Papo de Redação – edição 1.148

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

CHAMA EM HULHA 1
Em Hulha Negra a Semana Farroupilha começou oficialmente na quinta-feira (13) com o acendimento da Chama Crioula. O símbolo máximo da Semana foi aceso em Dom Pedrito, Capital da Paz. O ato ocorreu na sede campeira do CTG Rodeio da Fronteira, às margens da BR-293. A centelha de Dom Pedrito foi trazida de Iraí – cidade escolhida para sediar a 71ª Geração e Acendimento da Chama Crioula do RS – pelo Grupo de Cavaleiros do Ponche Verde, de Dom Pedrito. A secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, foi a responsável por acender e conduzir a chama até Hulha Negra.

CHAMA EM HULHA 2
Ela chegou no município às 10h50 do dia 13. A primeira entidade tradicionalista a receber a Centelha foi o PTG Tropeiros da Liberdade, do assentamento Che Guevara. O ato aconteceu na Trigolândia, em frente ao Clube Concórdia – onde está a sede do CTG Nativos Rio Negro. A Chama seguiu até a localidade da Bolena, na propriedade de Joca Munhóz onde os integrantes e simpatizantes do CTGs Vento Xucro, Lagoa da Música, Herdeiros de Sepé e Nativos do Rio Negro se reuniram para um almoço campeiro. À tarde, a chama foi entregue para as quatro entidades.

CHAMA EM HULHA 3
Durante a entrega da centelha da Chama, a secretária de Educação e Cultura desejou a exemplo de outros anos, a Semana fosse de muita paz e de culto ao tradicionalismo. O prefeito Renato Machado, do Progressistas, saudou todas as entidades e parabenizou cada uma por preservar e promover a cultura gaúcha. “Precisamos de mais momentos como este. As pessoas se distanciaram do campo, da sociedade sadia que cultua amizade, respeito, companheirismo e tantos outros sentimentos bons. Que essa semana seja de muita tranquilidade”, desejou o prefeito e agradeceu ao domador de cavalos Joca Munhóz por ceder a propriedade para o encontro.

CHAMA EM HULHA 4
Os cavaleiros desfilaram com a Chama Crioula pela avenida Getúlio Vargas. As quatro entidades revezaram no trajeto o acompanhamento da centelha. Mais de 100 cavaleiros participaram do trajeto que seguiu até o CTG Lagoa da Música, onde foi acesa a chama da entidade. Após, as demais entidades acenderam as suas chamas.

CHAMA EM HULHA 5
Durantes as atividades relacionadas a busca e distribuição da chama, o veterinário da Prefeitura de Hulha Negra, Roberto Dalpiva, o estagiário e acadêmico de Veterinária, Lucas da Silva Leitzke e a auxiliar administrativa Patrícia Müller, colocaram o lacre de liberação nos cavalos que os proprietários apresentaram o exame de livre da doença mormo. Os exames são obrigatórios onde há aglomeração de cavalos.

ADOÇAO EM BAGÉ 1
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) de Bagé está comemorando a décima adoção desde o primeiro semestre do ano passado. A coordenação de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, responsável pelas casas de acolhimento, entre elas a Casa do Guri, já encaminhou uma dezena de adoções desde janeiro de 2017. Os meninos com idades entre oito meses e 11 anos já encontraram novas famílias e estão vivendo em um novo lar.

ADOÇAO EM BAGÉ 2
Criada em 2002 e reinaugurada em 2011, a Casa do Guri tem capacidade para acolher 20 crianças de zero a 12 anos incompletos. Atualmente, 10 ocupam o espaço. Elas são encaminhadas mediante determinação judicial, por ocorrências de maus-tratos ou violência sexual. O local funciona 24 horas por dia e conta com psicólogas e assistentes sociais, além de supervisora e monitoras.

ADOÇAO EM BAGÉ 3
Segundo a coordenadora de Proteção Especial, Lisandra Lucas, os profissionais prestam acompanhamento às crianças e suas famílias, realizam um estudo social, e a prioridade é resgatar os vínculos, porém, quando isso não é possível, pois já não há o interesse da família, é solicitada por meio judicial a destituição do poder familiar.

ÁRVORE EM CANDIOTA
A Secretaria de Meio Ambiente de Candiota em parceria com a equipe de Limpeza Urbana realizou esta semana o plantio de duas mudas da espécie Tarumã no campo de futebol localizado na avenida 24 de Março e que leva o mesmo nome desta espécie nativa. O plantio substituiu o velho Tarumã que existia no local e que havia perecido.

PONTE EM PEDRAS ALTAS
Através de um trabalho em parceria e de integração entre a Prefeitura e a comunidade, está sendo construída no interior de Pedras Altas, uma passagem molhada sobre a Sanga da China.

Comentários do Facebook