Papo de redação 3/7/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ELEIÇÕES 2020

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro e segundo turnos, com ampla maioria em sessões virtuais nesta quarta-feira (2), a prorrogação das eleições municipais deste ano em função da pandemia do novo coronavírus. Mantendo o texto do Senado, os deputados aprovaram que as eleições sejam transferidas de 4 de outubro para 15 de novembro (adiamento de 42 dias) e o segundo turno de 25 de outubro para 29 de novembro. Com a mudança, um dos prazos sensíveis, que era a desincompatibilização de servi­dores públicos e cargos de confiança (CCs) que pretendem dores concorrer neste dia 4 de julho (três meses antes das eleições) passou para 15 de agosto.

CORREIOS EM CANDIOTA

Há mais de 15 anos que se luta para que a agên­cia dos Correios de Candiota seja onde sempre deveria ter sido: a sede do município. O jornal quase cansou de fazer reportagens a respeito. Parece que agora, numa intervenção mais incisiva do atual governo e com ajuda de infiltrações no prédio onde a agência se localiza na Vila Operária (após quase um mês sem atividades), a estatal federal finalmente se encaminha para fazer a sonhada mudança. Pasmem que 70% das encomendas da cidade são oriundas (e isso parece uma obviedade) da sede do município. Porém, nesta localidade, onde de fato e direito é a cidade de Candiota, sequer tem entrega por carteiros e o atendimento, apesar do esforço da Prefeitura, é precário. Claro que a Vila Operária não pode ficar descoberta, porém na localidade, uma Agência Comunitária de Coleta (ACS) resolve a questão e assim se faz justiça neste serviço para com o maior e mais importante núcleo urbano do município. Parabéns aos envolvidos!

ROTARY DE CANDIOTA

O Rotary Club de Candiota Capital do Carvão, fundado no ano de 2017, empossou na noite desta quarta­-feira (1º), sua nova diretoria. Em função da pandemia da Covid-19, a reunião foi realizada através de plataforma on­-line, buscando dessa maneira manter as orientações dos órgãos sanitários. A nova diretoria para o biênio 2020-2021 terá Eloi Paulo Cursino como presidente, Daniel Cerdotes como vice-presidente, Marcio Oliveira como tesoureiro, Erton Müller como secretário e Márcio Vieira no Protocolo. O presi­dente eleito em sua manifestação reforçou o compromisso dente dos rotarianos de fazer o bem sem olhar a quem, manter o clube atuante e se possível aumentar o número de associa­dos e, principalmente, buscar novas alternativas durante a dos pandemia de estar servindo à comunidade.

PENSE CANDIOTA

O PSB de Candiota está em fase final da construção de sua nominata e vere­ador para as eleições locais, e nos próximos dias lançará o progra­ma intitulado Pense Candiota. Segundo o presidente da sigla, Everton Prestes, o projeto vai reunir mais de 40 ideias inova­doras para Candiota, sendo semelhante a um plano de governo e o diferencial e que será com participação da comunidade de for­ma colaborativa, opi­nando em oito eixos nando temáticos da gestão pública. “As ideias compiladas serão as bandeiras de gestão da nominata de vereadores do partido. Será uma ferramenta permanente de debates e construção da sigla mesmo após a eleição”, disse, lembrando que a atividade se dará utilizando as ferramentas de redes sociais e tecnológicas, em virtude da pandemia.

MOÇÃO EM CANDIOTA

A vereadora Giselma Pereira (PT) apresentou com apoio de todos os vereadores de Candiota, uma Moção de Apelo e Apoio às Propostas de Emendas à Constituição (PECs) 15/2015 e 65/2019, que tornam o Fundo de Manuten­ção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valoriza­ção dos Profissionais da Educação (Fundeb), numa política permanente. A moção será encaminhada aos parlamentares do Congresso Nacional. A vereadora lembra é que com os recursos do Fundeb, que a maioria dos municípios garantem a folha de pagamento dos professores, por exemplo. “É hora de torná-lo permanente, maior e mais justo para garantir mais Educação de qualidade para nossas crianças e jovens. Candiota apoia esta luta”, salientou.

