Papo de Redação 23/01/2018

RUA EM HULHA
Está em análise pelo Executivo de Hulha Negra, uma homenagem ao empresário já falecido Enzo Bernardi Bordignon, através do nome de uma rua da cidade. Um dos filhos de Enzo, Angelo, esteve recentemente conversando com o prefeito Renato Machado sobre o assunto. O empresário e sua família chegaram a Hulha Negra em 1977 (na época pertencente a Bagé ainda), quando prosperaram na atividade comercial e industrial (loja de material de construção e cerâmica). Ainda hoje a família possui imóveis no município e uma área de florestamento com cerca de 200 hectares.

G.E CANDIOTA FORA
O Grêmio Esportivo Candiota empatou em 2 a 2 com o Boca Juniors, de Alegrete, neste domingo (21), no estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, em Candiota, pelo Gauchão de Várzea. Com o resultado, o grená da Capital do Carvão se despediu da competição, pois após a derrota fora no primeiro jogo contra o São Sepé, só a vitória interessava.

CAMINHÓDROMOS EM CANDIOTA
Segundo nota da Prefeitura de Candiota, a equipe da Secretaria de Obras está realizando a manutenção nos caminhódromos do município. O caminhódromo da Cidade de Candiota já recebeu esta manutenção. Nesta segunda-feira (22) foi a vez do espaço na Vila Residencial (foto). “Em breve, conforme o cronograma da equipe, todos receberão limpeza e sua devida manutenção”, assinala a nota.

CORREIOS EM CANDIOTA 1
Candiota deve ser uma das únicas do Brasil, onde a agência central dos Correios fica localizada num bairro da cidade (no caso a Vila Operária e longe 10km do centro). A sede do município (Cidade de Candiota), onde está a Prefeitura, as agências bancárias, os principais comércios e a maior população urbana, ainda convive com um postinho heroicamente mantido pela Prefeitura (este tipo de serviço não é obrigação do município). Passou das 12h, Sedex, por exemplo, somente na Vila Operária. Sem falar que o principal núcleo urbano não possui entrega domiciliar de correspondências.

CORREIOS EM CANDIOTA 2
Esta anomalia se arrasta há anos e precisa urgente ser modificada. Isso gera custos e prejuízos diários à Prefeitura (que coloca recursos públicos para manter o postinho – aluguel, energia elétrica e funcionários), bem como, as empresas e aos cidadãos.

MST 1
Para reivindicar a efetivação da Reforma Agrária, no início da manhã da última sexta-feira (19), centenas de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas áreas do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Estas são as primeiras ocupações realizadas pelo MST no território gaúcho em 2018 e envolvem acampados de Candiota, São Gabriel, Santana do Livramento, Taquari e Eldorado do Sul.

MST 2
Uma das áreas ocupadas por 200 sem terra pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), nos fundos da Vila Operária, em Candiota (foto). Esta é a segunda vez que o Movimento ocupa o local desde 2014. O imóvel possui cerca de 300 hectares e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já manifestou interesse em comprá-lo para criar assentamento.
TURISMO NA REGIÃO 1
Está agendado para o dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, em Dom Pedrito, o 6º Encontro de Gestores de Turismo da Região do Pampa. O encontro será no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, através de uma realização da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) e Prefeitura de Dom Pedrito.

TURISMO NA REGIÃO 2
Na programação do evento realizado pela Apatur consta: 14h – recepção e inscrições; 14h15 – retrospectiva dos encontros de gestores do Pampa de 2017; 14h45 – “Os pré-requisitos para estar e continuar no mapa do Turismo do Brasil”; 15h30 – Assinatura do termo de adesão dos municípios do evento regional “Expo Pampa 2018”, a ser realizado em Bagé; 16h – reunião festiva de posse da nova diretoria da Apatur; 18h – encerramento.

SILOS EM PINHEIRO
O projeto de lei 03/2018, que prevê alterações na Lei Municipal 4.235/2015, que concedeu direito de uso real por 20 anos da chamada área dos silos junto a BR-293, em Pinheiro Machado, está gerando divergências entre os vereadores. Primeiro o projeto recebeu parecer pelo arquivamento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo vereador Cabo Adão (PSDB), que sustenta a contrariedade. Depois, em plenário já, o vereador Gilson Rodrigues (PT) pediu vistas ao projeto. Segundo o vereador Mateus Garcia (PDT), que defende o projeto, há previsão de investimento de R$ 1 milhão no local.

Comentários do Facebook