EXEMPLO

Pedras Altas fala sobre ações realizadas durante seminário regional

Evento contou com a participação de representantes de 41 municípios do Estado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Grupo de Pedras Altas apresentou o trabalho e resultados referentes ao município Foto: Divulgação TP

Na semana passada, Pedras Altas serviu como exemplo para outros municípios do estado durante o 2º Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal, ocorrido na cidade de Mariana Pimentel, localizada a 90 quilômetros de Porto Alegre.

Na ocasião, o município de Pedras Altas foi convidado a participar e apresentar as ações do Programa de Integração Tributária (PIT), Turma volante e Nota Fiscal Gaúcha (NFG), salientando a importância do PIT, premiações, funcionamento da Turma Volante e os retornos que o Programa pode oferecer a cada município que adere ao sistema.

O seminário contou com a participação de 41 municípios, sendo que somente três foram convidados a explanar sobre suas ações e contribuir com a troca de experiências individuais de cada um. Pedras Altas foi um deles, estando ao lado de Aceguá e Sertão Santana.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cilene Tardiz da Silva, que participou e representou o município no evento junto a coordenadora do NFG, Maria da Graça Ferreira Nobre e da assessora de gabinete Caroline Soares Marques, foi um momento importante para o município, pois foram mostrados projetos e ações que possuem significados positivos para a cidade, Também acompanhou o grupo de Educação Fiscal, a professora Andreia Pinheiro Cardoso, que apresentou um projeto com as crianças de 1°ano da escola Assis Brasil sobre Sistema Monetário, Educação Financeira e Nota Fiscal Gaúcha na escola – desenvolvido a princípio num único ano, podendo ser trabalhado posteriormente nos demais anos iniciais e finais de todas as escolas.

Logo após o encerramento das atividades, cada município recebeu uma lembrança do evento – uma cesta contendo produtos da agricultura familiar local.

PIT – Conforme já havia explicado ao TP o secretário de Finanças e Orçamento Vitor Barcelos, relativo ao segundo semestre de 2018, Pedras altas atingiu pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT) de 93 pontos, atingindo uma das melhores colocações e somando-se aos 79 pontos do primeiro semestre, se chegou ao total de 172 de 200 pontos possíveis, o que acarretou uma estimativa de arrecadação para o exercício seguinte de um montante de R$ 150 mil. “A ampliação das ações do PIT fez com que o município obtivesse maior pontuação da história. Como consequência aumentamos o retorno de ICMS para o exercício de 2020, isso porque desde que assumimos o governo, passamos a fortalecer as ações do PIT, pois o município tinha realizado apenas 30 pontos no ano anterior ao da nossa posse”, explicou o secretário anteriormente.

Participantes foram agraciadas com um mimo

Participantes foram agraciadas com um mimo

Comentários do Facebook