Papo de Redação 19/07/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PERTURBAÇÃO URBANA 1
Em Hulha Negra, o prefeito Renato Machado (Progressistas) editou um decreto no fim de 2018 e recentemente a fiscalização foi aumentada no sentido de efetivar os seus efeitos para se coibir a perturbação da ordem pública, especialmente em função do som alto.

PERTURBAÇÃO URBANA 2
O episódio do fim de semana no centro de Candiota, que por muito pouco não acabou em tra­gédia, demonstra que há necessidade urgente de se tomar medidas para harmonizar esta difícil relação de quem quer e precisa descansar e de quem está se divertindo. Não há dúvidas que o papel da Brigada Militar é fundamental neste sentido, mas um decreto ou legislação para o agir legal também é importante, como foi feito em Hulha Negra. Definitivamente, com violência não é que se resolve as coisas.

LEILÃO A-6
O ministro de Minas e Energia Bento Albuquer­que publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (16), por meio da portaria nº 283, a abertura do processo de consulta pública para as diretrizes a serem adotadas no Leilão de Energia Nova A-6, que acontece em outubro deste ano. De acordo com o texto, as contribuições para o aprimoramento do certame serão recebidas pelo Ministério até dia 26 de julho, e devem ser efetuadas através do portal do MME, que também disponibiliza o acesso a minuta, documentos e demais informações pertinentes. Dois projetos a carvão da região estão cadastrados para participar do certame – a UTE Ouro Negro, em Pedras Altas e a UTE Nova Seival, em Candiota.

FEIRANTES DE CANDIOTA
Quatro membros da Associação de Mulheres Feirantes de Candiota, estiveram representando o município com seus produtos na 26ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) – que é o maior evento de economia solidária da América Latina. A feira aconteceu de 11 a 14 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, no centro do Estado. Os produtos candiotenses, como pães, cucas, doces, pasteis, entre outros, fizeram sucesso no encontro que reuniu milhares de pessoas nos três dias. A ida da Associa­ção foi apoiada pela Prefeitura local, por intermédio da Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar. O ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edegar Pretto (PT), prestigiou a banca da Associação de Candiota (foto).

FEIJOADA EM CANDIOTA
O Rotary Club de Candiota Capital do Carvão já está divulgando tradicional Feijoada Beneficente – evento que atinge sua terceira edição este ano e é um sucesso antecipado. Em 2019, a Feijoada acontece no próximo dia 17 de agosto, no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária. O presidente do Rotary local, Fábio Rodrigues Oliveira veio pessoalmente ao TP para entregar o convite e solicitar o apoio do jornal, que também já é uma tradição. A noite especial, além da deliciosa comida, conta também com atrações musicais, como o grupo candiotense De Pouca Prosa e o pinheirense Raph e Banda.

REAJUSTE EM PINHEIRO
Nesta terça-feira (16), o vereador Sidinei Calderipe (PSB) chamou a atenção para, segundo ele, demora do Executivo em reenviar o projeto de lei (PL) que trata do reajuste salarial do funcionalismo. Os valores já completaram dois anos sem revisão para toda a categoria. Em contato com o secretário de Administração, Giovane Sampaio, o TP apurou que as alterações estão em andamento. “Estamos aguardan­do parecer da empresa de consultoria a respeito do período abrangido, do índice e da forma de concessão da revisão. Precisamos dessas informações para fazer um projeto sólido e que a revisão seja adequada ao que as categorias têm direito”, disse o titular da pasta. Segundo ele, a expectativa é que a resposta seja dada ainda nesta semana e que o projeto dê entrada na Câmara de Vereadores até a próxima sessão ordinária.

FINANCIAMENTO EM PINHEIRO
Ronaldo Madruga (Progressistas) e Fabrício Costa (PSB) utilizaram seus espaços de fala na última sessão da Câmara de Vereadores para criticar o projeto de financiamento para calçamento proposto por Mateus Garcia e Wilson Lucas (ambos do PDT). Na oportuni­dade, os vereadores atentaram para a atual situação financeira do município e que há outras prioridades. Segundo Fabrício, o projeto de calçamento junto ao Badesul descontará aproximadamente R$ 20 mil do ICMS arrecadado mensalmente. Já Ronaldo registrou que antecipar ICMS para pagamento de calçamento e pavimentação é inviável neste momento. Os alvos das críticas afirmaram que os projetos já estavam sendo trabalhados desde 2017 e que a medida é parte do plano do atual governo.

ESCLARECIMENTO EM PINHEIRO
A sessão desta terça-feira (16) na Câmara de Vereadores contou com quebra de protocolo para esclarecimento por parte do vice-prefeito e secretário de Educação, Jackson Cabral. O ocorrido se deu en­quanto o vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) solicitava, mais uma vez, informações em relação à adesão das escolas do município ao projeto Coração Saudável – onde os alunos passariam por exames visando à prevenção e diagnóstico precoce de doen­ças. Nesse momento, Cabral pediu licença para se manifestar e garantiu que a proposta foi repassada para os próprios educandários e que seus gestores ficariam com a responsabilidade do agendamento. Ainda segundo o vice-prefeito, alunos da escola de educação infantil Tânia Cardoso foram os primeiros a realizar os testes.

DESENVOLVIMENTO PARA PINHEIRO 1
Durante a primeira agenda da Comissão Temporária Especial de Estudo e Divulgação das Possibilidades de Investimentos Econômicos relativos ao Microclima de Pinheiro Machado, os parlamenta­res voltaram com boas notícias da sede da Embrapa Clima Temperado em Pelotas. Ao que tudo indica, a tradicional empresa de chocolates Ferrero Rocher está de olho no Brasil para a produção de avelã e Pinheiro Machado, segundo os profissionais da área, é o local com mais potencial para isso. Já pensou?

DESENVOLVIMENTO PARA PINHEIRO 2
A comissão para divulgar as potencialidades do microclima pinheirense, presidida pelo vereador Fabrício Costa (PSB), já encaminhou mais uma pauta importante: uma audiência pública com representantes do curso de Meteorologia da UFPel e da Embrapa para o dia 6 de agosto. Seria interessante que nesse dia, além da comunidade em geral, os próprios empresários da cidade se fizessem presentes para ficar a par dos fatos. Uma das possibilidades com os recentes regis­tros das baixas temperaturas no município é alavancar o turismo. O comércio local precisa estar preparado e disposto a isso.

Comentários do Facebook