Papo de Redação 18/01/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

INQUÉRITO EM CANDIOTA
Uma onda de boatos em Candiota suscita que há uma investigação em curso na Delegacia de Polícia (DP) da cidade sobre casos de pedofilia – que é crime sexual contra menores de 14 anos. O jornal Tribuna do Pampa apurou junto à DP candiotense, quando de forma oficial foi garantido que não existe nenhum inquérito aberto ou até mesmo indícios de crimes de pedofilia sendo apurados no município.

É EM CANDIOTA
O ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), 52 anos, descartou esta semana em conversa com o TP, a possibilidade de se candidatar novamente na Terra da Ovelha. Ele confirma que trabalha mais uma vez para viabilizar uma terceira candidatura a prefeito de Candiota. Betiollo foi candidato em 2004 na Capital do Carvão, mas no último momento teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral porque não havia se desincompatibilizado como prefeito de Pinheiro Machado, tendo concorrido em seu lugar a esposa, Lucel Betiollo. Já em 2016, foi efetivamente candidato, tendo ficado em segundo lugar com pouco por mais de 1,9 mil votos.

MDB DE CANDIOTA 1
O partido se prepara para eleger uma nova direção no meio deste ano. Até lá será presidido por Kátia Reis, que era a vice-presidente até a renúncia e desfiliação na última semana do então presidente João Domingos Rodrigues, o Balaio. O incidente apenas antecipou e escancarou uma disputa interna pelo controle partidário. O ex-prefeito Odilo Dal Molin segue sendo a maior liderança emedebista local. O ex-vereador e ex-candidato a prefeito por duas vezes Gildo Feijó vem logo abaixo na hierarquia. Porém, com a ruptura, o vereador Fabrício Moraes, o Bibi (pivô do desentendimento), chancelado por Odilo, se fortalece interna e externamente, inclusive para pensar em vôos mais altos como uma candidatura a prefeito.

MDB DE CANDIOTA 2
Os emedebistas estiveram em 2017 muito próximos de fazerem parte do governo do prefeito Adriano dos Santos (PT). Dizem que a pedida do partido foi muito alta e por isso não houve acordo. Na época, Balaio, então presidente da sigla, cuidou pessoalmente das negociações. Há quem diga, que novamente agora existem possibilidades do partido integrar o governo petista, entretanto o que se vê é um MDB muito mais próximo do tucano Betiollo do que qualquer outra coisa, apesar de haver resistências internas ao nome do ex-prefeito pinheirense.

VEREADORA EM CANDIOTA 1
Em conversa com a vereadora Andréia Rangel (MDB, foto), ela esclareceu que os motivos que a levaram renunciar ao cargo de segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara de Candiota de fato foram os mesmos que fizeram Balaio renunciar a presidência e se desfilar do partido. Contudo, Déia disse que sua renúncia foi decidida antes e comunicada ao presidente da Câmara Danilo Gonçalves, que segundo ela, não acatou uma indicação da Executiva do MDB para ocupar um cargo de diretoria na Câmara e sim nomeou a indicação pessoal do vereador Bibi. A parlamentar disse ainda que aconselhou Balaio a não deixar o partido e sim apenas renunciar ao cargo de presidente.

VEREADORA EM CANDIOTA 2
A renúncia de Déia traz outras consequências, como por exemplo, na composição da Mesa Diretora de 2020. “Eles terão que esperar agora até dezembro para saber qual será meu voto e minha posição na eleição da nova mesa”, disse. Com a declaração, não é mais possível afirmar que o vereador Dinossane Pech (PSDB) será o próximo presidente, como se projetava. Até mesmo Déia, se acordar com o PT e o PDT, pode ser novamente presidente no ano que vem – utilizando a mesma estratégia que levou Danilo a presidência este ano e proporcionando nova reviravolta. São muitas emoções!

CARNAVAL DE CANDIOTA
Está marcada para esta sexta-feira (18), a primeira reunião entre a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude com os representantes dos blocos carnavalescos de Candiota ou pessoas que tenham interesse em montar um novo. Na oportunidade, será discutida a programação, bem como a data mais apropriada para a realização do evento. A reunião acontece a partir das 20h, no Centro de Eventos. Mais informações pelo (53) 2345-8020.

CARVÃO VEGETAL EM HULHA 1
O prefeito Renato Machado, acompanhado do secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, do secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide e do médico veterinário Roberto Dalpiva, visitou as instalações da empresa reflorestadora Sul Agroflorestal Ltda, localizada às margens da BR-153 e que dentre os ramos de atividades está a fabricação de carvão vegetal. O Executivo foi recepcionado pelo responsável da unidade, Afranio Doglia, que visitou o gabinete do prefeito Renato Machado, na semana passada.

CARVÃO VEGETAL EM HULHA 2
A empresa, que produz o carvão da marca própria Lidera e abastece o mercado local e do Uruguai, emprega pessoas de Bagé, Candiota e Hulha Negra. Com o foco na exportação, a empresa vai enviar o carvão para os mercados europeu, asiático e americano. A reflorestadora foi criada em 2007, sendo que em Candiota ocorreu o plantio da primeira área no projeto no sistema agrosilvopastorial, com 215 hectares de eucalipto na Estância da Ronda.

SECRETÁRIOS EM HULHA
A equipe de secretários no governo do prefeito Renato Machado já sofreu alterações e, segundo informações, sofrerá novamente. A Secretaria de Saúde, que no início do governo era comandada pelo pastor Volney Coelho Jorge e atualmente tem a frente o vice-prefeito Igor Canto, passará novamente por mudanças. Igor confirmou ao TP a saída da pasta, assim como o retorno do pastor Volney, que havia deixado o cargo por motivos pessoais. Ao assumir a Saúde, Canto havia informado que seria atuante, e sempre que houvesse necessidade, assumiria alguma secretaria ou departamento, bem como iria auxiliar na busca por melhorias. Ele disse que agora pretende se dedicar mais as áreas de cultura e esportiva.

FÉRIAS EM HULHA
A Secretaria de Agropecuária, durante um período, também estará com outra pessoa a frente. Enquanto está de férias, o secretário Luis Fernando de Lima é substituído pelo funcionário efetivo do quadro da Prefeitura, Volnei Manfron, que já possui experiência na área, inclusive por já ter sido secretário no governo anterior.

CONVÊNIO EM CANDIOTA
Nesta quinta-feira (17), o prefeito em exercício, Gil Deison Lopes, assinou o convênio com a Associação dos Estudantes de Candiota (Aescan), que determina um aumento de 20% do repasse para a associação, que passa a receber R$ 18 mil mensais. Na oportunidade, o presidente da Aescan declarou que o subsídio é muito importante, pois as divisões vinham dando um valor alto. “Temos muitos estudantes pais e mães de família que destinam o dinheiro para poder se locomover até o local de estudo. Com certeza, toda diminuição de gastos vem a contribuir para os associados”, falou.

Comentários do Facebook