Papo de Redação – 25/Jun/2016

VICE EM HULHA 1
Internamente no PDT de Hulha Negra, há quem defenda que se deveria até domingo, 26 – quando o diretório escolhe quem será o nome indicado para ser pré-candidato a vice na futura chapa que tem o ex-prefeito Renato Machado (PP) encabeçando -, tentar a costura do consenso em torno de um só nome e o processo ser por aclamação e não no voto. Contudo, há quem veja difícil a possibilidade, entendendo também que isso exercita a democracia interna.

VICE EM HULHA 2
Os analistas de plantão dão como certa uma margem folgada de votos para o que for indicado, descartando uma disputa apertada. Apesar de, num universo de 21 votos apenas (somente os membros do diretório votam) e quatro candidatos, fica difícil definir o que é folga e aperto. Neste caso, há que se apelar para o percentual, que dá uma noção exata das diferenças. De qualquer maneira, independente do resultado, os pedetistas apostam na unidade partidária após a escolha.

GEDSC DIGITAL CAMERA

POSSE EM PINHEIRO
Tomou posse na noite desta sexta-feira, 24, a nova diretoria do Sindicato Rural de Pinheiro Machado para o triênio 2016-2019, que já tem como missão tocar a 33ª edição da Festa e Feira Estadual da Ovelha (Feovelha) no final do mês de janeiro de 2017. Assumiu a presidência da entidade, o jovem produtor rural, Gabriel Garcia Camacho (foto). Aliás, esta tem sido uma característica das direções do Sindicato Rural pinheirense, qual seja, a juventude assumindo as rédeas de uma das principais entidades da cidade e porque não dizer da região. Neste sentido, vale lembrar que quem deixou a entidade num trabalho elogioso, foi o não menos jovem RossanoLazzarotto. Na próxima edição, o TP traz a cobertura da posse que aconteceu no Parque Charrua.

ALIANÇAS EM PINHEIRO 1
Aos poucos o tabuleiro político vai se configurando nas cidades do todo o Brasil à medida que o prazo se afunila e se chega próximo ao período eleitoral. Em Pinheiro Machado não é diferente. Já foi anunciada a aliança governista entre PSB, PP e PT, com os vereadores Rogério Moura e André Kisuco (ambos do PSB), como pré-candidatos a prefeito e vice. Também os três partidos devem coligar para na proporcional (para vereador) lançando assim 18 candidatos no pleito.

ALIANÇAS EM PINHEIRO 2
Também, já há mais tempo ainda, havia sido anunciada a aliança de oposição com PDT, PSDB, PMDB e DEM, sendo que recentemente uma pesquisa interna definiu Zé Antônio (PDT) e Jackson Cabral (PSDB), como pré-candidatos a prefeito e vice. Esta semana, segundo a coluna apurou, foi selada na proporcional uma aliança entre PDT e PMDB e outra entre PSDB e DEM. Assim, a aliança oposicionista poderá ir às ruas com 36 candidatos a vereadores nas eleições deste ano. Por fim, PR, Rede e PTB – que ainda não definiram um vice para o pré-candidato a prefeito Leandro Soares -, também devem coligar para vereador, da mesma forma podendo lançar 18 nomes.

CHEIRO EM CANDIOTA 1
Novamente as comunidades da sede do município e da Vila Residencial reclamaram do cheiro de lixo proveniente do Aterro Sanitário da Metade Sul, localizado há poucos quilômetros das duas localidades, dentro da Mina de Candiota. A Meioeste – empresa dona do aterro, já se pronunciou anteriormente dizendo ser impossível haver cheiro, elencando razões técnicas e a forma como o local é manejado.

CHEIRO EM CANDIOTA 2
Nos últimos tempos, a quantidade de lixo trazido para Candiota aumentou significativamente, pois a Meioeste passou a receber, além de Pelotas, a produção de Uruguaiana e Bagé, bem como já absorvia de mais de 20 pequenas cidades da região. Assim, cabe aos fiscais ambientais, tanto do município, como da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam), acabarem com esta dúvida, quando de um lado a comunidade diz que é cheiro de lixo e de outro a empresa nega.O fato é que nas duas localidades se percebe sim um cheiro nauseante (que aumenta, diminui ou some, conforme a direção do vento) e que se não for do aterro, possui outra origem, que se faz necessário descobrir e com urgência.

ESTRADAS EM CANDIOTA
Com o tempo dando uma trégua, a prefeitura de Candiota esteve realizandoesta semana a manutenção dos pontos críticos da estrada principal dos assentamentos, na altura da comunidade Nossa Senhora Aparecida (foto). Conforme a prefeitura, são mais de 120km de estradas rurais recuperadas de janeiro a junho deste ano nos assentamentos Paraíso, Pátria Livre, Santo Antônio, Corredor dos Molina, Seival, 20 de Agosto e Madrugada, Pioneiros, João Antônio, Pitangueira, 22 Dezembro, Cerros, entre outros. A promessa é que em breve será feita a manutenção na estrada geral da localidade doBaú. Na programação da Secretaria de Obras do município ainda há outras demandas, porém a prioridade está sendo por onde passa o transporte escolar e o escoamento da produção.

Comentários do Facebook