Papo de Redação 25/10/2019

ELEIÇÕES 2020 1
Ao que a coluna pode apurar, a aliança entre MDB e PSDB de Candiota para as eleições de 2020 está se solidificando a cada dia. Os dois partidos fazem parte do chamado Bloco de Oposição na Câmara de Vereadores. Uma chapa com os ex-prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) e de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) não deve prosperar, entretanto a união das siglas sim. O acerto pode ter repercussões em Pinheiro Machado.

ELEIÇÕES 2020 2
Por outro lado, o prefeito Adriano dos Santos deve buscar à reeleição com a mesma base de partidos que hoje o sustentam (PT, PTB, PSB, PDT e PCdoB). A tendência, inclusive, é a repetição da chapa, com Gil Deison Pereira (PTB) como candidato a vice-prefeito.

CRM 1
Há pouco mais de um mês, tomou posse o novo presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Melvis Barrios Junior. Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o no diretor atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape-RS), integrou o Conselho Federal de Engenharia (Confea). Também foram empossados Paulo Viana, como diretor Administrativo, e Caio Flávio Quadros dos Santos, como diretor Técnico.

CRM 2
Com quadro agonizante, especialmente pela diminuição dos contratos de extração de carvão após o fechamento das fases A e B da Usina de Candiota e também da preparação para a sua privatização, o novo presidente deve ser o condutor do processo de venda da estatal. Até o momento pouco se sabe de como será as negociações, depois que o governo de Eduardo Leite (PSDB), aprovou na Assembleia Legislativa a não mais exigência de plebiscito para as vendas da CEEE, CRM e Sulgás.

PROFESSORES DE PEDRAS ALTAS
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Pedras Altas, juntamente com a prefeitura, realizou um almoço de confraternização ao dia do professor, no dia 15 de outubro, nas dependências do CTG Sentinela de Pedras Altas. Foi servido um delicioso galeto, arroz e saladas, seguido de um bolo em homenagem a esses profissionais que formam todos os demais profissionais e que todos os dias renovam suas forças, superam obstáculos e acreditam no poder da educação. Conforme lembra a secretária de Educação Cilene Tardiz da Silva, “ser professor é incentivar as pessoas a conquistarem seus sonhos, através da educação e do compartilhamento do conhecimento. Apesar de nós professores lutarmos contra as adversidades, temos a grande tarefa de fazer a educação acontecer”.

ABRAÇO EM HULHA
PT e Progressistas sempre estiveram em lados opostos em Hulha Negra e, ao que tudo indica, nas eleições de 2020 novamente estarão. A cena registrada esta semana em rede social, do prefeito Renato Machado (Progressistas) e do vereador petista Hugo Teixeira abraçados em uma estrada do interior, mostra que política não é um campo de guerra. A imagem ilustra que adversários políticos não são inimigos e que pode haver convergência até entre aqueles que pensam de forma diferente.

RUA EM HULHA
A autorização de obra do outro lado da avenida Getúlio Vargas, em Hulha Negra, parece que está chegando em boa hora para os moradores do local, principalmente aqueles que residem na quadra próximo a rótula. Como pode ser percebido na imagem, a situação da quadra está bastante complicada antes mesmo de iniciar a obra e, certamente, foi agravada com as chuvas da semana passada. Com uma previsão de chuva para a próxima semana, a situação pode piorar.

IRMÃOS LARA 1
A situação jurídica, especialmente do prefeito afastado de Bagé, Divaldo Lara (PTB) se agravou ao longo desta semana, com duas decisões desfavoráveis a ele. Não bastasse o afastamento de 180 dias ordenada anteriormente pela 4ª Câmara Criminal em função de uma série de acusações feitas pelo Ministério Público em relação a licitações, Divaldo foi condenado no âmbito da Justiça Eleitoral, sob a denúncia de ter usado a máquina pública da Prefeitura bageense em favor da sexta eleição do irmão Luís Augusto à deputado estadual. No processo, Divaldo foi condenado a perda dos direitos políticos em oito anos e multa de R$ 60 mil e o irmão a mesma pena, além da perda do mandato de deputado, sendo ele o atual presidente da Assembleia Legislativa. Também, Divaldo sofreu novo revés, quando a Justiça em Bagé determinou um novo afastamento dele até que o processo seja instruído em caso de suspeita de improbidade administrativa no desdobramento da mesma investigação das licitações.

IRMÃOS LARA 2
Em nota conjunta emitida após a condenação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), os irmãos afirmam irão recorrer da decisão e acusam o PT e o PSOL. “As denúncias e a vontade do PSOL e PT não vencerão. O PSOL quer a cadeira na Assembleia e o PT quer voltar à Prefeitura de Bagé. Vamos continuar dando combate a esse tipo de política atrasada que usa as instituições de Estado pra fazer politicagem. Jamais obrigaríamos alguém a nos ajudar numa campanha. Deus está conosco e vai nos dar mais essa vitória! Obrigado pelo carinho e solidariedade”, assinalam.

RELHO
O emblemático relho dado de presente por Divaldo durante uma visita do então candidato e hoje presidente da República, Hamilton Mourão à Bagé, em 2018, tem sido amplamente usado pelos adversários do prefeito afastado. Não faltam memes que pedem que Mourão devolva o instrumento. Na ocasião, Divaldo disse que o relho era usado para correr os corruptos da cidade, em clara referência ao PT e aos partidos de esquerda de um modo geral.

Comentários do Facebook