PRÉ EM CANDIOTA

O ex-prefeito de Candiota Marcelo Gregório (2005- 2008), confirmou esta semana que é pré-candidato a verea­dor este ano. Ele concorre pelo PSDB, partido que é filiado dor desde 2015.

EQUINOS EM CANDIOTA

Muitos equinos pastando em Candiota. O afrouxa­mento na fiscalização fez a festa dos criadores, que usam mento espaços públicos para exporem seus animais. Nunca é demais lembrar que equinos em locais assim, são sanitaria­mente um problema, além do perigo de um acidente. O fato de estarem amarrados é mera formalidade, pois os perigos seguem ali.

CORONAVÍRUS EM PINHEIRO

O jornal procurou a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para saber se havia alguma deter­minação sobre o impedimento da divulgação do perfil dos pa­cientes contaminados pelo novo coronavírus nos municípios. Caroline Hoffmann afirmou que só existe sigilo em relação à identidade e que “idade e sexo não há problema algum em divulgar”, afirmou. Ainda segundo ela, os municípios da região estão divulgando em seus boletins epidemiológicos as informações que entendem necessárias. Conforme apurou a reportagem, o único que não aderiu ao padrão foi Pinheiro Machado. O prefeito Zé Antônio disse que a ação visa evitar constrangimentos e confusões. Para a imprensa, que busca a todo momento combater as fake news, é uma dificuldade não poder apurar com as fontes oficiais o que chega de possíveis boatos em relação aos pacientes.

SAÚDE EM PINHEIRO

O Poder Executivo de Pinheiro Machado, através da Secretaria da Saúde e Ação Social, realizou audiência pública para prestação de contas das ações, recursos e serviços públicos prestados na área referentes ao primeiro quadrimestre de 2020. A reunião aconteceu nesta terça-feira (30), no Plenário Walter Azambuja da Câmara Vereadores, dentro das devidas normas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O titular da pasta, Thiago Araújo, foi o responsável pela explanação.

RESPIRADOR PARA PINHEIRO

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (30), o vereador Jaime Lucas (MDB) apresentou um ofício que foi encaminhado através de sua bancada para a Secre­taria da Saúde do Estado, onde solicita a aquisição de um respirador pulmonar para o Hospital de Pinheiro Machado, visando atender pacientes que apresentarem insuficiência respiratória grave em razão do coronavírus. O deputado Fábio Branco (MDB) orientou Jaime a verificar as condições da entidade local para receber pacientes em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para só assim efetivar o pedido. O jornal entrou em contato com a direção do hospital, que garantiu não haver essa possibilidade. “Precisaríamos ter médicos e profissionais durante todo o período do tratamento e o hospital não comporta isso. O médico 24h é do Pronto Socorro e não para o hospital”, disse Everaldina Santos.

HOSPITAL DE PINHEIRO 1

Na última edição impressa, o jornal publicou sobre um impasse diante do atraso dos valores repassados pelo município para o Hospital de Pinheiro Machado. Conforme afirmou o prefeito Zé Antônio, ele não tem clara segurança dos itens do contrato (que está sem atualização desde 2016) sobre os serviços de responsabilidade do município. Everaldina Santos, membro da diretoria do hospital, disse por telefone para a reportagem que cabe ao município uma complementação porque só o valor repassado pelo Estado não dá conta dos gastos.

HOSPITAL DE PINHEIRO 2

No outro dia, com o contrato em mãos, Everaldina complementou a informação que consta no documento. “Queria salientar que o contrato entre o hospital e o municí­pio foi assinado em 2016 e regido pela Lei de Licitações nº pio 8.666/1993, o qual se renova automaticamente até 72 meses não havendo manifestação contrária. O valor repassado pelo município é a título de complementação e o passado para urgência e emergência não é suficiente para manter o custo. O hospital ainda arca com custo de remoção com técnico de enfermagem, enfermeiro e médico para não deixar o paciente morrer, inclusive existe procedimento do Ministério Público para atribuir a responsabilidade à municipalidade e não recebemos um real a mais por isso”, disse. Há uma ação judicial para resolver o impasse.

