PAPO DE REDAÇÃO – 31/Mar/2020

OFERECIMENTO:

SÓ NO ONLINE
Para não perder a mão, a coluna Papo de Redação, que retrata essencialmente os bastidores da política regional, volta ser publicada, ao menos uma vez por semana, na versão apenas online. Ela é sempre destaque na página 2 do jornal impresso, porém com esta parada, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), havia também sido paralisada em ser escrita.

FOGO NO PARQUINHO NA CÂMARA DE CANDIOTA
Nesta segunda-feira (30), a chapa esquentou na Câmara de Candiota por conta da polêmica do reajuste já vetado dos subsídios dos agentes políticos da cidade, bem como do retorno da não menos polêmica proposta de pagamento de 13º salário para os parlamentares. Na ocasião o vereador Guilherme Barão (PDT) revelou que o vereador Fabrício Moraes (MDB), mesmo tendo votado na época contra o pagamento, entrou na justiça para reivindicar a vantagem do ano de 2018. Fabrício disse, durante a sessão, que quando receber irá devolver o dinheiro à população.

ÁGUA NO FOGO DO PARQUINHO DA CÂMARA DE CANDIOTA
O bate-boca em meio a pandemia do Covid-19, provocou muitas críticas aos vereadores por parte da comunidade. A presidente do Legislativo, Fernanda Santos (PT), se empenha em melhorar a imagem do Legislativo, assinalando que a Câmara tem sido ágil (e de fato tem), na aprovação das medidas de combate à doença e de socorro aos que mais precisam. O Legislativo também fez a doação de R$ 20 mil para compra de alimentos e materiais de saúde. Contudo, as polêmicas trouxeram inevitáveis desgastes.

 SEIS MESES ANTES
Os prazos para fins eleitorais seguem os mesmos, apesar da pandemia. Portanto, quem pretende concorrer nas eleições de outubro deste ano (que até então estão mantidas), devem se filiar a um partido político até o próximo dia 4 de abril. Vereadores que queiram trocar de partido, a janela de transferência fecha no dia 3 de abril próximo. Já também na sexta-feira (4), ou seja, seis meses antes das eleições, os secretários municipais e presidentes ou diretores de autarquias, fundações e empresas públicas, que pretendem concorrer a vereança, precisam se desincompatibilizar, ou seja, sair do cargo, pedir exoneração.

DANÇA DAS CADEIRAS 1

Em Candiota, a única troca partidária na Câmara de Vereadores já ocorreu. O vereador Dinossane Pech trocou o PSDB pelo PTB do vice-prefeito Gil Deison Pereira. Na foto ele aparece com a fica assinada junto ao presidente petebista local e secretário de Saúde, Fabiano Aquere. Em relação aos secretários municipais, que devem se afastar para concorrer à vereança, ainda não há uma definição, porém nós aqui da coluna podemos especular os que vão sair na sexta: de Saúde, Fabiano Aquere e de Turismo, Juliano Corrêa (ambos do PTB); de Agropecuária, Ataídes da Silva (volta para Câmara); de Planejamento, Danilo Gonçalves (volta para Câmara); Especial de Governo, Fabiano Oswald (volta para Câmara) e de Educação, Giselma Pereira (todos do PT); além do secretário de Cultura, Sérgio Marques (PDT). Não é possível ainda afirmar qual será as atitudes do secretário de Obras, Artemio Parcianello (PT), que já disse que não concorre este ano, e da secretária de Meio Ambiente, Cristiane Ceschini (PDT).

DANÇA DAS CADEIRAS 2
Se a especulação do TP estiver correta, o governo do prefeito Adriano dos Santos (PT), mudará de cara a partir da próxima segunda-feira (9), pois no mínimo, sete dos 11 secretários já não estarão mais no cargo por conta do prazo eleitoral. O prefeito ainda não se pronunciou sobre como fará as substituições. Com as mudanças, a Câmara de Vereadores também modifica, com os suplentes João Roberto da Silva e Ênio Tavares (ambos do PT) e Darlan Oliveira (PSB), cedendo espaço para a volta dos titulares.

DANÇA DAS CADEIRAS 3
Em Hulha Negra, duas modificações na Câmara de Vereadores, como já anunciado pelo jornal. A vereadora Elizângela Coitinho deixou o Progressistas para ingressar no PTB e o vereador Wagner Tavares deixa o PDT para ingressar no Progressistas. No secretariado do prefeito Renato Machado (Progressistas), as mudanças não devem ser tão profundas ou talvez nem ocorram. A secretária de Ação Social, Elisete Brasil, a Maninha (Progressistas), disse ao TP que não concorre este ano – ela que já foi vereadora.

DANÇA DAS CADEIRAS 4
Em Pinheiro Machado não há troca-troca de partidos na Câmara de Vereadores. O único confirmado que vai pedir para sair é o secretário de Saúde, Éliton Rodrigues (MDB). Seriam candidatos em potencial também os secretários de Obras, Danúbio Peres (PDT) e da Fazenda, Geovane Teixeira (PSDB), porém não há confirmação que estes pedirão a desincompatibilização. As informações é que não vão.

DANÇA DAS CADEIRAS 5
Na Câmara bageense, o vereador e sobrinho do prefeito Divaldo, Augusto Lara deixou o PDT esta semana. Ele ainda não disse para qual sigla vai. “Fiz o meu melhor nestes quase 10 anos de PDT, mas as vezes a voz que critica, que ataca e dissemina o ódio, é mais forte do que o silêncio daqueles que ajudam a construir, que resolvem construir caminhos ao invés de destruir pontes! Saio de cabeça erguida, mantendo-me fiel aos meus valores e princípios. Obrigado aos amigos que me acolheram, as pessoas que me ajudaram, as relações verdadeiras não tem fronteiras partidárias, um novo ciclo me espera, e com passos firmes no presente e olhos fincados no futuro, eu vou! Que Deus nos abençoe”, escreveu em sua rede social.

Comentários do Facebook