ÁGUA

Poço da Serra da Hulha já está apto para abastecimento do interior

Poço já disponibiliza água para carregar caminhão-pipa

Poço já disponibiliza água para carregar caminhão-pipa Foto: Divulgação TP

Falta de água e racionamento. Os termos já estão em uso há algum tempo pelo TP no que se refere à água em Hulha Negra. Medidas estão sendo tomadas e alternativas buscadas pelo Executivo para que o racionamento, que ainda perdura no município, possa se findar ou ao menos reduzir.
O município é abastecimento somente por poços artesianos, que possuem produção conforme a influência climática, podendo chegar a 22 mil litros de água por hora na Sede. Atualmente, das 13h às 18h e da meia noite às 6h, as redes são desligadas para que a produção de água seja restabelecida.

Na última edição do TP de 2017, o prefeito Renato Machado confirmou a utilização de dois novos poços para 2018, o da Serra da Hulha e o do bairro Floresta, que juntos acumulam 12 mil litros de água por hora, quantidade que permite amenizar o problema no município, que se agravou após secar o poço da rua Josemar Games.

POÇO DA SERRA – Já está com a energia elétrica estabelecida e a bomba em funcionamento, o poço localizado na Serra da Hulha que tem por finalidade auxiliar no abastecimento de água do município. O poço, localizado na antiga escola Dr. Feitosa, possui 60 metros de profundidade e água de alta qualidade, com capacidade de geração de 6 mil litros de água por hora.

Segundo o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, a água produzida pelo poço visa abastecer o caminhão-pipa para levar água até os assentamentos e, com isso, deixar de retirar água dos reservatórios da área urbana, assim como da Trigolândia e Frigorífico Mateus.

No Floresta, após as análises (foto), obra deve começar no dia 8

No Floresta, após as análises (foto), obra deve começar no dia 8 Foto: Divulgação TP

BAIRRO FLORESTA – Outro poço que será benéfico para o município, é o localizado no bairro Floresta. Apesar de não ser possível a utilização total da água produzida em razão da contaminação da água, mostrada em análises feitas pelo governo do Rio Grande do Sul, os aproximados 6 mil litros de água por hora produzidos pelo poço e que serão retirados após um processo de tamponamento, permitirão melhorias no abastecimento do bairro e assentamento Santo Antônio.

De acordo com o prefeito, está confirmado pela Secretaria de Obras do Estado, o início do trabalho na próxima segunda-feira (8), para que em breve o poço seja colocado em funcionamento e a água possa ser utilizada pela comunidade. Conforme já havia sido explicado pelo prefeito, será colocado um tampão a partir da segunda entrada de água, antes do volume contaminado.

Comentários do Facebook