AGRICULTURA FAMILIAR

Pinheiro Machado adere ao Susaf e possibilita expansão das agroindústrias familiares

Nesta semana, através da portaria 124/2019 da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), o município de Pinheiro Machado recebeu a comprovação de adesão ao novo modelo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O feito permite que agroindústrias e equivalentes (mão de obra familiar e área de 250 metros quadrados de processamento) inscritas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) comercializem seus produtos para todo o Rio Grande do Sul.

Em conversa com o TP, o prefeito Zé Antônio disse que a pauta já vinha sendo tratada desde o início do seu mandato e comemora o fato de poder sanar essa necessidade do pequeno produtor. “Tínhamos o entendimento de que era necessário possibilitar a expansão dos negócios para os produtores rurais do nosso município e isso só seria conseguido através do Susaf. A partir de agora, através dessa portaria, as agroindústrias precisam passar por algumas adequações e em seguida já começam a desfrutar desse novo sistema”, explicou.

Entre os exemplos de negócios que esperavam por essa determinação para ampliar sua comercialização, a recém inaugurada Casa do Mel – da Associação Pinheirense de Apicultores (Apa), e o Abatedouro Cacimbinhas – administrado pelo Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, essa abertura de mercado gera um efeito cascata – trazendo mais renda para os produtores, novos postos de trabalho, mais impostos para o município e recursos para o Estado. “O Susaf incentiva a agroindústria a crescer e a investir em qualidade do produto, aumentando a renda e a qualidade de vida das famílias e garantindo a permanência do homem no campo”, destacou em reportagem produzida pela assessoria de comunicação do governo.

Comentários do Facebook