Papo de Redação 30/04/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ADRIANO EM BRASÍLIA
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), chegou logo cedo em Brasília nesta segunda­-feira (29). Acompanhado do presidente da Associação de Moradores de Seival (Amors), Denílson Aquere, o prefeito anunciou por vídeo que estavam pleiteando um projeto esportivo para a localidade.

DENUNCISMO EM CANDIOTA
Houve um tempo bem ruim na política candio­tense, onde a denúncia ao invés de ser exceção para casos que de fato mereciam tal intervenção, acabou virando regra. Foi vivida uma época de denuncismo na cidade. Aliás, a política brasileira hoje em dia está um pouco assim. Felizmente, a de Candiota tem evoluído neste sentido. A fiscalização rigorosa dos atos públicos é fundamental para o fortalecimento da democracia, contudo a sua banalização em forma de denúncias mui­tas vezes sem qualquer fundamento ou prova, achando que tudo que se faz na política é prática criminosa, ao contrário, é uma facada no processo democrático.

CALÇADAS EM CANDIOTA 1
Especialmente a sede de Candiota é muito carente de calçadas – que também são chamadas de passeios públicos. Aliás, o local onde de fato e de direito fica a cidade de Candiota, é igualmente caren­te de paisagismo e a limpeza urbana ainda precisa melhorar. Mas especificamente sobre os passeios públicos, o vereador Claudivan Brusque (PSDB) apre­sentou recentemente um anteprojeto de lei propondo a instituição de um Programa Municipal de Construção, Reforma e Padronização de Calçadas.

CALÇADAS EM CANDIOTA 2
Pela proposta do vereador, o morador que aderir ao programa, receberá a metade da mão de obra e materiais necessários do Poder Público, custeando a outra metade. Também, o morador que plantar árvores ao longo do passeio público terá incentivos fiscais. O anteprojeto precisa agora ser avaliado juridicamente para ser transformada em projeto de lei pela Prefeitu­ra. Aliás, há tempos que as administrações falam em instituir um programa neste sentido, porém passados 27 anos de município, a proposta ainda não saiu do papel.

ESTRADAS EM PEDRAS
A Secretaria de Obras de Pedras Altas está em constante manutenção das estradas do interior do município. Um cronograma foi organizado pela Pasta e está em seguimento. No último final de semana, foi realizado pela equipe um serviço na passagem mo­lhada da Sanga da China. O trabalho teve por objetivo melhorar a drenagem das águas que se acumulam na área. O prefeito Bebeto Perdomo juntamente com o secretário de Obras Leonerio Gonçalves Miranda, acompanharam os trabalhos e destacaram o empe­nho da equipe e o comprometimento dos funcionários públicos na realização de um serviço qualificado, me­lhorando a trafegabilidade das vias por onde passam o transporte de estudantes e também a produção rural do município.

ESTRADA EM HULHA
As redes sociais são, atualmente, porta-vozes da comunidade, tanto para reclamações como para agradecimentos e solicitações de auxílio. Recente­mente, uma moradora do interior fez uma postagem no grupo Reclame Hulha Negra, solicitando providências para entrada da propriedade. O TP já noticiou a preo­cupação da Prefeitura, através da Secretaria de Obras, quanto a recuperação das estradas e corredores, po­rém segundo a moradora, o cascalho solicitado para a entrada da propriedade não foi colocado. Ela expôs a indignação com imagens de um caminhão do leite sendo puxado por um trator devido as condições do local. “Faz um ano que pedi cascalho para o caminhão do leite poder entrar. Essa noite, três horas da manhã tivemos que levantar e puxar o caminhão de trator para poder pegar o leite. É um descaso, estamos produzindo alimentos, precisamos desse cascalho por favor”.

PÁSCOA NO CTG EM HULHA
Nem só de ensaios e danças gaúchas é for­mado um Centro de Tradições Gaúchas. Importantes datas também são lembradas e comemoradas, prin­cipalmente por crianças e adolescentes serem a alma dessas entidades. Um exemplo disso é o CTG Vento Xucro, de Hulha Negra, que realizou recentemente, uma comemoração de Páscoa. Na oportunidade, as crianças das invernadas de dança da entidade, foram surpreendidas com uma festa, com direito a bolo, re­frigerante, salgados e muitos doces. A instrutora dos grupos, Janice Silveira, contou ao TP sobre a alegria de proporcionar momentos como esse ao grupo. “Somos uma família e nossos alunos merecem esses momentos de festa”.

CORUJA EM PINHEIRO
O Grupo de Proteção Animal (GPA) Unidos Para Amar (UPA) de Pinheiro Machado resgatou nesta segunda-feira (29), da praça central da cidade, um corujão de orelha (foto). O animal estava com uma asa quebrada e ferimentos próximo ao bico. Segundo informações, ela foi agredida a pedradas por alguns indivíduos. A coruja se encontra em recuperação na casa de uma das voluntárias do grupo.

Comentários do Facebook