Papo de Redação 29/01/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

SAÚDE EM HULHA
O processo de transição de secretários munici­pais da Secretaria de Saúde de Hulha Negra já começou. A partir da semana passada, o pastor Volney Jorge, que assumirá novamente a Pasta no governo do prefeito Renato Machado, já podia ser visto pelos corredores do Centro de Atendimento Integrado da Saúde (Cais), o hospital. Conforme disse ao TP o atual secretário e vice­-prefeito Igor Canto, até o fim do mês de janeiro, serão repassadas as informações necessárias a respeito da pasta para o novo gestor.

PPCI EM PEDRAS
A segurança de locais e prédios públicos é outro importante projeto da atual administração de Pedras Altas. Está em andamento o projeto para adequações de prédios públicos quanto Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), exigido pela legislação e com fiscaliza­ção dos Bombeiros. Na Cidade do Castelo, segundo o diretor técnico de Projetos da Prefeitura de Pedras Altas, Amarildo Borges, alguns locais já receberam algumas adequações e equipamentos já foram comprados. Como mostra a imagem, a pintura dos prédios também ocorre de forma paralela. Deverão passar pelo processo de ade­quação quanto ao PPCI em torno de 15 prédios públicos, estando entre eles a Prefeitura, secretarias municipais, ginásio, Sala dos Conselhos, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), arquivo morto e escolas.

ENERGIA EM PEDRAS
O prefeito Bebeto Perdomo participou de uma importante reunião com o diretor de Distribuição da CEEE, Daniel Vargas, e sua assessoria técnica. Na oca­sião, foi feito um relato com relação as interrupções de fornecimento de energia elétrica nos últimos 30 dias nas áreas urbana e rural do município, causando diversos prejuízos as comunidades. Conforme já informado pelo TP, dados coletados pela Emater e justificadas no Decreto de Emergênciaapontam a perda de 50 mil litros de leite em razão da falta de energia, aliada aos alagamentos. Segundo Bebeto, a diretoria da CEEE ficou de apresen­tar nos próximos 15 dias um programa de manutenção preventiva e corretiva no alimentador que fornece energia para o município de Pedras Altas.

FEOVELHA 1
Um sucesso em comercialização – apenas assim deveria ser descrita a 35ª edição da Feovelha. Apesar disso, o que se vê nas redes sociais é uma enxurrada de críticas vindas dos próprios pinheirenses diante do novo formato da feira. Em uma reflexão breve, enfrentando um novo cenário financeiro, o que o Sindicato deveria fazer senão priorizar o que de fato é a Feovelha? Os eventos paralelos foram deixados de lado, porque o carro chefe do evento há 35 anos é a ovinocultura. Ao invés de criti­car, a população deveria orgulhar-se de ainda conseguir promover uma feira de reconhecimento nacional.

FEOVELHA 2
Essas críticas se confundem também com a responsabilidade da administração municipal diante do evento – que, na verdade, é promovido pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, com o patrocínio de empre­sas privadas. Apenas a Comparsa da Canção e outras atividades paralelas eram de responsabilidade do Executivo, mas acabaram sendo extintos. Pense que, se a Prefeitura continuasse promovendo para agradar a população, ainda assim receberia outra enxurrada de críticas porque está com os salários dos servidores em atraso.

FEOVELHA 3
Em conversa com o TP no Parque Charrua, o prefeito Zé Antônio destacou que os produtores de ovinos ganharam um aliado importante nos últimos meses na região. “Nos orgulhamos muito de ter na região uma delegacia especializada no combate ao abigeato e aos crimes rurais – que era uma dificuldade imensa. Ter o controle disso é essencial e esperamos que o serviço se mantenha, de modo a dar respaldo para o produtor que tanto precisa de tranquilidade para poder trabalhar”, disse ele – fazendo referência ao trabalho da Delegacia Especializada ao Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, a Decrab de Bagé.

FEOVELHA 4
Durante a cerimônia de abertura da 35ª Feovelha, o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), formalizou a entrega de propostas para o fomento da ovinocultura ao novo Governo Estadual, representado pelo Secretário de Educação, Faisal Karam. Segundo ele, o setor merece atenção especial visto que tem papel fundamental na geração de renda das propriedades ru­rais. “Propomos a criação de um Programa Estadual que contemple ações como assistência técnica específica, fortalecimento da indústria da carne e da lã e linhas de crédito via Banrisul”, destacou.

FEOVELHA 5
Na tarde de sexta-feira (25), o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, também esteve no Parque Char­rua e conversou com o TP. Na oportunidade, ele destacou a importância de valorizar o evento do município vizinho e o trabalho dos artesãos da Cidade do Castelo. “Mais uma vez o município de Pedras Altas marca presença na Feovelha, porque entendemos a importância de promover a ovinocultura. Além disso, fazemos questão de incentivar e prestigiar os artesãos que vêm expor seus trabalhos nos estandes da Emater”, registrou.

Comentários do Facebook