CORONAVÍRUS

Prefeito de Pinheiro Machado faz esclarecimentos sobre o coronavírus

Prefeito Zé Antônio prestou uma série de esclarecimentos importantes Foto: Divulgação TP

No final da tarde desta sexta-feira (20), logo após a publicação do novo decreto, a reportagem do Tribuna do Pampa fez contato com o prefeito Zé Antônio para atualizar a situação dos pinheirenses. No município, a comunidade encontra-se apreensiva diante de tantas hipóteses.

De imediato, a reportagem procurou verificar o boato de que lojistas teriam chegado há pouco de São Paulo. O gestor municipal confirmou a informação, mas tratou de tranquilizar a população visto que todas as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estão sendo tomadas. “Realmente é verdade. São 38 pessoas que chegaram de São Paulo nesses últimos dias, mas a equipe da Secretaria de Saúde já está fazendo o devido acompanhamento desses casos.

Na última sexta-feira (13), representantes do Executivo e do Legislativo chegaram de Brasília e há uma atenção especial diante deles”, disse Zé Antônio. Ainda segundo ele, as últimas informações dão conta de que o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) apresentou sintomas do coronavírus, mas ainda não foi confirmado se ele contraiu a doença.

Segundo o prefeito, essas declarações não estão sendo expostas com o intuito de gerar pânico na população. Zé Antônio alerta para a relação de confiança que deve existir entre as partes nesse momento de calamidade pública. “A doença já está muito próxima de nós e não estaremos sendo honestos se omitirmos situações por piores que elas sejam. As pessoas precisam estar cientes da necessidade de cada um fazer a sua parte. Esse novo decreto, por exemplo, que já está disponível no site da Prefeitura, estabelece uma série de medidas bastante duras em relação ao comércio. Não temos outra forma de evitar que as pessoas fiquem doentes se não seguirmos. Não é só em Pinheiro Machado e não somos só nós que estamos passando por esse sufoco. É geral. Não podemos correr riscos e se cada um fizer a sua parte vamos conseguir superar essa pandemia”, afirmou.

Para o gestor, o trabalho do Comitê Extraordinário de Saúde (CES) tem sido de suma importância nesse momento. “Esse grupo está trabalhando de forma incansável para melhor atender a população. Eles estão atentos a tudo que acontece no município, na região, no Estado e no mundo para que possamos tomar as melhores atitudes e não sermos irresponsáveis diante da pandemia. As reuniões são diárias e eu solicitei que nada, por pior que seja, venha a ser omitido como aconteceu na Itália. Vamos trabalhar para fazer o melhor, o mais correto, dentro da nossa capacidade”, finalizou.

Os boletins epidemiológicos continuarão sendo publicados diariamente no site da Prefeitura de Pinheiro Machado às 18h. Até o momento, há dois casos suspeitos. O prefeito afirmou que ambos pacientes consultaram recentemente com o médico e provedor da Santa Casa de Bagé, Jorge Moussa, em Bagé. O profissional está internado em estado regular na cidade de Porto Alegre e testou positivo para o coronavírus. O resultado do exame dos pinheirenses deve sair em alguns dias.

Comentários do Facebook