NOVA REGULAMENTAÇÃO

Placa padrão Mercosul entra em vigor ainda em 2018

A obrigatoriedade da mudança é apenas para veículos 0km, em transferência ou com necessidade de substituição das placas

A expectativa é que a mudança total da frota aconteça em 5 ou 6 anos Foto: Lúcio Távora/Especial TP

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou, na sexta-feira (30), a prorrogação do prazo para as placas padrão Mercosul, que estavam previstas para entrar em vigor neste 1º de dezembro. A nova data será escalonada nos Estados brasileiros, variando de 03 a 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, o prazo final é no dia 17 de dezembro.

A medida atende aos pedidos dos Detrans, tendo em vista o baixo número de empresas aptas para confeccionar as placas e a falta de capilaridade para atender a todas as regiões. O Rio Grande do Sul possui duas empresas cadastradas para fabricar as chapas-base e 84 para estampar (esse número é dinâmico, muda conforme vão entrando novos pedidos). No entanto, nem todas essas empresas concluíram o processo de credenciamento junto ao Denatran.

ENTENDA – A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal – resoluções 729, 733 e 745 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A placa será obrigatória somente para os veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (por perda, por exemplo). Os demais não terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual (cinza).

Fonte: Detran RS

Comentários do Facebook