Papo de Redação 27/4/2018

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 1
O vereador Fabrício Moraes (MDB), o Bibi, entrou em contato com o jornal, relatando que no caso do transporte escolar que atende as escolas estaduais de Candiota, não foi realizada uma licitação e sim foram feitas contratações emergenciais das empresas.

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 2
Depois de várias tentativas, o jornal conseguiu uma palavra oficial da 13ª Coordenadoria de Educação (CRE) sobre o assunto, por intermédio do coordenador José Carlos Nobre (Zeca). Ele confirmou a realização dos contratos emergenciais com as empresas e a participação importante do vereador Bibi no processo. O coordenador ainda citou a vereadora Andréia Rangel (MDB) e o restante dos vereadores, que também auxiliaram.

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 2
O coordenador declarou que esta modalidade, prevista na Lei de Licitações, foi a maneira mais ágil para que não se atrasasse ainda mais o início do ano letivo. Zeca Nobre citou as dificuldades e burocracias no processo, quando foi feito o georreferenciamento com coordenadas de cerca de 500 estudantes que utilizam do transporte, o que resultou em 17 lotes, justificando assim a demora. Até o ano passado, a Prefeitura de Candiota era quem fazia o serviço, porém a parceria com o Estado foi rompida, sob alegação de que o governo estadual não vinha honrando com o convênio. “Primamos por proceder da forma mais rápida para que os alunos não fossem mais prejudicados. Pretendíamos começar as aulas na primeira semana de março, mas processos burocráticos não permitiram, mas o calendário escolar será restabelecido e todas as horas/aulas realizadas”, afirma Zeca.

FUMAÇA EM CANDIOTA
As denúncias feitas pelos vereadores Dinossani Pech (PSDB) e Fabrício Moraes (MDB), por conta de pneus queimados e resíduos deixados nos locais durante as manifestações em defesa de Lula e por recursos para os atingidos da estiagem, ainda estão dando o que falar nas redes sociais. Uma última postagem assinala que os vereadores apoiaram manifestações com queima de pneus de funcionários da RVT e pela melhoria na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), sem terem denunciado a prática naquelas ocasiões. A postagem questiona então que as denúncias têm cunho político apenas e não de preocupação com o meio ambiente.

lixão em pinheiroLIXÕES EM PINHEIRO
O vereador Renato Rodrigues (PSDB) enviou proposição ao Executivo pedindo a limpeza e a retirada de entulhos nos finais das ruas Dário Souza, Gervásio Tavares e Mario Simões Lopes. Segundo ele, muitos moradores da localidade lhe procuraram reclamando do acúmulo de entulhos nestes locais, o que causa mau cheiro e até mesmo proliferação de insetos e animais peçonhentos. O vereador disse que tem informações, que moradores de várias partes da cidade, inclusive do centro, descartam lixo nesses locais.

CORAGEM EM PINHEIRO
O presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Jaime Lucas (MDB), desafiou os vereadores esta semana durante seu discurso na tribuna do Legislativo. Jaime defende que se debata de forma conjunta as soluções para a cidade sair da crise e que quando as mudanças vieram para serem votadas na Câmara, os vereadores tenham coragem de fazê-las e não fiquem com medo de perderem votos.

TEMPERATURA EM PINHEIRO
Nos corredores da Câmara pinheirense, se comenta que os vereadores de oposição estão preparando uma medida mais forte contra o prefeito Zé Antônio (PDT). Ainda não se sabe exatamente o que é, mas está ligado ao fato do governo não pagar em dia o salário do funcionalismo. A acusação deve ser baseada em possível improbidade administrativa.

Papo RotaryÁRVORES EM CANDIOTA
No último dia 23, os integrantes do Rotary Club Capital do Carvão de Candiota plantaram 21 mudas de árvores no entorno da escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), na Vila Operária. O gesto, repetido pelo Rotary em todo o planeta é em comemoração ao Dia da Terra. A mensagem que o Rotary traz é de paz e preservação do meio ambiente.

ROTARY DE CANDIOTA
Falando em Rotary, a atual gestão 2017-2018 em Candiota encerra no final de junho deste ano. A próxima gestão (2018-2019) terá na mesa diretora Fabrício Cougo como presidente; o atual presidente Paulinho Brum Correa será o próximo vice-presidente; Fábio Oliveira será o secretário; Bruno Grillo o tesoureiro e o diretor de Protocolo será Iraci Gonçalves.

VEÍCULOS EM PEDRAS ALTAS
Foi aprovada por unanimidade no início do mês de abril, a indicação do vereador Daniel dos Santos Moreira (MDB), para que o Executivo, através de cada Secretaria competente, coloque na parte externa dos veículos públicos, um número de telefone juntamente com a expressão “Como estou dirigindo”, para possíveis denúncias, reclamações e elogios sobre a forma de condução dos motoristas. O vereador justificou a matéria, afirmando que a expressão seria uma ferramenta para o cidadão se manifestar. Ele também disse que seria uma forma do condutor ser avaliado e evitados possíveis acidentes, assim como multas. A proposição agora será avaliada pelo Executivo, que pode ou não colocá-la em prática.

30171916_1088485554625212_2808888768514662699_oSINE EM HULHA NEGRA
O município de Hulha Negra deverá contar em breve, com um balcão do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Conforme a presidente da Câmara de Vereadores, Elizângela Coitinho, a Mana (Progressistas), articulações ocorrem desde 2017 com o coordenador do Sine Bagé, Marcelo Nalério dos Reis. “Nosso município se enquadrou, agora continuamos em processo de adequação, dependendo apenas do Executivo. Acredito que tudo seja concluído e tenhamos o balcão, pois o prefeito Renato Machado acompanhou e demonstrou interesse para que Hulha Negra fosse contemplada. Agora é buscar os próximos passos”, afirma a vereadora.

Comentários do Facebook