TEMPORAL

Pedras Altas decreta Situação de Emergência após prejuízos do temporal

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Defesa Civil Regional visitou o município e levou materiais para auxiliar as famílias Foto: Divulgação TP

Conforme publicado pelo Tribuna do Pam­pa na última sexta­-feira (4), o forte tempo­ral registrado na noite da quarta-feira (2) ocasionou destelhamentos, destrui­ções e uma centenas de prejuízos a moradores do interior de Pedras Altas, principalmente das comuni­dades do Regina, Lago Azul e Glória. Diversas famílias ficaram desabrigadas e com problemas estruturais nas residências em razão da chuva e ventos fortes, que de acordo com a Sigma Meteorologia, podem ter chegado aos 130 km/hora.

Outro grande pro­blema identificado foi a falta de energia elétrica por consequência da queda de cerca de 80 postes de iluminação da Companhia de Estadual de Energia Elétrica (CEEE), responsá­vel pelo abastecimento no município.

Em razão das conse­quências registradas, após reunião do prefeito Bebe­to Perdomo, secretários municipais e Defesa Civil para detectar os problemas e verificar de que forma seria possível ajudar as comunidades, um mutirão de trabalho ocorreu principal­mente entre as secretarias de Assistência Social, Obras e Agricultura, levando o Executivo a decretar Situa­ção de Emergência.

O município já ha­via disponibilizado lonas para cobrir o telhado das residências atingidas, mas com o apoio da Defesa Civil Regional, através do tenente coronel Leonardo e do sargento Domingues, foram também doados à comunidade, agasalhos, calçados, cobertores, lonas e itens de higiene. Através da reunião de governo, tam­bém foi definida a compra, por parte da Prefeitura, de telhas e madeiras para en­tregar as famílias atingidas – fato que ocorreu na tarde de domingo (6). De acordo com o prefeito Bebeto, não seria possível esperar em torno de 60 dias pela che­gada das telhas da Defesa Civil Estadual. “As pessoas não podem esperar esse tempo todo. Adquirimos com recursos próprios do município para devolver um pouco de dignidade e auto­estima para essas famílias”, disse o prefeito.

ENERGIA ELÉTICA – Para agilizar o restabelecimento de energia elétrica, que ini­cialmente poderia levar até 15 dias para normalizar to­talmente, em reunião entre o Executivo e a gerência da CEEE Pinheiro Machado, ficou definido que a compa­nhia enviaria cinco equipes para trabalhar no município. Segundo apurado pelo TP, até a tarde de domingo (6), a energia já havia sido nor­malizada nas localidades do Lago Azul, Regina, Santa Inês e estrada da São José.

Comentários do Facebook