PATRIMÔNIO

Parceria viabiliza a revitalização do Hotel da Luz em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Legislativo, Executivo e forças vivas da comunidade se unem para restaurar o símbolo de uma época na cidade

Legislativo, Executivo e forças vivas da comunidade se unem para restaurar o símbolo de uma época na cidade Foto: Divulgação TP

Na noite desta terça­-feira (21), durante sessão ordinária, o presidente do Legislativo pinheirense, Jaime Lucas (MDB), anunciou que o início da revitalização do antigo prédio do Hotel da Luz está prestes a começar. Para o comunicado, além do prefeito Zé Antônio, fizeram parte da mesa representantes do Projeto Promover, Sin­dicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Asso­ciação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) e do Núcleo de Cria­dores de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado.

Na oportunidade, o vereador Jaime ressaltou o momento em que Execu­tivo, Legislativo e as forças vivas do município unem-se para revitalizar o patrimônio histórico. “Para nós desta Casa é uma noite muito im­portante. Esse é um trabalho que vem sendo idealizado há muito tempo com firmeza e transparência entre todas as partes envolvidas. A Câmara está sendo apenas o instru­mento de aproximação da sociedade organizada para que esse projeto saia do papel e o prédio ao lado seja reconstruído”, salientou.

Ainda segundo o parlamentar, o diálogo foi ferramenta fundamental para que se chegasse até esse dia. Jaime pontuou que o atual prédio da Câmara de Vereadores (que é parte do prédio que abrigou o hotel) recebeu melhorias por um baixo valor e através do trabalho de funcionários da Prefeitura – o que serviria de exemplo para o que se pretende fazer na outra parte do antigo Hotel da Luz. “Nós temos o dinheiro para com­prar o material e o prefeito tem a mão de obra. Por isso, eu agradeço em nome de todos, àqueles três senhores que estão ali (Zé Maria, Jairo e Jones) pelo belo trabalho que fizeram de recuperar todos os gabinetes. Nada aqui ficou sem correção e nós gastamos somente R$ 12 mil de material. Então é importante que isso sirva de exemplo, que nós podemos construir sim o Hotel da Luz na sua originalidade, naquilo que é o desejo do Promover e o nosso desejo também”.

Na foto, o prefeito Zé Antônio e uma das lideranças do Projeto Promover, Maria Luiza Farias, a Lula

Na foto, o prefeito Zé Antônio e uma das lideranças do Projeto Promover, Maria Luiza Farias, a Lula Foto: Gislene Farion TP

Durante sua fala, o prefeito Zé Antônio rea­firmou a ideia de união em prol de um bem maior que é anseio de toda a comuni­dade e que para ele tem um valor sentimental particular por ter nascido naquele lo­cal. “Eu e todos os demais queremos ver esse prédio reconstruído. Nós queremos dar o passo inicial, fazer as coisas acontecerem. Eu fico muito feliz pela forma como vai se concretizar essa obra – através dessa união. Só vai se reconstruir e melhorar o nos­so município quando houver o apoio e o engajamento de todos os segmentos e das entidades que representam a comunidade. No momento que se der a largada dessa obra muito mais gente vai chegar e muito mais coisa boa vai acontecer” comentou o gestor. Conforme explicado durante o comu­nicado, o início das obras deve ocorrer assim que o Executivo sinalizar para que seja feito o repasse do valor para a compra dos mate­riais. Segundo Zé Antônio, essa parceria só foi possível graças às economias feitas pelos membros da Câmara de Vereadores. “É preciso agradecer e reconhecer a ajuda do nosso legislativo para que as obras de fato comecem. Precisava haver a ajuda com o recurso e essa quantia só vai sobrar porque vocês souberam administrar com mãos de ferro durante essa luta que se vive hoje que é a escassez de dinheiro”.

Característico das revitalizações, as aberturas serão recuperadas

Característico das revitalizações, as
aberturas serão recuperadas Foto: Divulgação TP

Para a integrante do projeto Promover, Maria Luiza Farias, é importante ressaltar que o hotel deverá permanecer na sua originali­dade. “O Promover foi uma ação construída por muitas mãos, onde se elegeu o mar­co zero como sendo a nossa prioridade. Muitas ações foram pensadas. Na época, tiramos alguns caminhões de entulhos de dentro do prédio, fizemos uma publicação re­gistrando a nossa arquitetura – o que nos deu uma visibi­lidade muito grande porque ficou registrado e palpável. Eu parabenizo vocês por terem essa coragem e nós temos que encher o peito e dizer que nós somos daqui, de uma terra acolhedora e que vai acolher muito mais gente com o Hotel da Luz restaurado – e aqui eu faço uma ressalva – ele deve ser restaurado, nós não podemos perder a essência das nossas coisas”.

Ainda na oportu­nidade, o chefe de gabinete, Marcelo Mesko comentou sobre a luta que o Proje­to Promover traçou ainda em 2016. “Eu gostaria de ressaltar que mesmo unin­do as mais diversas forças vivas desse município e contando com o apoio de grandes empresas, a gente não conseguiu fazer o que vai ser feito agora. Se tentou projeto através do Ministério de Turismo e tantos outros, mas não conseguimos. O Legislativo está proporcio­nando um sonho de muitos moradores de Pinheiro Ma­chado e isso pra autoestima do povo não tem nem como mensurar”, pontuou durante o comunicado.

O primeiro passo será a retirada do telhado

O primeiro passo será a retirada do telhado Foto: Divulgação TP

A partir desse mo­mento, com o projeto devi­damente apresentado para população pinheirense, o primeiro passo será a retira­da do telhado e a colocação de vigas. Além disso, Zé Antônio ressaltou que a arquiteta responsável pelo projeto, Eulália Anselmo, garantiu que aberturas de portas e janelas poderão ser aproveitadas e recuperadas com o trabalho de um mar­ceneiro. A casa legislativa dispõe de R$ 300 mil para a revitalização e o Execu­tivo de três funcionários da Secretaria de Obras que serão os responsáveis pelo trabalho.

PROMOVER PINHEIRO O projeto surgiu em 2016 com o intuito de fomentar o desenvolvimento e a econo­mia de Pinheiro Machado, incentivando a cultura de empreendedorismo e novos negócios nos ambientes urbano e rural. O grupo, formado pela comunidade e lideranças de instituições parceiras, promoveu diver­sas ações no antigo prédio do Hotel da Luz a fim de uma revitalização.

 

Comentários do Facebook