CANDIOTA

Prefeito anuncia término da nova ETA da Operária e monitoramento 24h da atual

ETA vai atender cerca de 1,2 mil pessoas Foto: Léo Nunes/Especial TP

Por ter um sistema obsoleto, as comunidades urbanas da Vila Operária, São Simão e João Emílio, em Candiota, vêm enfrentando problemas no abastecimento de água há muito tempo. Com o objetivo de sanar a situação, o município, ainda no governo do passado, conseguiu aprovar junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um projeto de construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na Vila Operária.

Com 80% das obras prontas, o projeto foi paralisado há cerca de dois anos. Segundo a Prefeitura, o empreendimento precisou ser readequado e a redução no quadro técnico da Funasa, que é a financiadora do projeto, atrasou o processo. “Devido a este fato e burocracia envolvida no setor público, as parcelas do recurso tiveram atraso, o que inviabilizou a obra com a construtora inicialmente contratada”, assinala nota enviada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Ainda conforme o comunicado, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Candiota fez as adequações necessárias no projeto, que já foi novamente aprovado pela Funasa. Com o contrato já rescindido com a primeira construtora, a Prefeitura conseguiu lançar nesta quarta-feira (8) um novo edital de licitação, para a contratação de uma nova empresa, que irá terminar os apenas 20% restantes da obra.

A nova ETA, que abastecerá Vila Operária, São Simão, João Emílio e também Seival, totalizando cerca de 1,2 mil pessoas, pretende ser a solução dos problemas hoje enfrentados, principalmente pelas três primeiras comunidades. O prefeito Adriano dos Santos afirma que a equipe está trabalhando para que tudo seja resolvido. “Estamos nos empenhando muito para solucionar os problemas relacionados à água, mas infelizmente enfrentamos toda essa burocracia”, comenta.

A previsão é que a obra reinicie ainda neste ano e o novo cronograma de conclusão é de seis meses. A nova licitação acontecerá neste dia 23 novembro, às 10h.

MONITORAMENTO 24h – Depois de anunciar a nova licitação, o prefeito Adriano esteve na tarde desta sexta-feira (9) visitando a atual ETA da Vila Operária. Ele afirmou que chamou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos para buscar uma solução mais imediata. “Ficou acertado que a Secretaria vai disponibilizar funcionários para monitorarem 24h estação e o sistema de distribuição de água da Vila Operária, São Simão, João Emílio e Seival”, afirmou.

Além disso, segundo prefeito, a equipe vai fazer manutenções preventivas no sistema e a instalação de um novo sistema de bombas para aumentar a captação de água bruta e também fará mudanças no sistema de distribuição para aumentar a reservação de água. “Essas medidas são paliativas até que seja concluída a obra da nova ETA do bairro”, anunciou.

O secretário de Obras, Renato Cunha, segundo Adriano, tem verificado todas as manhãs a situação do abastecimento para ver as manobras necessárias para que o abastecimento se mantenha normalizado. “Estamos trabalhando com afinco para que a comunidade se mantenha a abastecida”, disse.

Prefeito Adriano visitou a ETA na tarde desta sexta-feira (9) Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook