai de visita, e vai fazer o exame. Aqui eu ligo, alô Medina, alô Cristiano (médicos da cidade, pai e filho), tenho uma parturiente que precisa de um ultrassom e de uma avaliação e eles deixam o churrasco, o futebol e fazem o exame, e, a maioria das vezes, de graça, não é paciente particular, é o nosso velho conhecido SUS”.

ALÔ PINHEIRO MACHADO 2
E o experiente médico continua. “Aqui eu canso telefonando: alô Quênia, alô Débora, alô Daniele, alô Mateus, alô Rosane, alô Evanir, alô Carmen, Fernanda, Sônia, alô Marcela, alô Renata, Jeferson, Márcio, Leandro, Joener, alô Juliana, me manda o raio X pelo watsapp. Alô Clenilda me faz um eletro de urgência. E, a maioria dessas pessoas ganham muito pouco e muitas vezes com o salário atrasado. E isso que fazemos é todo santo dia e toda santa noite. Alô Pinheiro Machado, com todas nossas carências, deficiências, nós temos pessoas maravilhosas que trabalham na Saúde. Perdão, não trabalham, doam-se na profissão que escolheram”.

PT DE HULHA 1
Vai ficando evidente cada vez mais a estratégia do grupo liderado pelo ex-secretário de Obras de Hulha Negra, Marino de Bortolli, que há tempo vem reunindo com o PTB da atual vice-prefeita Ester Köester. Os analistas de plantão hulhanegrenses afirmam que sua candidatura interna a prefeito é apenas jogo de cena e que o combinado, após derrubar Erone (para isso terá que enfrentar uma duríssima empreitada),é o PT ser vice de Ester. Há quem diga, que a articulação tem também algum tipo de influência do ex-prefeito Fernando Campani. O fato, já mais evidenciado que uma fratura exposta, é que o PT da cidade vive um impasse.

PT DE HULHA 2
A estratégia do grupo petista patrocinada pelo PTB, terá muitas dificuldades de prosperar, segundo os analistas. O embate entre PT e PTB em Bagé, por exemplo, é outro grande fator de desagregação entre as siglas. O que talvez poderia unir os partidos novamente na terra da Semana do Colono, seria o PT ter a cabeça de chapa com novamente o PTB na vice. Aliás, em conversa com a coluna, Marino bancou que o PT terá a cabeça. Porém, se sabe que isso é praticamente impossível, porque os petebistas nem por sonho imaginam Ester cedendo mais uma vez. Marino afirmou que a aliança teria acordo por duas eleições (2016 e 2020).

ERONE COMEMORA
Enquanto isso, Erone comemora a resolução de um problema histórico em Hulha Negra e que se constituía no principal nó estruturante a ser resolvido na cidade. Conhecida por não possuir um sistema hídrico de qualidade e confiável, inclusive baseado em poços artesianos que estão com suas vidas úteis contadas, Hulha Negra, com a parceria firmada com a Tractebel, encaminha com firmeza a solução, pelo menos para os próximos 20 anos. Aliás, este tema, que com certeza seria ponto alto na campanha eleitoral, passa a não necessitar mais de grandes embates, pois a solução está amarrada.

Comentários do Facebook