ELEIÇÕES 2020

Partidos se unem e lançam Bloco de Oposição em Bagé

Ato do lançamento do BOM aconteceu na Câmara de Vereadores na última quinta-feira e contou com a presença do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi

Cerca de 150 pessoas participaram o lançamento do BOM Foto: Elis Regina Cartaxo/Especial TP

Na última quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Bagé, aconteceu o lançamento do Bloco de Oposição Municipal (BOM). O bloco é o resultado dos debates entre os principais partidos de oposição no município que reúne o PCdoB, PSB, PSOL, PT e Rede Sustentabilidade. Para os presidentes dos partidos, o momento é de união entre aqueles que pensam uma Bagé melhor para os bageenses, com uma política transparente e diálogo com a comunidade.

O presidente do PCdoB, Sandro Lehmann, falou em unidade como sendo primordial para a construção de um novo rumo para a cidade. “Nós somos oposição ao governo Divaldo Lara, nós temos lado, e nosso lado é junto com a comunidade, com os trabalhadores”.

O presidente do PSB, Ricardo Cougo, falou da necessidade de frear o processo de retrocesso da democracia e da retomada de uma política verdadeiramente do povo. “Precisamos sair daqui unidos para combater a corrupção e a má utilização dos recursos públicos”, concluiu.

A vice-presidente do PT, Janise Colares, destacou na sua fala que em 16 anos de governo do PT em Bagé jamais se ouviu falar em formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas e outras práticas contrárias a boa administração. “Nós não vamos permitir que destruam Bagé e que façam dela realmente uma terra arrasada”.

O presidente do PSOL, Leonardo Gam, frisou que a política não é apenas um processo eleitoral, mas, acima de tudo, social e que esta foi uma das causas motivadoras para que o PSOL integrasse o BOM. Gam também agradeceu a presença de representantes de movimentos sociais e sindicatos no ato.

A vereadora Beatriz Sousa (Rede) não pode estar presente durante o lançamento, mas enviou um áudio que foi transmitido pelo vereador Lelinho (PT). Nele a vereadora lembrou que ser oposição nunca foi tarefa fácil, mas essencial para a democracia. “O BOM é o que Bagé precisa”.

Os vereadores Lelinho e Chico (PSB) também falaram durante o ato de lançamento do bloco e do papel que a oposição terá até as eleições de 2020, um deles, o de conduzir Bagé para uma nova política com coragem e transparência. “Com o Bloco de Oposição estaremos de mãos dadas mostrando o que realmente acontece na nossa cidade”, frisou Lelinho. Já o vereador Chico disse que Bagé pode esperar homens e mulheres capazes, destemidos e aptos para lutar por uma Bagé ainda bem mais melhor.

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e ex-prefeito de Bagé (2000-2008), participou do ato e considerou essencial a existência de uma oposição forte e atuante para qualquer governo. Mainardi lembrou dos seus oito anos como prefeito e como a oposição na Câmara o ajudou a construir um governo ainda mais transparente e democrático. Sobre o BOM, o deputado demonstrou apoio como ex-prefeito, deputado e militante do PT. “Quando os partidos de oposição se unem e resolvem fazer um Boletim Informativo é uma forma, também, de fortalecer a democracia e de se respeitar a cidadania. Quando me falaram do Jornal do BOM eu apoiei a iniciativa, desde que nele fosse escrito apenas verdades. Devemos condenar a prática do fake news e da desinformação nas redes sociais. A oposição é vital para quaisquer governos e que a cidade de Bagé só tem a ganhar com a criação do bloco”, analisa.

O Jornal do BOM, apresentado durante o ato de lançamento, deverá ser periódico e dará publicidade as ações do bloco de oposição. Em cada edição serão publicadas notícias sobre a cidade, ações dos vereadores de oposição além de uma reportagem principal. A ideia, segundo os dirigentes, é dialogar com a comunidade, por isso, um e-mail estará disponível para os bageenses mandarem suas mensagens.

O ato de lançamento do Bloco contou com a presença de 150 pessoas que lotaram a Câmara de Vereadores.

Lideranças de cinco partidos firmaram o bloco Foto: Elis Regina Cartaxo/Especial TP

Comentários do Facebook