CORONAVÍRUS

Prefeito de Bagé se queixa da falta de ajuda do Estado e da União

OFERECIMENTO:

Prefeito diz que ações estão sendo feitas com recursos próprios do município Foto: Divulgação TP

O governador Eduardo Leite (PSDB) reclamou nesta quarta-feira (1º) de que o governo federal não tem ajudado o Rio Grande do Sul para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele comentou que a suspensão da dívida com a União não atinge as finanças do Estado, porque há uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que já havia suspendidos os pagamentos desde 2017.

Por conseguinte, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), também se queixou bastante da falta de apoio dos governos estadual e federal, após o TP ter perguntado à ele, durante coletiva à imprensa agora pouco, como estava o auxílio dos governos das esferas superiores. Segundo Divaldo, o município já aplicou recursos na ordem de R$ 2 milhões no combate à pandemia e não recebeu nem 15% de retorno do Estado e da União.

Ainda, o prefeito bageense assinala que a cidade é uma das atingidas proporcionalmente em todo Brasil, queixando-se que o governo federal não enxerga os municípios menores, ficando muito focado nas grandes metrópoles. “Estamos usando o dinheiro do povo de Bagé para garantir a saúde não só da nossa cidade como da região e temos tido êxito para achatarmos a curva. Vamos cortar recursos de onde tiver que cortar, porque toda a prioridade agora é essa”, disse.

Divaldo cobrou também o apoio mais efetivo dos deputados, que, conforme ele, devem ajudar a pressionar os governos para que a ajuda externa chegue até à cidade.

Comentários do Facebook