Papo de Redação 18/SET/2020

INDEFINIÇÃO EM PINHEIRO

Quando se imaginava que estaria tudo resolvido em termos de quadro eleitoral em Pinheiro Machado, veio uma nova surpresa, a desistência do vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) em concorrer a prefeito. Na noite desta quinta mesmo foi selado o futuro pinheirense, que segue com três candidaturas.

RONALDO EM PINHEIRO 1

Ronaldo Madruga informou em primeira mão ao TP sobre sua desistência, dizendo que vai concorrer novamente à reeleição para vereador. Ele havia sido homologado pelas convenções do seu partido, do MDB e do PSB. O fato representa uma reviravolta política na cidade que atravessa a maior crise financeira de sua história. A surpreendente decisão, segundo ele, foi tomada após ter ouvido os apelos de suas bases, da sua família e apoiadores políticos, que lhe pediram pela desistência. O jornal insistiu sobre um motivo mais forte para uma decisão tão drástica, mas Ronaldo respondeu que o motivo é mesmo esse, qual seja, respeitar o pedido das suas bases. “Estou seguindo a orientação deles e vou concorrer novamente a vereador”, resumiu. Nos bastidores se fala numa questão ligada à sua saúde, mas Ronaldo não confirmou ao jornal.

RONALDO EM PINHEIRO 2

O agora ex-candidato a prefeito disse que ainda estava em dúvida sobre a candidatura a prefeito, tanto que a ata de convenção do Progressistas – partido que ele mesmo preside, ficou em aberta sobre as candidaturas a vereadores. “Agradeço imensamente o carinho que recebi das pessoas e dos partidos nestes dias. Fiquei realmente emocionado. Quem sabe um dia possa concorrer a tão importante cargo”, disse.

ERRAMOS EM CANDIOTA

Na última edição impressa, erramos ao não mencionar a pré-candidatura do PSOL para prefeito e vice-prefeito em Candiota. No mesmo dia, o reparo foi feito no site do jornal e em nossas redes sociais.

DISPUTA EM CANDIOTA

A Capital Nacional do Carvão vai ter um cenário com três candidaturas a prefeito. Duas delas com força partidária e coligações – a do atual prefeito Adriano dos Santos (PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB) e a do ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB, PSDB e Progressistas). Estreante nas eleições candiotenses, o recém fundado PSOL vem com o jovem eletricitário José Giordâni da Silva Dorneles, o Pimenta. A polarização entre o atual e o ex-prefeito é inevitável, porém o PSOL muito provavelmente deverá ter uma postura de franco atirador e sem assuntos tabus durante a campanha eleitoral.

SEM MULHERES

Ainda há um longo caminho a ser percorrido para o avanço da participação feminina na política brasileira. Basta ver a dificulda­de que os partidos encontram em preencher o mínimo de 30% de candidaturas femininas. Na região, infelizmente, não teremos nestas eleições, nenhuma candidata à prefeita.

LUTO EM CANDIOTA 1

A Capital Nacional do Car­vão perdeu nesta quarta-feira vão (16), uma de suas moradoras mais antigas, Flora Malaguez, chamada carinhosamente pela comunidade simplesmen­te de dona Florinha. Moradora desde a década de 1960 na Vila Residencial, dona Flo­rinha e o marido Francisco Malaguez, o seu Chiquinho Sovela (já falecido), tiveram uma vida difícil logo no come­ço. O casal se virava como podia para sustentar a família, até ela conseguir uma vaga de faxineira na escola Jerônimo Mércio da Silveira e ele de pedreiro na Usina de Candiota, que na época pertencia à CEEE. Mais tarde, dona Florinha virou merendeira da escola, marcando a memória afetiva e o paladar de várias gerações de estudantes, que até hoje lembram das delícias que preparava a cada recreio. Também, dona Florinha era tradicionalista, sócia e frequentadora assídua do CTG Candeeiro do Pago.

LUTO EM CANDIOTA 2

Amante da leitura, a candiotense de coração foi uma das primeiras assinantes do saudoso jornal A 1ª FOLHA e também agora era assinante de carteirinha do Tribuna do Pampa. Mãe de quatro filhos – Alice, Delvair (Capitão), Vilmar (Kisuco) e Sônia (já falecida), ela ainda ajudou a criar e educar outros tantos. Em 2018 foi homenageada pelo Rotary Club de Candiota (foto) durante um jantar da entidade, justamente pelos relevantes serviços prestados à comunidade candiotense. Ela faleceu em Bagé aos 79 anos (no próximo dia 21 de outubro faria 80) e foi sepultada na noite desta quarta no Cemitério da Santa Casa. Além dos filhos, ela deixa sete netos e cinco bisnetos.

GALVÃO EM CANDIOTA

A presença do maior narrador esportivo em atividade no Brasil, Galvão Bueno, em Candiota, já não é mais novidade. Aliás, Galvão há quase duas décadas possui propriedades rurais na re­gião. Na pandemia, ele tem alternado sua estadia na sua casa em Londrina (PR) e na Bella Vista State (Bueno Wines), em Candiota, às margens da BR-293. Nesta semana, Galvão postou em suas redes sociais, uma foto, de bota, bombacha e boina, ao lado de um novo painel instalado na propriedade candiotense (foto). “Muito trabalho por aqui na BellaVista Estate, sede da Bueno Wines, preparando as novidades!!!”, escreveu. Dia desses, ele gravou um vídeo assando uma bela picanha.

HOMEM-ARANHA EM PEDRAS?

Uma postagem nas redes sociais já está deixando a comunidade curiosa. Homem-aranha em Pedras Altas? Sim! Segundo apurado pelo TP, o personagem, já conhecido na cidade de Bagé, foi até a Cidade do Castelo verificar algumas necessidades para uma ação social. Para não causar  proble­mas ou até certo medo na população, o “super­-herói” comunicou Bri­gada Militar de Pedras Altas, que já manifestou apoio. Pelo visto, mais uma ação do bem neste período da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

PAVIMENTAÇÃO URBANA EM PEDRAS

Está em pleno andamento a obra de pavimentação das ruas do bairro João de Barro, em Pedras Altas. Segundo repassado ao TP , mais de duas quadras já foram concluídas pela empresa vencedora da licitação, Global Engenharia Eireli. A pavimentação está sendo realizada com blocos de concreto intertravados e irá beneficiar 75 famílias. A obra, orçada em mais de R$ 933 mil, será custeada por meio do Finisa e deverá melhorar a vida da comunidade, com um bairro mais salubre.

Comentários do Facebook