CRAS HULHA NEGRA

Durante os meses de abril, maio e junho, o 3º Batalhão Logístico, Batalhão Presidente Médici, de Bagé, realizou a arrecadação de alimentos e agasalhos. A Cam­panha foi realizada incentivando os militares da unidade e seus familiares à doação, sendo obtida uma quantidade de 825 kg de alimentos e 5.096 peças de roupas, agasalhos e calçados. No dia 24 de junho, o Batalhão juntamente com o apoio da Confraria dos Antigos e Eternos Militares do 3º B Log, fizeram a entrega de 2.500 agasalhos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Hulha Negra, com isso totalizando as 5.096 peças de roupas e pares de sapatos entregues. As doações foram recebidas pela secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, e pela Assistência assis­tente social Simone Ruis Rocha. As doações vão beneficiar tente também os assentamentos da zona rural, chegando a cerca de mil famílias.

RACIONAMENTO EM HULHA NEGRA

Nem mesmo as chuvas ou as baixas temperaturas impediram o término do racionamento de água em Hulha Negra. Diariamente, das 13h às 17h, a população segue enfrentando a falta de água – fato que já ocorre desde o mês de dezembro. O secretário de Obras e vice-prefeito Igor Can­de Can­to, relatou ao TP que uma parte da cidade não está ficando totalmente sem água, mas por outro lado, confirmou alguns problemas de abastecimento para outra parcela da cidade, visto a vazão de água ainda não ser suficiente. Portanto, o município segue pelo sétimo mês consecutivo, enfrentando a falta de água durante a tarde. Cabe lembrar que o município é abastecido, exclusivamente, por poço artesiano.

SINALIZAÇÃO EM PEDRAS ALTAS

Com o objetivo de fortalecer o homem do campo e orientar as pessoas quanto a direção correta de trafegabilidade e localização de comunidades, a administração municipal de Pedras Altas, através da Secretaria de Obras, Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, fará uma nova implantação de sinalização viária rural com a colocação de placas indicativas, a fim de proporcionar orientação de direção e destino para os munícipes e visitantes, assim como delimi­tar as divisas territoriais. Segundo o prefeito Bebeto Perdomo, o poder Executivo busca sempre desenvolver ações voltadas ao desenvolvimento rural e a melhoria da qualidade de vida. Isso porque o interior de Pedras Altas interliga não somente as comunidades, mas também os municípios vizinhos, além de ser o responsável pelo transporte de produtos que auxiliam no desenvolvimento da economia do município.

R$ 100 MIL PARA PEDRAS ALTAS

A Prefeitura de Pedras Altas recebeu a confirma­ção do empenho de uma emenda parlamentar solicitada ao deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) durante a Feovelha 2020. O recurso, no valor de R$ 100 mil é para a aquisição de um trator agrícola 4×4 para ser destinado à bacia leiteira do município. Segundo o Executivo, um projeto para abertura do recurso financeiro vai ser enviado à Câmara de Vereadores para posterior realização do processo licitatório de compra do trator.

CONSELHO FISCAL DO SICREDI

No dia 23 de junho, tomou posse o novo Conselho Fiscal da Sicredi Fronteira Sul RS, cuja chapa foi aprovada pelos associados em Assembleia Geral, ainda em abril. Os nomes que compõem o novo Conselho são: Cristiano da Silveira Moreira, José Carlos Garcia Cougo e Luiz Felipe Motta Meirelles, como conselheiros efetivos, e Walter Wall, Gerson Kommling Priebe e Rodrigo Vicente Teixeira Brasil, como suplentes. A nova composição do Conselho Fiscal atuará até 2023. O grupo tem por objetivo fiscalizar os atos e o cumprimento dos deveres legais e estatutários dos ad­ministradores da cooperativa, buscando esclarecimentos e ministradores informações necessárias.

Comentários do Facebook