Papo de Redação 6/3/2018

CANDIOTENSES PELO MUNDO 1
papo_giselmaA secretária de Educação de Candiota, Giselma Pereira, como faz há alguns anos, realiza viagens ao exterior em suas férias. Desta vez, Giselma foi até as Bahamas – país da América Central, formado por um conjunto de mais de 3 mil ilhas no Caribe, próximo aos Estados Unidos e Cuba. Para chegar ao lugar paradisíaco, Giselma e sua companheira de viagens, a advogada e professora bageense Gislaine Ribeiro, passaram por Miami (EUA). A viagem foi no mês de fevereiro, e Giselma, que havia se afastado do cargo de secretária para fazer o passeio, já está novamente a frente da Educação candiotense. Na foto, ela (D) e Gislaine na capital das Bahamas, a cidade de Nassau.

img-20180218-wa0012CANDIOTENSES PELO MUNDO 2
Já Marcelo Cougo Malaguez esteve recentemente em Londres (capital da Inglaterra), onde foi a trabalho. Porém, num momento de folga, o analista de sistemas de 47 anos esteve no famoso castelo Tower Bridge e assistiu a uma partida do Chelsea, no Stamford Bridge. Marcelo levou a camiseta de seu time do coração, o Grêmio Esportivo Candiota. Atualmente, o candiotense mora em Porto Alegre. Na foto, ele está com a camisa do grená candiotense em mãos, tendo como cenário a ponte cortada pelo rio Tâmisa e ao fundo o castelo Tower of London, construído no ano de 1078 e que serviu de residência para o rei da Inglaterra.

papo-arvoresÁRVORES EM CANDIOTA
A bióloga, ambientalista e professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ketleen Grala, questionou nas redes sociais a ‘poda’ de duas árvores (salgueiro-chorão) em frente a capela mortuária, no centro de Candiota. “Gostaria de explicações sobre o absurdo que foi cometido em relação a estas árvores. Elas cumpriam um importante papel naquele local. Bastava um pequeno aparo nas extremidades”, escreveu ela, que já foi coordenadora municipal de Meio Ambiente do município. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia enviado uma resposta à coluna sobre o caso.

GP EM CANDIOTA
Na última sexta-feira (2), aconteceu mais uma assembleia do Programa Gestão Participativa, desta vez na Região 8, no Assentamento Santa Marta, que abrange o local e arredores. Estiveram reunidos a Administração, os delegados eleitos daquela região e Secretaria de Obras, dando continuidade ao objetivo do Programa que é discutir e eleger as principais demandas de cada comunidade, para então realizá-las. Na oportunidade, foi aprovado o cronograma de execução das obras e quais os pontos que devem ser recuperados das estradas do interior, que é a demanda principal da Região 8. A próxima assembleia do Programa Gestão Participativa é na Região 6 (Vila Residencial), na próxima sexta-feira (9), às 19h, na Escola Jerônimo.

RECESSO EM PINHEIRO
A Câmara de Pinheiro Machado retorna com as sessões ordinárias nesta terça-feira (6) em meio a uma tempestade que o município enfrenta. Somente nos últimos foi decretado calamidade financeira, o fechamento de uma escola e a decisão por greve do funcionalismo. O prefeito Zé Antônio (PDT), que ainda está em férias, deve retornar no próximo dia 12 de março, quando deve ser convidado a comparecer no Legislativo para falar da crise e das medidas que estão sendo tomadas para contê-la.

ESCOLA EM PINHEIRO
O ex-prefeito de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas (PT), que teve seu mandato cassado pela Câmara no fim de 2011 por não ter respondido as solicitações dos vereadores, postou em sua rede social uma crítica ao fechamento da escola rural Passo do Machado pela atual administração. Aliás, o atual prefeito Zé Antônio era o vice de Luiz Fernando à época da cassação, tendo assumido a Prefeitura em seu lugar. O ex-prefeito publicou uma espécie de poema, tendo como pano de fundo o tema ‘escola não se fecha’. “Mas cabe a reflexão. O povo, mesmo sem a escola, tem sabedoria e paciência. E sabe: O futuro, e que este se apresente em breve, não admite que escola se feche”, assinala um dos trechos da postagem.

ESCOLAS EM PIRATINI
As escolas estaduais José Seferino, Vieira da Cunha e Adão Preto, no interior de Piratini, começaram o ano letivo enfrentando os mesmos problemas de 2017. No primeiro dia de aula previsto para esta segunda-feira (5), acabou não acontecendo devido a falta de transporte escolar. A Secretaria Municipal de Educação já havia informado que as aulas na rede estadual só começariam nesta segunda para conciliar com os alunos do interior que precisam estudar na escola estadual Ponche Verde, localizada na cidade. No entanto, a expectativa é de que as aulas nestas três escolas retomem suas atividades somente nesta quarta-feira (7).

VÔOS EM BAGÉ
A Prefeitura de Bagé confirmou a retomada dos vôos regulares entre a cidade e porto Alegre a partir do mês de abril. A linha de segundas a sextas-feiras será feita por uma subsidiária da Gol, a Two/Flex, com saída de Bagé às 7h da manhã e previsão de chegada à capital às 8h15. O retorno será às 18h15min e chegada prevista às 19h30min. O trajeto será feito por um avião Cesna 208B Grand Caravan, com capacidade para nove lugares. A projeção no valor das passagens é de R$ 360.

Comentários do Facebook