ELEIÇÕES 2018

Pré-candidato do PT visita a região e diz que polo carboquímico é prioridade

Militantes, dirigente políticos e sindicais, além do prefeito Adriano, recepcionaram  o pré-candidato num café da manhã em Candiota

Militantes, dirigente políticos e sindicais, além do prefeito Adriano, recepcionaram o pré-candidato num café da manhã em Candiota Foto: Divulgação TP

O pré-candidato do PT ao governo do Estado, o ex-ministro e ex-vice-governador Miguel Rossetto, esteve cumprindo agenda em toda a região neste fim de semana.

O roteiro iniciou na noite de sábado (23), em Dom Pedrito e no domingo o dia começou em Candiota, depois no interior de Hulha Negra, Aceguá e com um jantar em Bagé. Na segunda-feira (26), Rosseto visitou os órgãos de imprensa bageenses.

Neste momento, segundo o próprio pré-candidato, estão acontecendo encontros internos, coma militância e simpatizantes para reunir subsídios na construção do plano de governo. “Quem escuta tem menos chances de errar e nós temos muita vontade de acertar ao máximo”, assinalou.

Em Candiota, no CTG Luiz Chirivino, Rossetto foi recebido pela militância e pelo único prefeito petista da região, Adriano dos Santos. Os deputados federais Paulo Pimenta e Dionilso Marcon, além do estadual Luiz Fernando Mainardi acompanharam o pré-candidato.

No interior de Hulha Negra, Rossetto fez fotos com crianças, sendo que uma delas enviou uma carta ao ex-presidente Lula quando da visita do frei Sérgio Görgen em Curitiba

No interior de Hulha Negra, Rossetto fez fotos com crianças, sendo que uma delas enviou uma carta ao ex-presidente Lula quando da visita do frei Sérgio Görgen em Curitiba00 Foto: Divulgação TP

POLO CARBOQUÍMICO – Após o café da manhã, Rossetto, acompanhado de lideranças sindicais e políticas, esteve em frente a sede administrativa da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – que ainda está ameaçada de privatização pelo atual governo do Estado.
Em ato simbólico, o pré-candidato afirmou que num eventual governo sob seu comando, a CRM continuará sendo pública, além de ser fortalecida, bem como, Sulgas e CEEE. “Na nossa visão, essas empresas públicas são importantes para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, porque elas terão um papel importante para a retomada do crescimento de nosso Estado”, disse.

Por outro lado, Rossetto afirmou que em seu eventual governo, o fomento a criação de um pólo carboquímico em Candiota será prioridade, no sentido de aproveitar ainda mais o carvão mineral, segundo ele, não apenas para a geração de energia elétrica, e sim de fertilizantes e do gás. “Essa para nós será uma agenda central para a retomada do emprego e do desenvolvimento do RS”, afirmou ele em vídeo gravado em frente a CRM.

PECUÁRIA E AGRICULTURA – Ainda, em entrevista à rádio Difusora de Bagé, na manhã desta segunda-feira, Miguel Rossetto afirmou que o fomento a pecuária de corte e leite, além da agricultura será também uma prioridade.

Especificamente na região, o pré-candidato assinalou que a grande demanda ouvida foi a criação de agroindústrias para que os produtos agreguem valor. “Há um esforço regional no sentido da diversificação, basta olhar a bacia leiteira, a uva e as azeitonas. O governo do Estado precisa ter papel decisivo para a criação das agroindústrias”, disse.

SALÁRIOS – Um dos compromissos mais fortes firmado pelo pré-candidato é que elegendo governador, o seu primeiro ato será pagar em dia o funcionalismo estadual. “Não é possível alguém trabalhar e não receber corretamente. Temos ouvido relatos dramáticos, quando esses trabalhadores tiveram suas vidas desorganizadas financeiramente durante os últimos 30 meses”, atestou.

OUTRAS PRIORIDADES – Rossetto também afirmou que o papel da escola pública precisa ser retomado. O Estado precisa repassar os recursos da Saúde sem atrasos aos municípios e que a segurança pública estará sob seu comando direto.

 

Comentários do Facebook