PLANEJAMENTO URBANO

Planos Diretores de Candiota e Hulha Negra estão finalizados

Prefeito de Hulha Negra recebeu o plano junto com a equipe na Prefeitura

Prefeito de Hulha Negra recebeu o plano junto com a equipe na Prefeitura Foto: Simôni Costa/Especial TP

A elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) dos municípios de Candiota e Hulha Negra foi concluída após mais de um ano e meio de atividades. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, as propostas de projetos de lei foram entregues aos representantes dos executivos municipais.

A formalização da entrega dos projetos de lei sobre o Plano Diretor de Candiota e Hulha Negra contou com a presença de representantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), que foi a responsável pela condução do trabalho, da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) financiadora da iniciativa, e de representantes das prefeituras e câmaras de vereadores dos dois municípios.

Em Candiota, a entrega aconteceu durante a Sessão da Câmara de Vereadores que foi realizada no Sindicato dos Mineiros. Na oportunidade, o Prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, parabenizou os envolvidos no trabalho, destacando que o Plano servirá como apoio para a qualidade de vida, urbanização e desenvolvimento da cidade de Candiota. “A nossa cidade é linda e o Plano Diretor nos demonstrou isso. Se, antes, eu já tinha orgulho de Candiota, por tudo que foi elencado e demonstrado pelo Plano, hoje eu me orgulho muito mais da minha cidade e das pessoas que nela vivem”, destacou Santos durante seu pronunciamento.

Já em Hulha Negra, o Prefeito Renato Machado destacou a importância do Plano Diretor para a cidade e da presença da UTE Pampa Sul na região. “Muito obrigado para todos. Com certeza o Plano será uma ferramenta a serviço do sucesso de Hulha Negra porque nos ajudará a pensar a cidade para os próximos anos de forma organizada e comprometida com o desenvolvimento da nossa comunidade”.

Representando a Urcamp, participaram das entregas o coordenador do trabalho, professor Leonardo Castilho, a integrante da equipe, professora Magali Nocchi Collares Gonçalves, a pró-reitora de pós-graduação, professora Elisabeth Drumm e a pró-reitora Acadêmica, professora Virgínia Paiva Dreux. “É uma satisfação para nós da Urcamp entregar este produto que, temos certeza, servirá ao desenvolvimento ordenado dos municípios de Candiota e Hulha Negra, tendo sido desenvolvido pelo corpo técnico da instituição e pelos nossos alunos. Enquanto uma universidade comunitária puder contribuir com a região, levando o conhecimento que é produzido na academia em beneficio das comunidades, é o papel que a Urcamp vem empenhando-se em desenvolver e que fica evidente no sucesso do trabalho realizado para a elaboração dos Planos Diretores de Candiota e Hulha Negra”, destacou Dreux.

A elaboração dos Planos Diretores de Candiota e Hulha Negra foi um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul e pela ENGIE como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da Usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). “Esperamos que todo o trabalho desenvolvido sirva para o desenvolvimento futuro das cidades de Candiota e Hulha Negra. Agradecemos a comunidade e as equipes das prefeituras que sempre nos auxiliaram e estiveram presentes durante este trabalho, além de agradecer todo o empenho da Urcamp em desenvolver um estudo tão bem elaborado e bem feito como este. Por fim, desejamos que estes Planos Diretores venham para contribuir com dinamismo para o progresso futuro de todas as duas municipalidades”, destacou o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm.

Com a entrega dos Planos Diretores para os municípios de Candiota e Hulha Negra, o trabalho da Urcamp e da UTE Pampa Sul está concluído, sendo que agora os Planos deverão ser enviados para as Câmaras de Vereadores das cidades para os debates e aprovação e, após, retornarão para o poder executivo que deverá realizar a sanção para que os Planos entrem em vigor.

PDDUA – O trabalho de elaboração dos Planos Diretores de Candiota e Hulha Negra foi divido em três etapas. Em um primeiro momento foi realizado um levantamento técnico a partir de informações fornecidas pelas Prefeituras e também de informações coletadas durante as leituras comunitárias realizadas com representantes da população, resultando em uma série de dados apresentados em uma 1ª Audiência Pública, que apontou as principais potencialidades e dificuldades identificadas nos municípios.

A partir das informações coletadas, grupos técnicos das prefeituras, formados por profissionais das áreas de meio ambiente, engenharia, jurídica e socioeconômica, realizaram uma série de reuniões para debater os resultados, analisar as características da cidade e elaborar propostas para os modelos urbano e rural de Candiota e Hulha Negra. Os modelos foram apresentados e debatidos em uma 2ª Audiência Pública e com a aprovação das propostas, os grupos de trabalho voltaram a reunir-se para a elaboração efetiva do projeto de lei que resultou nos Planos Diretores dos municípios. A proposta de lei foi apresentada em terceira Audiência Pública. Com a aprovação do trabalho, todo o material elaborado foi entregue aos executivos municipais para que seja enviado para análise e aprovação nas Câmaras de Vereadores e, após, possa retornar ao poder executivo para sanção dos prefeitos.

 

Em Candiota, plano foi entrega ao prefeito durante sessão solene

Em Candiota, plano foi entrega ao prefeito durante sessão solene Foto: Fernando Luzzi/Especial TP

Comentários do Facebook