Papo de Redação – 18/Jun/2016

Papo de Redação_Zé e CabralENCONTRO EM PINHEIRO
Os já definidos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da frente de oposição em Pinheiro Machado, o ex-prefeito José Antônio Duarte Rosa, o Zé Antônio (PDT), e o ex-vereador Jackson Cabral (PSDB), se encontraram na manhã desta quinta-feira, 16, quando conversaram mais demoradamente sobre a nova conjuntura e os próximos passos a serem tomados (foto). A previsão para o lançamento oficial dos pré-candidatos é para o final deste mês de junho.

PESQUISA EM PINHEIRO
Os dois pré-candidatos, assim como os dirigentes do PSDB, PDT e PMDB, que formam a frente oposicionista, estão evitando falar oficialmente em pesquisa eleitoral. Perguntado pelo TP, Jackson Cabral, que é também o presidente do PSDB, afirmou que esta é uma questão interna. Ele não chegou a negar que uma pesquisa foi realizada, bem como, não confirmou, porém ressalvou que todos os procedimentos para a escolha dos pré-candidatos foram feitos para consumo interno dos partidos envolvidos.

CONCURSO EM PINHEIRO
Usando a tribuna da câmara, o vereador Rogério Moura (PSB) novamente cobrou esta semana o presidente Geovane Teixeira (PSDB) sobre a realização do concurso público no Legislativo. Desta vez, Geovane não respondeu ao questionamento. “O senhor me desculpe, mas preciso fazer esta cobrança”, alfinetou Rogério, sob o silêncio do presidente.

POLÍTICA EM HULHA 1
Em entrevista concedida a uma rádio de Hulha Negra, o vereador André ‘Bexiga’ Araujo, que é dirigente do PTB local, confirmou a disposição da vice-prefeita Ester Köester (PTB) em concorrer a prefeitura da cidade nas eleições deste ano. Ela já havia concorrido no ano de 2004. Com as forças políticas praticamente acomodadas, os petebistas deverão apresentar (como em 2204 e 2008), uma chapa pura.Se ventila o nome do professor e ex-secretário de Educação Erni de Picolli, como sendo o pré-candidato a vice.

POLÍTICA EM HULHA 2
Também em entrevista radiofônica, o presidente do PDT hulhanegrense, Jaci Jacinto Coelho, o Titi, parece não ter agradado o PTB. Aliás, as duas siglas jamais se deram bem, tanto que a ferida permanece aberta desde que um grupo dissidente do PDT saiu para fundar o PTB na cidade há mais de uma década.

POLÍTICA EM HULHA 3
Entretanto, com o rompimento do PTB com o PT, os partidos haviam até se aproximado, na chamada aliança momentânea e tática. O PDT chegou até embarcar na onda de cassação do prefeito EroneLondero (PT), a qual colocaria no colo de Ester o poder da cidade. Contudo – e alguns pedetistas hoje até comemoraram o fato -, a Procuradoria Jurídica do município conseguiu barrar na Justiça a continuidade de uma Comissão Processante (CP), que ao cabo poderia cassar o prefeito. O quiproquó entre petebistas e pedetistas agora voltou à tona com força, tanto que membros do PTB já até falam em montar uma chapa de oposição, quando houver eleições na Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul), entidade esta presidida por Titi.

POLÍTICA EM HULHA 4
Assim, como a coluna já havia cravado em outras ocasiões, Hulha Negra poderá ter três candidaturas majoritárias nestas eleições: EroneLondero (PT), que vai a reeleição; Ester Köester (PTB), e a do ex-prefeito Renato Machado (PP). O PT deve coligar com o PSB, tendo a possibilidade da atual secretária de Saúde Maria Emília Canto Feijó ser a vice. PTB em voo solo como já dito e o PP com o PDT, que escolhe o nome que será o vice no próximo dia 26 de junho. Aguardemos!

EMBRAPA PECUÁRIA SUL
A Embrapa Pecuária Sul está completando 41 anos de atividades. Fundada em  Bagé no dia 13 de junho de 1975, a unidade de pesquisa da Embrapa se destaca por contribuir para a consolidação da pecuária nos campos sul-brasileiros, bem como, para o aumento da produtividade, qualidade e competividade do setor pecuário. Com uma ampla área de campos experimentais e 121 funcionários, sendo 33 pesquisadores, 20 analistas e 68 assistentes e técnicos, a Embrapa Pecuária Sul atua em diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento em bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura. Nessas quatro décadas, o Centro de Pesquisa tem buscado acompanhar de perto as necessidades do setor produtivo, no intuito de atender às demandas dos diferentes setores envolvidos com a pecuária.

PAGAMENTO EM CANDIOTA
No fechamento desta edição chegou a informação de que a empresa JR Pereira, que é responsável pela limpeza industrial da Usina de Candiota, depositou os salários do mês de maio aos seus cerca de 130 trabalhadores. Devido ao atraso, durante esta semana, um grupo de funcionários realizou um manifesto.

Comentários do Facebook