SAÚDE

Pedras Altas e Hulha Negra organizam a 6ª Conferência de Saúde Municipal

Debates sobre os rumos da saúde ocorrerão durante o dia

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Hulha Negra e Pedras Altas estão organi­zando 6ª Conferên­cia de Saúde Municipal. Com os temas “Democra­cia e Saúde”, os eventos acontecerão no próximo sábado (6), no Assenta­mento da Reforma Agrária Nossa Senhora Glória, a partir das 9h30, em Pedras Altas, e no dia 12 de abril, das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal de Vereadores de Hulha Negra.

Organizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos Mu­nicipais de Saúde (CMS), as conferências contarão com debates sobre o rumo da saúde nos municípios através de três eixos: 1 – Democracia e Saúde; 2 – Saúde como direito; 3 – Consolidação dos prin­cípios do Sus e financia­mento adequado e eficiente para o Sus.

Conforme o coorde­nador de Saúde de Pedras Altas, Celso Caetano, o evento será um espaço aberto para toda população. “Mais uma vez o governo municipal está valorizando as comunidades rurais, le­vando a cidade ao encontro do campo. A participação de todos é muito impor­tante”, expõe Celso convi­dando todos a participarem.

Em Hulha Negra, o encontro deverá reunir usuários, trabalhadores e gestores da saúde públi­ca, que poderão participar com seus pontos de vista, inclusive com a elabora­ção de sugestões. “A 6ª Conferência Municipal de Saúde é muito importante, é uma oportunidade para se discutir propostas que o município defenderá na Conferência Nacional de Saúde. É a oportunidade de abordadas inúmeras pro­postas e sugestões”, desta­ca o secretário municipal de Saúde, Volney Jorge.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para am­pla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fun­damental para a construção de políticas de estado sus­tentadas pela participação popular.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão os municípios. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferên­cia Nacional de Saúde, que terá seu processo finaliza­do entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

Comentários do Facebook