CAPACITAÇÃO

Piratini sedia capacitação de Conselhos Tutelares e abertura de campanha contra a pedofilia

Evento reuniu representantes de várias cidades Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Aconteceu nesta quinta-feira (14), a Capacitação Regional de Conselheiros Tutelares em Piratini. O evento, que foi realizado no Clube SRP, contou com a presença de órgãos dos municípios de Piratini, Canguçu, Pelotas, Cerrito, Jaguarão, Rio Grande, Chuí, entre outros.

Durante o dia os palestrantes Julio Fontoura, do Fórum Colegiado dos Conselho Tutelares, Marcelo Nascimento, da Consultoria Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Nelson Soares, coordenador regional da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Sul (Aconturs), bem como o coordenador técnico do projeto Genoma Colorado, do Sport Club Internacional e presidente da Aconturs, Jeferson Leon, que explanaram e discutiram assuntos como a pedofilia e a possibilidade de implantação do projeto Genoma Colorado na cidade de Piratini, além de promover pela primeira vez no município, uma rede de integração dos Conselhos Tutelares da região.

 

PEDOFILIA A Primeira Capital Farroupilha foi palco da abertura da campanha “Todos contra a Pedofilia”, e desta forma, o dia especialmente foi de muito debate para que se possa proporcionar uma rede de atendimento qualificado sobre o tema. O tema continuará passando por outros municípios a fim de transmitir e qualificar os conselheiros tutelares sobre um assunto que assombra a população e que muitas vezes nem ao menos chega até as autoridades competentes.

O prefeito Vitor Ivan (Vitão) ressaltou a importância das capacitações. Segundo Vitão, essa é uma meta de governo dele, capacitar e fortalecer os órgãos, principalmente o Conselho Tutelar. Já o secretário de Assistência Social Adilson de Oliveira, ponderou a necessidade de Piratini sediar um evento como este, ressaltando ser essa a forma de qualificar o quadro e contribuir para a comunidade.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar de Piratini Vitânia Martins, é muito importante sediar pela primeira vez no município uma capacitação regional. Para ela, esta é uma forma de integrar e ajudar no desenvolvimento além de auxiliar os conselhos tutelares da região.

 

GENOMA COLORADO O dia também foi importante por trazer a possibilidade de implantação do projeto Genoma Colorado em Piratini, que ajudará no desenvolvimento de crianças e adolescentes que muitas vezes não estão inseridos em práticas esportivas e acabam nas ruas sem algum tipo de ocupação.  Segundo a coordenadora, o projeto viabilizará condições para que essas crianças e adolescentes, através da prática esportiva e principalmente com a ajuda do Sport Club Internacional, tenham um melhor desenvolvimento ao receberem uma atenção especial.

O coordenador técnico do projeto Genoma Colorado Elpídio Braga salientou a importância do projeto que ajuda mais de 80 mil crianças. Braga ainda lembrou que quem tem interesse em participar do Genoma Colorado deve estar em dia com a escola, sendo exigida a apresentação do rendimento escolar.  Durante a tarde o coordenador técnico aproveitou para visitar o campo do clube Guarani, que possivelmente sediará o programa.

Por fim, o coordenador do Fórum dos Conselheiros Tutelares Julio Fontoura salientou o compromisso do órgão com as crianças e adolescentes, além de discutir sobre as dificuldades que os conselhos tutelares enfrentam com relação as condições de trabalhos e ferramentas que faltam na maioria dos órgãos em todo o Brasil. Para isso, Fontoura diz acreditar ser necessária uma unificação dos conselhos tutelares, bem como o exercício da profissão em conjunto.

Comentários do Facebook