ARTE MANUAL

Prefeitura de Bagé quer reorganizar trabalho do artesanato local

Integrantes de associações de artesãos de Bagé estiveram reunidas

Integrantes de associações de artesãos de Bagé estiveram reunidas Foto: Luciano Pavão/Especial TP

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé,  Bayard Pereira, reuniu na tarde desta quinta-feira (19), na sede da Secretaria, os integrantes de associações de artesãos do município, para iniciar as tratativas com o ramo, visando a valorização do trabalho realizado pelo segmento na cidade.

A proposta do secretário é reorganizar a atividade, que, a princípio, continuará localizada na área do Coreto para exposições e comercialização de produtos.

Bayard Pereira é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Bayard Pereira é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Foto: Luciano Pavão/Especial TP

Na ocasião foram escolhidos quatro representantes dos artesãos, entre os presentes, que integrarão uma comissão administrativa, que deve tratar das demandas do segmento diretamente com a Secretaria e também será responsável pela gestão, seleção de peças de qualidade e definição de regras para o funcionamento do local.

A presidente da Associação de Artesãos de Bagé (AAB), Rosângela Mendes de Freitas, acredita que a proposição do secretário é um começo para projetar o trabalho realizado em artesanato do município, enfatizando que a principal necessidade é conquistar um local amplo, adequado para dar visibilidade e melhorar as vendas, chamando a atenção, principalmente, das pessoas que visitam o pampa gaúcho.

O secretário também garantiu a utilização de 20 bancas para exposições e feiras na praça em datas comemorativas, sob organização do grupo. “É de responsabilidade da Prefeitura manter a estrutura, a higienização, os reparos e a manutenção do espaço, que será administrado pela comissão representativa do artesanato local, sem interferência de funcionários públicos municipais”, explica Bayard.

Em Bagé, existem três associações do artesanato, além de profissionais autônomos que produzem peças em lã, metal, madeira, couro, entre os outros vários segmentos, totalizando um número superior a 600 artesãos atuantes na cidade.

Comentários do Facebook