OPORTUNIDADE

Parceria possibilitará vagas de empregos pelo Sine para a Seival Sul Mineração em Candiota

Serão disponibilizadas 200 vagas em duas etapas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Adriano dos Santos Foto: Silvana Antunes TP

Já estão sendo aceitos diretamente no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Candiota, currículos para contratações pela Seival Sul Mineração (SSM), res­ponsável pelo projeto Mina do Seival, que tem como concessionária a empresa Copelmi.

As vagas através do Sine cumprem um compro­misso assumido pela empresa com o município para que a maior parte da mão-de-obra fosse local. Para isso, foi firmada uma parceria entre os diretores da Copelmi, o Sine e a Prefeitura de Candiota.

Uma reunião no gabinete do prefeito Adriano dos Santos na quarta-feira (10), com a presença do pre­feito Adriano dos Santos, secretária de Ação Social, Trabalho e Renda Sandriane Braga, secretário geral de Go­verno, Artêmio Parcianello, secretário de Obras Renato Cunha (Renatão), coordena­dor do Sine, Maicon Borges e o jornal Tribuna do Pampa, convidado a participar, teve por objetivo esclarecer de que forma as contratações serão realizadas, bem como apresentar o processo extra­ção e envio do carvão mineral para o abastecimento da UTE Pampa Sul, que está em fase de construção na localidade de Seival, em Candiota.

Na oportunidade, o engenheiro de Minas e atual diretor de operações da Copelmi e diretor técnico da SSM Alexandre Grigorieff e o gerente geral de controle da Copelmi, Nelson Kadel Júnior, após mostrarem um vídeo sobre o processo do carvão e as instalações da Mina aos presentes, explica­ram de que forma ocorrerá a contratação.

Segundo Kadel Jú­nior, quando a unidade estiver em pleno funcionamento de todos os processos em razão das necessidades da UTE Pampa Sul, haverá o trabalho na mina e na planta de beneficiamento, o que necessitará de cerca de 200 trabalhadores, que ocuparão vagas de motoristas, operado­res de máquinas, mecânicos, eletricistas e serviços gerais, além de especialistas para laboratórios, segurança no trabalho, meio ambiente e área administrativa, entre outros. “Iremos primar pela contratação de moradores de Candiota conforme nosso propósito e com valorização do trabalho feminino, desde é claro, que os candidatos contemplem os requisitos exi­gidos para a função. Em razão disso o processo de contrata­ções diretas ou terceirizadas se dará através do Sine, que ficará responsável pela cap­tação dos candidatos. Claro que, possivelmente, algumas vagas acabarão sendo preen­chidas por especialistas de outras localidades, isto por­que também será necessário contarmos com técnicos da empresa de outra unidade”, explica o gerente geral da Copelmi.

Questionado quan­to ao prazo de seleção e contratação, o engenheiro Grigorieff relatou que o ob­jetivo é fazer uma seleção a curto prazo entre os meses de outubro e novembro, pois as contratações se darão em duas etapas, uma imediata e outra próximo ao início de operação da UTE Pampa Sul. “As primeiras contratações imediatas logo passarão por um primeiro treinamento na cidade de Butiá. Esses trei­namentos também ocorrerão, posteriormente, em Candiota e diretamente na mina através de uma operação assistida. Quanto aos demais contratos, ficarão pré-selecionados e serão chamados cerca de três meses antes da operação da nova usina”, expõe o enge­nheiro.

Conforme o prefeito Adriano, o aproveitamento da mão-de-obra local será muito importante para o mu­nicípio. “Uma mina como a da Copelmi, com capacidade de extração de quase 3 mi­lhões de toneladas de carvão por ano, é extremamente importante e essa parceria possibilitará proporcionar ainda mais oportunidade de emprego para a nossa popu­lação e, consequentemente uma melhora na economia no município”, afirma o prefeito.

Os currículos de­vem ser entregues direta­mente na agência do Sine de Candiota, localizada na avenida Luiz Chirivino, na Sede do Município.

Comentários do Facebook