Papo de Redação 22/5/2018

Papo_prestação 500 dias500 DIAS EM CANDIOTA
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, acompanhado do vice-prefeito GIl Deison Pereira (foto), fez na manhã desta segunda-feira (21), na sede do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), a apresentação de um relatório dos 500 dias de governo. A ação foi dirigida ao funcionalismo municipal. Na ocasião também foi encaminhado o acordo de dissídio coletivo entre o Simca e a Prefeitura.

Papo_animaisANIMAIS EM CANDIOTA
Por iniciativa do gabinete do vereador João Roberto Costa (PT) e por um pedido da comunidade, um assunto nem pertinente foi debatido na última semana, um encontro (foto) com o prefeito Adriano dos Santos: o problema dos animais errantes no município, como cães e gatos. Na oportunidade foi formada uma comissão que irá elaborar sugestões de medidas a serem tomadas. “Foi um debate produtivo, onde foi possível fazermos encaminharmos importantes sobre este problema”, destacou o vereador.

ODILO
Há muito sem aparecer publicamente, o primeiro prefeito de Candiota, Odilo Dal Molin (MDB) fez questão de participar, mesmo que rapidamente, do ato de assinatura da Ordem de Início de Serviço (OIS) das obras estruturais da escola Jerônimo Mércio da Silveira. Odilo possui muita proximidade política com o deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil do RS, Fábio Branco.

WhatsApp Image 2018-05-17 at 10.35.25CRECHE EM HULHA
A quinta-feira (17) foi de atividades diferenciadas para os alunos da creche Tia Elaine Bastos, em Hulha Negra. Na data, o ginásio municipal serviu de palco para as atividades do Dia Mundial de Aprender Brincando. Na ocasião, diversas brincadeiras com cordas, balões, pneus e antigas de rodas foram realizadas com os alunos na área externa do ginásio, com integração de turmas e muita música.

WhatsApp Image 2018-05-17 at 13.31.24RESTAURAÇÃO EM PIRATINI
A restauração do prédio conhecido popularmente como a Casa de Garibaldi, em Piratini, ganhou nesta semana ilustrações que enaltecem a importância da preservação e a memória farroupilha. O banner que cobre a fechada do antigo prédio, apresenta desde a planta da Casa de Garibaldi, o modelo de recuperação da cobertura da fachada, além de relatar um pouco da história do herói farroupilha Giuseppe Garibaldi, bem como, a importância do jornal O Povo, impresso pelo jornalista italiano Luiggi Rossetti também nessa casa. A partir dos trabalhos de pesquisa e análise arquitetônica foram identificadas diversas patológicas que deixam a edificação subutilizada. Entre elas, mofo, salinização, infiltração diversas, presença de cupins, fendas e rachaduras nas paredes e forros. A obra está recebendo auxilio de instituições e organizações e tem previsão para conclusão em dez meses.

CONTAS EM PINHEIRO 1
O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) sobre as contas de 2011 da Prefeitura de Pinheiro Machado já está tramitando na Câmara de Vereadores desde o dia 14 de maio e fica à disposição da comunidade pelos próximos 60 dias a contar desta data. O parecer é desfavorável as contas do então prefeito Luiz Fernando Leivas, que naquele ano governou até o dia 10 de outubro, quando foi cassado pela Câmara de Vereadores sob a justificativa de não ter respondido as solicitações do Legislativo em tempo hábil. Em relação as contas de 11 de outubro até 31 de dezembro, respondidas pelo atual prefeito Zé Antônio, que na época era vice-prefeito e assumiu no lugar de Luiz Fernando, o parecer prévio é favorável.

CONTAS EM PINHEIRO 2
As contas de 2012, respondidas por Zé Antônio, também tiveram parecer desfavorável do TCE-RS, entretanto, em 2016, a Câmara pinheirense derrubou este parecer, abrindo caminho para que ele se elegesse prefeito nas eleições daquele ano e seja o chefe do Executivo agora. O julgamento de contas pelas câmaras de vereadores é político, que dependendo do resultado, apesar de haver controvérsias jurídicas neste sentido, pode fazer com que o demandado perca seus direitos políticos por oito anos. No ano passado, as contas de 2014 do então prefeito Felipe da Feira, apesar de parecer desfavorável do TCE-RS, também teve reversão no Legislativo, que contrariou a Corte de Contas.

Papo lixoFOGO NO CAMINHÃO DO LIXO
No último sábado (19), um dos caminhões que fazem o recolhimento do lixo em Candiota e Pinheiro Machado, pegou fogo. O sinistro aconteceu em Pinheiro Machado e ainda não se sabe se foi causado por restos de lareira, fogão à lenha ou ainda um aparelho eletrônico que tenha estourado no interior do compartimento que leva o lixo. O motorista conseguiu bascular o material incandescente num terreno baldio, evitando maiores prejuízos. Fica o alerta para a população no descarte deste tipo de resíduo.

Comentários do Facebook