SERVIÇO FUNDAMENTAL

Pinheiro Machado volta emitir carteiras de identidade

Inicialmente estão sendo atendidas cinco pessoas por dia, visto que funcionárias estão em processo de adaptação

Inicialmente estão sendo atendidas cinco pessoas por dia, visto que funcionárias estão em processo de adaptação Foto: Claudenir Munhoz TP

Os pinheirenses que necessitam fazer a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade não precisam mais se deslocar para outros municípios para solicitar o documento. O serviço voltou a ser oferecido na segunda-feira, 8, após duas funcionárias do quadro da prefeitura receberem um curso na 7ª Coordenadoria Regional do Instituto Geral de Perícias (IGP),em Santana do Livramento. A capacitação durou três dias e, recentemente, um mini treinamento foi proporcionado para as servidoras no Posto de Identificação do IGP em Bagé.

A emissão de carteiras estava interrompida há anos, desde a desvinculação do IGP com a Polícia Civil que, na época, oferecia o serviço nas delegacias. Após tratativas entre o Executivo e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, o prefeito Felipe da Feira (PTB) assinou o convênio com duração de quatro anos, podendo ou não ser prorrogado.

Para o prefeito, o grande problema era as despesas que as pessoas tinham para se deslocar para Bagé ou Pelotas e solicitar o documento. “Tem gente que não tem. É muito importante esse serviço, pois principalmente os jovens que participam de competições esportivas precisam do RG para viajar”, comenta. Além disso, o prefeito ressalta que as atribuições do Estado e da União estão passando para os municípios e, com isso, os serviços da máquina pública começam trabalhar de forma lenta. “Quando os gestores se dão conta estão assumindo os papeis do Estado e do Governo Federal, sobrecarregando os municípios”.

Beatriz Rosa Luiz (ao centro) foi a primeira solicitar o documento na segunda-feira, 8

Beatriz Rosa Luiz (ao centro) foi a primeira solicitar o documento na segunda-feira, 8 Foto: Divulgação TP

As Carteiras de Identidade não são emitidas na hora, apenas ocorrem solicitações, as quais são encaminhadas para Bagé e Porto Alegre. O prazo para entrega do documento é de até 30 dias. As servidoras Vera Maria da Rosa Vieira e Dulce Gantes da Rosa estão em processo de adaptação com o novo processo que está sendo realizado no prédio da prefeitura, na rua Nico de Oliveira, 763, das 8h às 14h. Os atendimentos de forma inicial estão sendo feitos através de fichas, as quais são disponibilizadas cinco por dia.

Segundo a funcionária Vera Vieira, ela acreditava que de imediato o movimento seria intenso, mas garante que está tranquilo. “É uma novidade, mas estou gostando, apesar de ser um processo diferenciado. A 2ª via é mais fácil, pois já consta nos sistema. Já a 1ª tem que colocar todos os dados”, diz.

Quem perdeu o documento e precisou solicitar novamente, destaca que o serviço na cidade é muito importante. “Era o que estava faltando no município. Imagina se perde o RG e tem que ir a Bagé ou Pelotas? É uma necessidade”, relata Gustavo Alves, de 58 anos.

A câmara de vereadores também auxiliou no processo para a cidade voltar a ter o serviço.

Documentos para emissão do RG

* Certidão de Nascimento ou Casamento atualizada e xerox
* Uma foto 3×4
* Cópia do CPF
* 1ª via e a partir de 65 anos é isento de taxa. Já a 2ª via é cobrado o valor de R$ 60,05

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