Papo de Redação 1º/10/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

NO ATAQUE EM BAGÉ
O prefeito afastado de Bagé, Divaldo Lara (PTB), em artigo publicado no jornal Folha do Sul nesta segunda-feira (30), opta por uma estratégia de ataque para se defender das acusações que pesam sobre ele em denúncias promovidas pelo Ministério Público. O prefeito torna a acusar o PT e assinala que a verdade será restabelecida.

CONSELHO TUTELAR 1
Entramos na semana final da campanha para escolhermos em todo o Brasil, os novos conselheiros tutelares dos mais de 5,3 mil municípios brasileiros. Criado juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar se reveste a cada dia de maior importância.

CONSELHO TUTELAR 2
São milhares de situações que se não fosse a pronta intervenção do Conselho Tutelar, crianças e adolescentes estariam em risco, sem falar nos casos que elas já estão passando por situações criminosas e abusivas, sendo acolhidas devidamente, além da punição aos adultos responsáveis pelas violações. Há ainda, muita falta de informação sobre o real papel do Conselho e dos Conselheiros. Muitos con­fundem, assim como fazem com o papel da escola, que o órgão deve fazer as vezes dos pais ou mesmo até dos órgãos de segurança pública.

CONSELHO TUTELAR 3
Assim, no próximo domingo (2), ir votar é um ato de amor e solidariedade. Que bom para quem nunca precisou do Conselho Tutelar, pois vive em situação estável economicamente e numa família sem desajustes. Porém o trabalho de proteção que o órgão faz é de fundamental importância, sendo seus operadores os conselheiros tutelares, que enfrentam um trabalho diário complexo, com situações muitas vezes de risco e que precisam ser fortes psicologi­camente para orientar, encaminhar soluções e em muitos casos pedir a punição dos culpados das violações. Pensa nisso, escolha e vote no próximo domingo.

CASTELO DE PEDRAS 1
O castelo de Pedras Altas, construído no início do século passado pelo ex-político, diplomata e agropecuarista gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, teve sua relevância histórica e cultura reconhecida pela Assembleia Legislativa gaúcha, que aprovou, na última semana, por unanimidade dos presentes, projeto de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). Segundo o parlamentar, a proposta visa dar visibilidade a um símbolo icônico da história e da política gaúcha. “O castelo tem valor ar­quitetônico, mas tem maior valor cultural e histórico, porque foi ali que aconteceram fatos fundamentais da história gaúcha”, explicou.

CASTELO DE PEDRAS 2
A propriedade de Assis Brasil, que se localiza na cidade de Pedras Altas, ainda se mantém como propriedade da família, mas já não está aberto a visitações públicas. “É uma pena a situação atual do Castelo”, lamenta Mainardi. “O estado precisa fazer alguma coisa para salvar essa preciosidade que temos. Queremos com este projeto, iniciar um movimento de resgate deste verdadeiro monumento que temos no Pampa”, disse. O deputado aguarda a sanção do governador para sugerir um conjunto de iniciativas para a recuperação do Castelo e o aproveitamento de suas dependências como destino turístico, histórico e cultural da região da Campanha.

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA
A audiência pública promovida pela Câmara de Candiota, que vai debater a obediência à legis­lação vigente que trata sobre a perturbação do sos­sego público, foi transferida do dia 26 de setembro para a próxima sexta-feira (4), às 18h30, no plenário do Legislativo, na Vila Operária.

AUDIÊNCIA EM HULHA
Segundo informações repassadas ao TP, há mobilizações, por parte de vereadores da Câmara de Hulha Negra, para a realização de audiências públicas. Entre as pautas, devem estar a questão dos animais nas ruas – que teve projeto arquivado ano passado –, e barulho em via pública devido a som alto ou em estabelecimentos comerciais. Isso se deve ao fato de pedidos feitos pela comunidade para que providências sejam tomadas em prol dos munícipes, bem como foi pedido, de que as audiên­cias ocorram em finais de semana para que todos possam participar.

VESTIBULAR DE VERÃO IFSUL
Foi publicado no Portal do IFSul o edital para o vestibular de Verão 2020. O campus Bagé oferta os cursos técnicos Integrados de Informática e Agrope­cuária, e os cursos superiores de Tecnologia em Ali­mentos e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É fundamental que os candidatos leiam o edital completo, dedicando especial atenção aos prazos a serem seguidos. As pré-inscrições vão até o dia 21 de outubro. Do dia 22 até o dia 31, então, é preciso que os candidatos confirmem suas inscri­ções. É preciso estar atento, porque sem essa etapa, não é possível realizar a prova, marcada para o dia 24 de novembro, para os cursos integrados, e 1º de dezembro, para os cursos superiores. As inscrições são online, no site processoseletivo.ifsul.edu.br. Os editais estão disponíveis no link http://processose­letivo.ifsul.edu.br/vestibular-de-verao-2020/editais

GUARDA-VIDAS TEMPORÁRIOS
Estão abertas até o dia 15 de outubro, no site do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), as inscrições para processo seletivo para guarda-vidas civis temporários para atuarem de novembro a abril de 2020, conforme necessidade do CBMRS. As inscrições podem ser feitas diretamente no site https://www.bombeiros.rs.gov.br – processos seletivos/guarda-vida civil temporário. Os seleciona­dos executarão funções relacionadas a atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados. O salário no período de treinamento é de R$ 2 mil e no período de contratação, R$ 2 mil além de acréscimo de 100% a título de risco de vida. Conforme instrução técnica, há teste em duas etapas: TAF e Duatlon (corrida na areia e natação), além de exames de saúde física e mental.

SALÁRIOS EM PINHEIRO
De acordo com a Secretaria da Fazenda de Pinheiro Machado, está confirmada para esta quarta-feira (2), a terceira parcela do pagamento dos funcionários públicos municipais, referente ao mês de julho de 2019, para ativos, inativos e pensionistas que ainda têm valores para receber.

Comentários do Facebook