Papo de Redação 23/11/2018

LARA PRESIDE A AL EM 2019
O deputado estadual bageense Luis Augusto Lara (PTB, foto), que se reelegeu este ano para o seu quinto mandato consecutivo, irá presidir a Assembleia Legislativo do RS no ano de 2019. A indicação do nome de Lara, que tem o irmão Divaldo como prefeito de Bagé, foi em uma reunião realizada no final da manhã desta quarta-feira (22), que definiu os presidentes para os próximos quatro anos. O acordo tem a assinatura de 48 dos 55 deputados da próxima legislatura. Além de Lara em 2019, Ernani Polo (PP) preside a Casa em 2020, Gabriel Souza (MDB) em 2021 e em 2022, será a vez do petista Valdeci Oliveira. Este tipo de acordo é uma tradição o Parlamento gaúcho e leva em conta as quatro maiores bancadas, que indicam um deputado para um dos quatro anos. Havia uma pretensão de parte de integrantes de novas siglas em quebrar este tipo de acordo, porém a ideia não prosperou.

ERS-608
Por muito mais de uma vez o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB), mostrou empenho na busca pela retomada das obras da ERS-608, principal via de acesso ao município e que também é o principal meio de ligação com a BR-293 e o município de Pinheiro Machado. Conforme manifestou Bebeto, ele esteve na Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, em Pelotas, com engenheiro Jorge tratando mais uma vez sobre a situação de intrafegabilidade da ERS – 608. “Levamos nossa indignação em virtude da situação caótica da ERS. Esperamos que através da insistência e diálogo consigamos alguma coisa com relação a 608”, destacou o prefeito.

TURISMO EM HULHA
Informações extraoficiais nos corredores da Prefeitura de Hulha Negra dão conta da criação futura de um novo departamento, o de Turismo, que visa alavancar a atividade no município. Um dos nomes cogitados para responder pela área é o atual secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima, que acumularias as funções. Luis Fernando é um entusiasta do turismo no município e região. Ao que indica, essa é mais uma mudança positiva do ponto de vista administrativo, como foi a criação da Secretaria de Administração, desvinculando da Finanças.

EMPREGO NA REGIÃO
A Prestadora de Serviços Gaúcha (PSG) está disponibilizando novas vagas para operadores de Forwarder em Pinheiro Machado. Conforme divulgaram, é necessário ter experiência comprovada para, de imediato, aumentar o quadro da equipe. Interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (53) 99713-5462.

PROJETO EM PINHEIRO
Na terça-feira (20), durante sessão ordinária, além do polêmico projeto que previa suspender o vale-alimentação do funcionalismo, o Legislativo também decidiu o futuro das eleições para diretores e vices das escolas municipais. Por unanimidade, os parlamentares foram contrários ao PL que propunha a nomeação de ambos os cargos pelo próprio prefeito. Conforme justificou Renato Rodrigues (PSDB), a comunidade escolar tem o direito de fazer essa escolha. “Quem sabe o que é melhor para os nossos filhos somos nós que acompanhamos eles na escola e não o Executivo”, disse.

PROJETO EM PINHEIRO 2
Ainda durante a sessão, o Legislativo aprovou o projeto nº 33 que dispõe sobre a divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde. Aprovado por unanimidade, o proponente Fabrício Costa (PSB) falou sobre o projeto. “Isso facilitará a divulgação, mas principalmente a informação da previsão de chegada para os medicamentos que a comunidade tanto necessita”.

VALE EM PINHEIRO 1
O vereador Mateus Garcia (PDT), líder do governo na Câmara, foi o único voto favorável ao projeto nº 28 que visava a suspensão do vale-alimentação por tempo determinado. Segundo falou na sessão, ele pensou do mesmo modo que as 68 assinaturas recolhidas no abaixo-assinado. “Cobram que o Executivo tem que ter coragem para resolver a situação, mas essa Casa não entende. Não temos mais a arrecadação que tínhamos e agora é torcer para que haja uma luz no fim do túnel”, pontuou.

VALE EM PINHEIRO 2
Ao que tudo indica, o prefeito Zé Antônio em relação a defecção de sua base no projeto do vale-alimentação usará a máxima que a política adora uma traição, mas não tolera os traidores.

TRAGÉDIA EM PINHEIRO
Ainda durante a sessão, o vereador Cabo Adão (PSDB) lamentou mais um trágico acidente ocorrido do trevo de acesso a Pinheiro Machado. Conforme informou, há alguns meses, ele enviou documento ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e ainda não obteve resposta. “A ideia é fazer um apelo para que eles façam uma rótula ou algum outro meio para que os condutores diminuam a velocidade naquele trecho, de forma a alertar para os perigos e evitar mais tragédias como a que ocorreu no feriado”.

TREVO EM CANDIOTA
Falando em trevo, o vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB) esteve esta semana em Brasília e solicitou no Dnit novamente a colocação de uma lombada eletrônica no trevo de acesso a Candiota na BR-293.

DIA DE CAMPO EM CANDIOTA
O Escritório Municipal da Emater de Candiota e a Prefeitura realizam na próxima terça-feira (27), um Dia de Campo sobre o Programa Socioassistencial “Mais Mãos Que Alimentam o Saber”. O evento é na propriedade da família Hindersmann, no assentamento Nossa Senhora Aparecida. Segundo a extensionista e técnica social da Emater local, Hulda Alves, o programa implantado em 2013 tem por objetivo sensibilizar famílias rurais para implementação de hortas domésticas com intuito de melhoria na qualidade da alimentação e venda do excedente para o mercado, tais como Feira do Produtor, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), refeitórios, entre outros. Uma das metodologias propostas é um Dia de Campo, ocasião que são abordados temas técnicos na propriedade e resultados já alcançados.

REFORMA EM CANDIOTA
Serão abertas na próxima quarta-feira (28), às 9h, as propostas de empresas interessadas na reforma geral de uma sala de multiuso, substituição do forro, piso e paredes, execução de estrutura de concreto armado, instalação de esquadrias existentes e novas, execução de rede elétrica e instalação de luminárias e equipamentos, execução de reboco interno e externo, pintura geral das paredes e esquadrias, substituição das paredes de madeira da sala de recurso, reforma e instalação de piso podo-tátil na rampa e circulação de acesso principal na escola estadual Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota. As empresas interessadas podem retirar o edital na própria escola.

Comentários do Facebook