Papo de Redação 20/09/2019

SF ESTENDIDA EM CANDIOTA 1
O secretário de Cultura de Candiota, Sérgio Marques e a coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Azambuja, conversaram com a coluna nesta quinta-feira (19), explicando a decisão dos festejos farroupilhas serem estendidos até o dia 22 na cidade. Segundo eles, toda a construção da programação, inclusive o fato de Candiota sediar a busca da Chama Crioula para os municípios da 18ª Região Tradicionalista, foi de forma coletiva com todas as entidades tradicionalistas do município. “Todas as reuniões, sempre, invariavelmente, tinha o patrão/ patroa ou um representante do CTG ou PTG”, assinala Júlia.

SF ESTENDIDA EM CANDIOTA 2
Neste sentido, as entidades decidiram coletiva e democraticamente, que as apresentações de invernadas artísticas, que sempre aconteciam no dia 20 de setembro, sejam no sábado (21). O Dia do Gaúcho ficou reservado para o desfile de cavaleiros e shows. Conforme Júlia, havia a possibilidade de se fazer um Acampamento Farroupilha no entorno da praça nos dias 20, 21 e 22, porém as entidades, também conjuntamente, segundo ela, não avançaram neste debate e assim, a atividade este ano não será realizada. “Talvez para 2020 consigamos evoluir para que isso ocorra”, concluiu Júlia.

PEREGRINAÇÃO PELA CGTEE PÚBLICA
Uma comitiva formada pela vereadora Fernanda Santos (PT) e pelos eletricitários Cristina Gonzales e Gabriel Trindade Leite, está peregrinando pela região em busca de apoio e convidando para uma audiência pública, que a Câmara de Candiota promove no próximo dia 27, em defesa da Eletrobrás CGTEE pública. O evento será às 18h, no Centro de Eventos, no centro de Candiota. Já foram convidados os prefeitos de Pedras Altas e Piratini (foto), Bebeto Perdomo (PSB), que é eletricitário do quadro da CEEE, e Vitor Ivan Gonçalves (PDT). Também já receberam convites as prefeituras de Herval, Rio Grande e Pelotas. O evento é promovido pela Câmara, mas tem apoio da Prefeitura de Candiota, Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do RS (Sintec-RS), Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), Sindicato dos Mineiros de Candiota, Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) e Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS).

CONCURSO EM BAGÉ 1
O governo de Bagé anunciou na terça-feira (17), que a Educação é uma das áreas que mais será contemplada no concurso público, cujo edital deverá ser lançado em outubro. Há previsão de que 30 vagas serão disponibilizadas, com funções que vão desde o nível 1 (sem exigência de qualificação específica ou grau de instrução) até nível 5 (superior completo). O concurso busca suprir os cargos para atendente de berçário, orientador educacional, pedagogo, secretário de escola e merendeira. Os professores terão o maior número de vagas, com mais de 20 especialidades diferentes, dentre as quais educação física, história, matemática e português.

CONCURSO EM BAGÉ 2
O investimento para a execução do certame é de mais de R$ 200 mil e deve efetivar 130 novos servidores no geral. As provas estão previstas para novembro e os aprovados devem ser chamados em janeiro de 2020. Para alguns cargos será exigido, além da prova objetiva, prova prática, física e avaliação psicológica, como é o caso da vaga para a função de guarda municipal, já que existe uma legislação específica do cargo que prevê esta exigência.

ELEIÇÃO EM BAGÉ
Fica cada vez mais evidente que o atual prefeito Divaldo Lara (PTB) e o ex-prefeito por oito anos da cidade, agora deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, é que farão o embate eleitoral em 2020 para ver quem comandará o paço municipal bageense a partir de janeiro de 2021.

PREMIAÇÃO EM PINHEIRO
A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado premia, nesta sexta-feira (20), os destaques do desfile de cavaleiros. Os troféus serão entregues no CCTG Lila Alves, a partir das 0h30. Neste ano, a comissão julgadora é composta pelos tradicionalistas Jeferson Rodrigues, Magda Afonso e Rita de Cássia Sampaio.

PEÇAS EM PINHEIRO 1
Durante a sessão ordinária desta semana, em Pinheiro Machado, o vereador Fabrício Costa (PSB) lembrou de um dos pontos levantados por Jaime Lucas (MDB) em denúncia sobre a compra de um exagerado número de portas pela Secretaria de Obras ainda no ano de 2014. “O que não se pode esquecer ou deixar passar é a informação de que no almoxarifado, junto com as portas, também foram encontradas muitas peças e lâminas de máquinas que o município nem tem”, alertou.

PEÇAS EM PINHEIRO 2
Em conversa com o atual secretário de Obras, Danúbio Peres, o TP procurou entender do que se tratavam essas peças e em que condições estão. “São peças que nunca foram utilizadas, compradas há muito tempo, para máquinas que um dia o município fez uso. Estão todas em perfeitas condições e vamos analisar a possibilidade de se desfazer desse material para converter os recursos para algo que realmente estejamos precisando na Secretaria de Obras e viabilizar melhores serviços para a população”, esclareceu.

BRASPELL
O vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) informou na última sessão da Câmara de Pinheiro Machado, que o empresário Luiz Eduardo Batalha, proprietário da BrasPell aceitou o seu convite para ir até o Legislativo e apresentar o projeto de implantação de uma indústria de pellets no município. Ainda não há uma data definida. “Essa iniciativa é importante para que a comunidade se sinta próxima desse projeto que vai beneficiar muito Pinheiro e a região”, disse.

Comentários do Facebook