Papo de Redação 5/12/2017

SEU GREGÓRIO 89 ANOS
Um dos pioneiros de Candiota, seu Gregório Ferreira segue firme e forte. No último dia 28 de novembro, ele completou 89 anos, cercado pelo carinho da família, em Seival. Seu Gregório foi vereador em Candiota na primeira legislatura após a emancipação (1993-1996) e é uma memória viva da história da cidade. Na foto, feita pelo neto Pedro Barcellos, ele está junto a sua sempre companheira e esposa Sueli.

TITANIC
O líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédille, esteve neste sábado (2), em Candiota, prestigiando os 20 anos das Sementes Agroecológicas Bionatur. Na oportunidade ele conversou com o TP, quando fez uma análise de conjuntura. Lembrando as palavras do general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, Stédile aproveitou a metáfora do militar que comparou o Brasil ao Titanic (navio que afundou em 1912 após bater num iceberg na viagem entre Londres e Nova York), assinalando que a comparação é bem apropriada à realidade atual. “Tal como no navio, a primeira classe está sendo salva com os botes. Já a segunda e terceira classes morrerão congeladas ou afogadas”, disse, ao se referir as medidas que vem sendo tomadas pelo atual governo federal, como o corte de gastos em saúde e educação, reformas trabalhista e previdenciária, além de venda do patrimônio público.

DEBATE EM CANDIOTA 1
O prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT), ao seu estilo, vem tendo disposição para enfrentar questões importantes e de fundo em Candiota. Aliás, alguns temas são espinhosos, mas é justamente aí que reside um ponto chave, qual seja, de gerar o debate, de instigar opiniões, de tirar as pessoas da zona de conforto e fazerem a discussão permanente do município que se quer.

DEBATE EM CANDIOTA 2
Um desses temas complicados é a questão da água, que por mais de 20 anos não se fez um debate profundo sobre como controlar e ao mesmo tempo ter justiça na cobrança, sem falar na modernização do sistema, tanto estrutural como jurídico. Agora, um projeto de lei que tramita na Câmara e pelo que se viu terá o apoio dos vereadores – que também demonstram coragem em fazer este debate -, finalmente o sistema de água de Candiota poderá ter hidrometria (o que reduz o consumo em cerca de 50% e automaticamente melhora a qualidade).

DEBATE EM CANDIOTA 3
A retomada do Canto Moleque da Canção Gaúcha com os olhos voltados às suas origens é outra decisão interessante do atual governo. Segundo o prefeito, o Canto Moleque não terá mais interrupções e voltará a ser um festival para dar palco e vez aos pequenos cantores de Candiota e região, indo também para as escolas, com um estilo mais simples e barato na sua realização, porém que tenha na sua essência, o despertar do gosto pela tradição, através da música, nas crianças, adolescentes e jovens.

DEBATE EM CANDIOTA 4
Dando continuidade a um movimento já iniciado no governo anterior e que nasceu da vontade popular, a Prefeitura de Candiota tem priorizado a realização dos eventos na data certa. Com diálogo e parceria se chegou ao entendimento de que a Festa da Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição deveria voltar a ter o seu ponto alto no dia 8 de dezembro, que inclusive é feriado municipal.

DEBATE EM CANDIOTA 5
Ainda muito longe do ideal, entretanto com avanços importantes, a questão da limpeza urbana tem sido motivo de preocupação. Candiota ainda precisa melhorar bastante neste quesito, até, inclusive, para sensibilizar a própria comunidade. Mas o que se nota é que o debate está estabelecido neste sentido e que há uma tendência de progressão.

PARCERIA EM CANDIOTA
A executiva municipal do PMDB de Candiota visitou o prefeito Adriano dos Santos nesta segunda-feira (4) para comunicar que está liberada, através de emenda do deputado federal Giovani Feltes, uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para aquisição de um trator para atender as demandas do município e também das estradas rurais. “Agradecemos a executiva, que também se envolveu através do mesmo deputado para a liberação do recurso para o carro da Saúde oriundo da Consulta Popular, que já recebemos”, agradeceu o prefeito.

INTEGRAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 1
O sábado (2) foi marcado por mais um momento de integração das escolas de Pedras Altas. Conforme já ocorreu anteriormente e foi noticiado pelo Tribuna do Pampa, o encontro visa promover a união e integração de todos os segmentos da unidade escolar. A edição deste sábado aconteceu no Assentamento Glória, localizado a 70km da Sede de Pedras Altas e contou com jogos masculinos e femininos, além de um galeto aos presentes.

INTEGRAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 2
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cilene Tardiz, no evento houve distribuição de medalhas as equipes vencedoras dos jogos. Ela ressaltou também, que “a grande jogada é viver, e viver é integrar, compartilhar, respeitar. O clima de harmonia, respeito, cooperação e alegria que é compartilhado através dos jogos nos torna mais próximos, mais unidos e mais amigos, onde todos saem vencedores independente dos resultados”, afirma. A festa contou com a participação da escola Lago Azul, corpo docente das escolas, funcionários, colaboradores, o prefeito Bebeto Perdomo e o secretário de Obras, Leonério Miranda.

NOVEMBRO AZUL EM PEDRAS ALTAS
Com a finalidade de alertar o público masculino e conscientizar a respeito dos cuidados, principalmente, com o câncer de próstata, aconteceu no dia 30 de novembro, uma atividade relacionada à Campanha Novembro Azul em Pedras Altas, através da Secretaria de Saúde. Na ocasião, foi ministrada pelo médico do Estratégia Saúde da Família (ESF), Guilherme Michels, uma palestra sobre o câncer de próstata. O evento contou com a participação de um bom número de participantes e encerrou com um chá de confraternização.

Comentários do Facebook