Papo de Redação 21/12/2018

FECHAMENTO

Nesta sexta-feira (21), circulamos a última edição de 2018, quando fazemos um pequeno recesso até o dia 2 de janeiro para que as baterias sejam recarregadas para 2019. Num esforço coletivo, conseguimos vencer mais um ano de circulação do TP impresso. Falamos coletivo, porque cada assinante, cada anunciante ou mesmo aquele que adquire eventualmente um exemplar nas bancas, nos ajuda de forma decisiva a seguir nossa missão de levarmos informação de qualidade e credibilidade a toda à região. Assim, fica aqui nosso agradecimento e que a parceria se repita e se fortaleça no ano que está por vir.

FEDERALIZAÇÃO DA MAC

O projeto de lei 7227/2017, que tramita na Câmara Federal alterando o Plano Viário Nacional (PVN) e que prevê a federalização e transforma a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) em via de ligação, foi aprovado na Comissão de Trans­portes. Agora aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Passada esta fase, o projeto vai a votação em plenário. A medida é um alento para a principal via de ligação e acesso a Candiota e que recentemente passou por seu maior investimento de reforma desde que foi construída pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no início da década de 1970.

AÇÕES EM CANDIOTA

O governo do prefeito Adriano dos Santos (PT) termina 2018 acelerado, com realizações importantes, senão vejamos: nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da sede do município (que abastece parte dos assentamentos), refor­mas e pinturas nas unidades de saúde, resgate da essência do Canto Moleque, filantropia da Fundação mantenedora do Pronto Atendimento 24h (antigo hospital), maior revitalização da história da MAC, conclusão da pavimentação de ruas na sede do município, praça e pavimentação em Seival, início da praça da João Emílio, entre outras ações. Em tempos de crise e quase nenhuma verba federal e estadual (repasses atrasados, inclusive), o governo candiotense consegue en­tregar obras e serviços. Outras obras devem sair do papel em 2019, sendo que a principal deve ser a conclusão ETA da Vila Operária, que irá abastecer também as comunidades de São Simão, João Emílio e Seival. Ainda, Adriano busca sensibilizar a Câmara a aprovar um financiamento de R$ 5 milhões.

ACERTO EM CANDIOTA

A informação que chega é que o futuro presidente da Câmara de Candiota, Danilo Gonçalves (PT) não poderá dar o exemplo de não nomear ao menos duas das três diretorias do Legislativo (Geral, Administrativa e Legislativa), porque a indicação dos cargos foi repartida entre os membros da nova mesa diretora. A informação de que todos os cargos ficariam com Danilo, ao que consta, não procede.

PROJETO EM CANDIOTA

De au­toria do vereador Fabrício Mora­es, o Bibi (MDB), o projeto de lei da Ficha Limpa Municipal foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Candiota. O pro­jeto, que deve ser sanciona­do pelo prefei­to Adriano dos Santos (PT), o transformando assim em lei, estende as regras da Lei Federal da Ficha Limpa aos cargos comissionados (CCs) e funções gratificadas (FGs) no âmbito da administração direta do município. Na justificativa, Bibi assinala que a inovação é obrigação dos Poderes Executivos e Legislativos, exigindo dos nomeados a comprovação que detêm as condições de exercícios da atividade, ou seja, que não pesam sobre eles nenhuma das causas de inelegibilidade. Pela ficha limpa, o indicado não pode ter condenação judicial dada por um colegiado de juízes, ou seja, em segunda instância.

DIRETORES EM PINHEIRO

O prefeito de Pinheiro Machado, Zé Antô­nio (PDT) disse à coluna que pretende nomear como diretoras as candidatas que estavam concorrendo para as direções das escolas municipais. Em todas as escolas havia apenas uma chapa. Entretanto, o prefeito disse que antes terá uma conversa com cada uma delas no sentido de evidenciar a política educacional do governo, sendo necessária uma afinidade e sintonia mínima.

DENÚNCIA EM PINHEIRO

Nesta terça-feira (18), mais uma vez a Câmara de Vereadores contou com sua lotação máxima. A expectativa era acompanhar a votação sobre a denúncia contra o prefeito Zé Antônio, apresentada pelo vereador Fabrício Costa (PSB), e que na semana passada já havia sido adiada diante do pedido de vistas do vereador Cabo Adão (PSDB). Desta vez, o pedido foi repetido, agora por Ronaldo Madruga (Progres­sistas), que disse não ter sido despachado para o seu gabi­nete o documento que trata do assunto. “Além disso, ainda existem divergências do rito a ser seguido para a votação da denúncia”, disse. Conforme explicou, alguns vereadores estão se baseando no regimento interno, enquanto devem ir pelo decreto onde o resultado se dará pela escolha da maioria simples.

TEMPORAL EM PEDRAS

A Cidade do Castelo também sofreu conseqüências com o temporal que atingiu a região na última segunda-feira (17). O município foi atingido por rajadas de ventos de mais de 100 km e diversos estragos foram constatados na rede de energia elétrica da CEEE, bem como no Túnel Verde José Garibaldi Friedrich que teve várias árvores caídas, além de residências destelhadas. As Secretarias Municipais estão unidas para a normalização das situações de risco.

NOVO PRESIDENTE EM PEDRAS

O vereador José Volnei Oliveira (PT) foi eleito na última segunda-feira (17) como o novo presidente da Câmara de Vereadores de Pedras Altas para o biênio 2019-2020.A chapa única foi eleita com seis votos favoráveis e três abs­tenções. Além de José Volnei (foto), fazem parte da nova mesa, o vice-presidente Marco Antônio Machado Costa (PT), – 1º secretário Daniel Moreira (MDB) e a 2ª secretária Nadia Padilha (PT). A posse será na próxima terça-feira (1º), na Câmara de Vereadores, sem horário definido ainda.

FUTEBOL SOLIDÁRIO EM HULHA NEGRA

O dia 26 de dezembro será voltado a duas práticas no município de Hulha Negra, a esportiva e a solidária. Para a data está agendado jogo das Estrelas, a partir das 20h30, no ginásio municipal. Na partida, irão se enfrentar uma equipe da rádio Hulha Negra FM e outra da Prefeitura Municipal. O evento esportivo será solidário porque para assistir a partida será cobrado 1kg de alimento não perecível, que posterior­mente, será entregue a Secretaria de Assistê

 

 

Comentários do Facebook