Papo de Redação – 22/Set/2016

OSSOS DO OFÍCIO 1
O pessoal do TP estava preparado para fazer cobertura do encerramento da Semana Farroupilha. Como atua diretamente em quatro cidades, a logística nesses casos é complicada, porque a equipe é pequena, entretanto sempre há a ajuda de parceiros espalhados pela região, que garantem ao mínimo as fotografias. Estava tudo acertado, mas na tarde de terça-feira, 20, todo o planejamento veio abaixo com a violência ocorrida no centro de Candiota.

OSSOS DO OFÍCIO 2
Mesmo com a experiência de mais de 25 anos de atuação no jornalismo e já ter presenciado inúmeras tragédias, o editor do TP, João André Lehr declarou que é difícil num momento desses, distanciar o profissional da condição humana. De plantão naquele dia e escalado para fazer a cobertura da Semana Farroupilha, João André, assim como toda a comunidade, foi tomada pela surpresa da informação. “Somos preparados para enfrentar situações difíceis, mas nesses casos as coisas complicam, pois a história se passa com gente do nosso dia a dia, das nossas relações pessoais, além de você ver a tua comunidade desmoronar em choque diante dos seus olhos. Foi bastante doloroso trabalhar naquele dia, mas tivemos que cumprir mais uma vez a nossa missão de informar”, assinalou ele.

OSSOS DO OFÍCIO 3
Falando na missão de informar, o servidor que dá suporte ao portal do Tribuna do Pampa também não resistiu e se desligou várias vezes durante a tarde e noite de terça-feira, 20, logo após a publicação da tragédia, tirando a página do ar. O fluxo de acessos foi maior que o suportável e servidor foi derrubado, como se diz na gíria de informática. Os técnicos que dão suporte ao portal já estão providenciando ajustes para que isso não mais se repita, no que pedimos desculpas aos internautas e assinantes pelos transtornos.

PALAVRA DO PREFEITO
O prefeito Luiz Carlos Folador, que esteve auxiliando a família logo após as duas tragédias que o município viveu em menos de 48h, assinalou em seu perfil de Facebook, que Candiota está em luto. “O fim de algumas coisas são muito difíceis de aceitar, inclusive a morte de dois jovens. Quando a vida de pessoas amigas chega ao fim, o coração é invadido pelo luto e fica repleto de tristeza. Nossos mais sinceros sentimentos às famílias enlutadas de Deivid Brião e Arilson Dutra. Nosso município está em luto”, escreveu.

mac-papoOBRAS NA MAC 1
O trecho mais danificado da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), em Candiota, foi reparado na tarde da última segunda-feira, 19. Os mais de 100 metros em frente ao Posto do Nico, na entrada secundária à sede do município, estavam praticamente intransitáveis e os motoristas precisavam fazer malabarismos para cruzar no local. O segmento recebeu um asfalto novinho em folha. As obras foram viabilizadas numa parceria entre a prefeitura e a Engie UTE Pampa Sul.

OBRAS NA MAC 2
Os entendidos de plantão assinalam que o trecho em frente ao posto se agravou depois que foi aberta uma rua lateral de terra nas imediações. Segundo eles, após isso, toda a água da chuva do trecho em desnível está escorrendo para cima pista. Fica o alerta ao pessoal da Secretaria de Obras para verificar como está a drenagem no local. Senão, em pouco tempo, o asfalto voltará a ceder.

REUNIÃO PRÓ-CARVÃO
Está confirmada para esta quinta-feira, 22, às 14h, uma reunião convocada pela Associação Pró-Carvão (APC). O encontro tem por objetivo a mobilização das entidades e lideranças em torno da defesa do complexo termelétrico de Candiota (Usina da CGTEE e mina da CRM) como empresas públicas. As notícias de venda, por parte do governo federal, a partir de 2017 de uma mina de carvão pertencente a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), bem como, o embargo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) a Usina de Candiota, tem preocupado os defensores do carvão. A entidade, que é presidida por Wagner Pinto, que também preside o Sindicato dos Mineiros de Candiota, está convidando todas as forças vivas do município e da região para o encontro. A reunião será no salão de eventos do Sindicato dos Mineiros, no centro da cidade.

Comentários do Facebook