TRADICIONALISMO

Piquete Lila Alves realizou mais uma Cavalgada da Mulher Pinheirense

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O evento já acontece pela 12ª vez Foto: Fotos: Divulgação TP

No último final de semana (10 e 11), as tradicionalistas de Pinheiro Machado reuniram-se pelo 12º ano consecutivo para mais uma edição da Cavalgada da Mulher Pinheirense. Desta vez, cerca de 24 participantes saíram do CCTG Lila Alves e cavalgaram até a propriedade de João Carlos Ribeiro, na Cancela de Ferro.

As participantes recebem certificados e o proprietário do local uma placa de agradecimento

De acordo com Ulda Lucas, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é integrar as mulheres que gostam de montar a cavalo. “Nossa ideia é também incentivar o amor e o respeito pelo cavalo e unir cada vez mais as mulheres tradicionalistas de Pinheiro Machado”, salientou. Junto da amiga Rosseni Farias, a dupla acabou disseminando a proposta que já virou tradição entre as pinheirenses.

Questionada sobre o que é necessário para participar da Cavalgada da Mulher, Ulda foi bem objetiva. “É preciso trazer a sua alegria, amizade, bom humor e se sentir à vontade, pois a festa é nossa”, destacou.

24 mulheres cavalgaram até o interior do município

Participante desde 2014, Rita Sampaio contou ao Tribuna do Pampa sobre a sua satisfação em fazer parte do que, segundo ela, tornou-se um grande encontro de família. “Além de fugir da correria do dia a dia e renovar as energias, essas cavalgadas são o momento em que posso voltar no tempo e recordar minha infância que foi no lombo do cavalo junto do meu pai”.

Tratando-se de família, Rita foi a incentivadora da cunhada, Jocelaine Sampaio, que participa pela segunda vez e já aguarda a próxima edição. “Adoro as atividades relacionadas ao campo porque nasci e me criei na zona rural onde o nosso meio de transporte era o cavalo, animal que eu tanto amo”. Para ela, a experiência tem sido cada vez mais gratificante. “Além de cultuar as nossas tradições, também nos proporciona conhecer o interior do município, fazer novas amizades e fortalecer as que já temos”, disse.

Buscando promover a cultura gaúcha e reunir os tradicionalistas, o Piquete Lila Alves também é responsável por organizar a Cavalgada da Amizade onde participam homens, mulheres e crianças de todas as idades.

Comentários do Facebook