Papo de Redação 2/3/2018

RECURSOS PARA SAÚDE 1
O governo do Estado anunciou durante a assembleia anual da Famurs, a quitação do pagamento atrasado de repasses aos municípios de recursos referentes aos programas Saúde da Família, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Medicamentos Básicos.

RECURSOS PARA SAÚDE 2
Nos municípios, lideranças locais replicaram a notícia do pagamento, o que acabou gerando peleja nas redes sociais. Em Candiota, o bicho pegou!

RECURSOS PARA SAÚDE 3
O vereador candiotense Fabrício Moraes (MDB) postou uma foto com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, noticiando os recursos. A foto foi feita no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Já a vereadora licenciada e secretária de Planejamento do município, Fernanda Santos (PT) rebateu, também em postagem e de forma indireta (quase direta), dizendo que o município tinha garantido os recursos via judicial. Fabrício esclareceu após, também em rede social, que a garantia obtida por Candiota na Justiça não se refere aos pagamentos feitos agora e sim de que o Estado não mais atrase os próximos. Vários municípios entraram na Justiça.

RECURSOS PARA SAÚDE 4
Em entrevista à rádio Nativa FM de Piratini, o secretário municipal de Saúde, Diego Espindola, comentou a respeito do recurso, que para a Capital Farroupilha será de pouco mais de R$ 250 mil e que deve entrar nos cofres da Prefeitura nesta sexta-feira (2). O secretário lembrou que isso se refere a parcelas atrasadas.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 1
Indagado pela coluna sobre as conversas com o PDT, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), confirmou a possibilidade de aproximação, entretanto também não adiantou nada.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 2
Caso as negociações prosperem, o governo passaria a ter maioria na Câmara de Vereadores e a chamada Frente de Oposição, que tinha o PDT, ficaria somente com MDB e PSDB. O fato, em se concretizando, também anteciparia um pouco do desenho de 2020.

HORÁRIO EM CANDIOTA
O horário de expediente da Prefeitura de Candiota, após pressão, foi rearranjado no período da tarde. Até junho, quando o funcionalismo paga 15 minutos diários por conta dos pontos facultativos, o horário fica das 13h às 15h55. Após, será das 13h às 15h40. Antes era das 13h30 às 16h20. Pela manhã segue sendo das 8h às 11h56. O novo horário, segundo algumas reclamações já externadas publicamente, beneficia diretamente os funcionários que não moram em Candiota, pois para os locais, não daria tempo de irem para casa almoçar. Contudo, ainda assim, é preciso parabenizar a coragem do atual governo em implantar e manter os dois turnos.

LÓGICA EM CANDIOTA
Com muito custo, mas ainda timidamente, a lógica em Candiota vai se modificando. Sempre se fez de tudo para que as pessoas não morem na cidade. Teve um tempo em que se o funcionário da Prefeitura morasse no Japão e tivesse meios de chegar a tempo diariamente no serviço, o município teria que arcar com os custos. Ainda hoje há incentivos, porém em menor escala. Como já foi dito milhares de vezes por aqui, a pessoa pode morar onde ela quiser e desejar, porém não pode ser estimulada a isso, pois aí a cidade perde duas vezes: pagando os custos do incentivo e perdendo a oportunidade daquele salário ser gasto localmente.

VISITA EM PIRATINI
O vereador de Pelotas Marcus Cunha (PDT), que é pré-candidato a deputado estadual, cumpriu agenda na Primeira Capital Farroupilha na última quarta-feira (28). Na oportunidade, ele se reuniu com o prefeito Vitor Ivan, o Vitão (PDT) e lideranças locais. Ele pretende ser um representante da zona sul no parlamento gaúcho.

RECESSO EM PINHEIRO
A Câmara de Pinheiro Machado voltou do recesso neste dia 1º de março. A primeira sessão após a parada anual será na próxima terça-feira (6), às 18h.

GREVE EM PINHEIRO
O funcionalismo municipal de Pinheiro Machado decide em assembleia convocada pelo Sindicato dos Municipários (SiMPiM), nesta sexta-feira (2), às 18h, no Clube Filhos da Lua, se deflagra ou não uma greve. A categoria vem recebendo os salários com atraso e não tem sido pago o vale-alimentação. Em assembleia anterior, os presentes, por maioria, rejeitaram o pagamento em 10 parcelas do 13º salário de 2017. No último dia 16 de fevereiro, o prefeito Zé Antônio (PDT) assinou um decreto de calamidade financeira. Caso haja greve, a maior crise da história de Pinheiro Machado deve se agravar.

COOPERSUL
Apenas uma chapa foi registrada para as eleições da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul), que acontecem no próximo dia 25 de março. O ex-vice-prefeito de Hulha Negra, Jaci Jacinto Coelho (Titi), dessa forma, será reconduzido para mais quatro anos a frente da entidade. A cooperativa distribui energia elétrica para Aceguá e Hulha Negra, além de uma parte de Bagé e Candiota.

EMENDA PARA PEDRAS ALTAS
O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB), esteve em Brasília esta semana. Em visita ao gabinete do deputado federal Heitor Schuch (PSB), recebeu a notícia da primeira emenda individual no Orçamento Geral da União de 2019. O valor é de R$ 100 mil para a área da Saúde.

Comentários do Facebook