Papo de Redação 7/12/2018

DIREÇÃO DO CIDEJA
Acontece nesta sexta-feira (7), em Aceguá, a assembleia anual geral do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jagurão (Cideja). Na oportunidade será eleita a nova diretoria da entidadepara o próximo biênio (2019-2020). O prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT) é o atual presidente e seu nome é o mais cotado para seguir a frente do Cideja.

PRESTAÇÃO DE CONTAS EM CANDIOTA
A quarta mulher a presidir o Legislativo de Candiota desde 1993, vereadora Andréia Rangel (MDB), disse à coluna que está preparando uma prestação de contas de suas gestão, devendo apresentar durante a sessão ordinária do próximo dia 17 que será a última do ano de 2018.

POLÊMICA EM PINHEIRO 1
Durante sua fala na sessão ordinária desta terça-feira (4), o vereador Mateus Garcia (PDT) mostrou-se revoltado com m grupo que insiste em fazer críticas contra le. “Não é de hoje que eu venho sendo atacado nas redes sociais, já vinha desde muito antes de votar favorável ao projeto para trancar o pagamento do vale alimentação para não piorar a situação dos próprios funcionários. Eu falo algo aqui e as pessoas fazem questão de distorcer tudo”. Na oportunidade, o parlamentar disse já ter subsídios suficientes para ajuizar uma ação por reparação de danos morais.

POLÊMICA EM PINHEIRO 2
Na mesma sessão, Ronaldo Madruga (Progressistas) também falou sobre os ataques que os vereadores sofrem diariamente. Aproveitando a fala do Mateus, Ronaldo tornou público ter sido vítima de uma falsa acusação de crime enquanto gestor e registrou Boletim de Ocorrência da Delegacia de Polícia. “Eu já até imagino quem seja e tenho certeza que essa acusação tem cunho totalmente político, eleitoreiro e alguém que tem alguma questão muito grave contra mim e que não conhece de lei”, disse.

CASSAÇÃO EM PINHEIRO
Nesta semana, diante da demora para respostas dos pedidos de informação do Executivo, o vereador Fabrício Costa (PSB) anunciou que protocolaria uma denúncia de infração político-administrativa contra o prefeito Zé Antônio. Segundo ele, “isso impede que o Legislativo cumpra seu papel de fiscalizador”. Foi esse mesmo motivo que levou à cassação do ex-prefeito Luiz Fernando Leivas (PT).

RECURSO PARA PINHEIRO
A deputada federal Yeda Crusius (PSDB) indicou verbas federais para três municípios do Sul do Estado. Além de Bagé e Aceguá, Pinheiro Machado – único deles da cobertura do TP impresso – também foi lembrado pela parlamentar após pedidos do vereador Cabo Adão (PSDB). Através de emendas individuais ao Orçamento Geral da União de 2019 e com indicações que totalizam a quantia de R$ 1 milhão, o município será contemplado com parte do valor para investir no esporte.

PELLCO EM PINHEIRO
Com a notícia do início das obras da Pellco, a maior fábrica de pellets do mundo, o vereador Fabrício Costa (PSB) alertou sobre a preocupação com a mão-de-obra local. “Ainda no início do ano, em encontros com o Batalha (Luiz Eduardo – empresário dono do projeto), ele já dizia que era necessário qualificar pessoal na área da construção civil”. Diante disso, Fabrício informou que conversou com o gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Executivo ficou de dar um posicionamento, mas nada foi concretizado até então. “Se não oferecermos essa qualificação para a população de Pinheiro Machado os problemas virão”.

TENSÃO EM PINHEIRO
O clima não anda nada bom entre o Executivo e o Legislativo de Pinheiro Machado. Quem acompanha as sessões da Câmara de Vereadores vê a enxurrada de críticas que o governo de Zé Antônio tem sofrido – tanto da oposição quanto da própria situação – que na verdade implodiu no Legislativo. Há divergências de pensamentos, principalmente no que diz respeito ao funcionalismo público e isso tem dificultado bastante a relação entre os poderes – que, principalmente neste momento de crise econômica, deveriam sentar e conversar para encontrar uma saída.

MAÇONARIA EM PINHEIRO
Assumiu esta semana como venerável mestre da Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16 de Pinheiro Machado, o médico Ruy Celso Ratto, o Méco (foto).

CAVALGADA EM PEDRAS ALTAS
O Piquete Os Gaudérios, de Pedras Altas, realizou no fim do mês de novembro, a 2ª Cavalgada Masculina. O evento é alusivo as ações do Novembro Azul, que visa a prevenção do câncer de próstata. A cavalgada contou com diversos cavalarianos, que se deslocaram da Cidade do Castelo até o município vizinho de Pinheiro Machado. Entre os participantes estavam jovens, adultos e idosos.

AVENIDA EM HULHA
Cavaletes, terra e início de valas. No início desta semana o cenário da Avenida Getúlio Vargas, principal do município, já estava modificado. O local vai receber pavimentação na área compreendida desde o cruzamento da rua Josemar Games até a rotatória de acesso ao posto de combustíveis. A obra ocorrerá mediante auxílio de emenda parlamentar e será realizada pela empresa Avensi.

Comentários do Facebook