CIDADANIA

Pedras Altas sediará Seminário de Educação Fiscal

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Evento será no CTG Sentinela de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

No dia 22 de novembro, o município de Pedras Altas sediará um importante evento, o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal. O evento, que ocorrerá no CTG Sentinela de Pedras Altas, é uma realização da Prefeitura através das Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Finanças e Orçamento, além do Grupo de Educação Fiscal (GEF).

O Seminário, que acontece em sua primeira edição, é voltado para interessados no assunto de toda a região. A Educação Fiscal se molda sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas: a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos e a ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida como um todo.

Integrantes do GEF, composto por Maria da Graça Ferreira Nobre e Jeson Xavier Rodrigues, juntamente com a secretária Cilene Tardiz, visitaram os municípios da região para divulgar o evento. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do site www.pedrasaltas.rs.gov.br.

Conforme o prefeito Bebeto Perdomo, a realização do evento e participação de todos é muito importante para o município. “A participação no evento pontua para que o município conveniado com o programa de Educação Fiscal receba repasse financeiro”, frisou o prefeito ao convidar todos a participarem.

Segundo o secretário de Finanças e Orçamento, Vitor Barcelos, 38 pessoas já estão inscritas. “Esperamos contar com a participação dos municípios vizinhos. O seminário é importante para debater a cidadania, tanto que temos essa parceria do programa de Educação Fiscal com a Secretaria de Educação, lugar onde de fato se prepara as pessoas para o futuro. Talvez seja o momento de parar, fechar um ciclo e começar outro de formação de cidadania”, ponderou o secretário.

PROGRAMAÇÃO

– 8h30: Recepção, credenciamento e entrega do material.
– 9h: Coffe Breack.
– 9h30: Abertura do evento.
– 10h30: Palestra de abertura “A função social dos tributos” – com Dão Real Pereira dos Santos, auditor fiscal da Receita Federal.
– 11h30: Palestra “Os tributos municipais” – com AnaTereza Silveira, fiscal tributária municipal.
– 12h: Intervalo.
– 13h10: Apresentações culturais municipais.
– 13h30: Palestra “Educação fiscal: moldando a sociedade em busca do exercício pleno da cidadania fiscal” – com Liziane Protzen, pedagoga, fiscal tributária e membro do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Chuvisca.
– 14h10: Palestra “Nota Fiscal Gaúcha e ações de educação fiscal no PIT”, com o auditor fiscal Carlos Alberto Gregori Paveck, representante da Delegacia Regional da Receita Estadual de Bagé.
– 14h45: Coffe Breack.
– 15h05: Palestra “Nota Fiscal Gaúcha e entidades”, com Adelar Vendrúsculo, técnico tributário da Receita Estadual.
– 16h: Encerramento.

Comentários do Facebook