GESTÃO

Prefeitura de Candiota reinaugura duas Unidades Básicas de Saúde

Prédios passaram por adequações, ampliações e pintura

A Prefeitura de Candiota reinaugurou esta semana as unidades de saúde do bairro João Emílio e do centro da cidade (foto). Os espaços foram reformados e ampliados Foto: J.André TP

Encerrando o cronograma de revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, junto ao secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, entregaram para a comunidade na última quarta-feira (17), os prédios das unidades da João Emílio e da Sede do Município totalmente revitalizados.

Unidade central foi ampliada e reformada Foto: J.André TP

Na João Emílio, o prédio recebeu pintura, ampliação da sala de atividades e adequação da sala de atendimento ginecológico. O valor investido foi de R$ 21.867,85, sendo parte de emenda parlamentar do deputado federal Dionilson Marcon (PT). O ato de inauguração aconteceu no próprio posto, no início da tarde.

Já na Sede do Município, a revitalização foi maior, sendo investidos R$ 78.790,84. Na inauguração que aconteceu a noite, o público presente pode conferir a reforma do prédio que teve todo seu layout readequado para melhor atender a população. O posto tinha apenas dois consultórios e passou a contar com quatro, com setores separados, para que vários profissionais possam trabalhar ao mesmo tempo. A sala de vacinas foi ampliada, onde agora é possível fazer duas vacinas ao mesmo tempo.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Ariadne Meira da Costa, o posto também passou a contar com uma sala adequada para o preparo de materiais e com três dispensas grandes para guardar os materiais de enfermagem e de odontologia.
Além dessas melhorias, a recepção ganhou aumento e o ambulatório de enfermagem também foi readequado, possibilitando a visualização dos pacientes que estão na recepção pela enfermagem. “Facilitando muito no caso de uma urgência e até mesmo em caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vir atender, não precisando entrar com a maca, como era antes, pois a sala de recepção ficou bem centralizada”, relatou Ariadne. Ambos os prédios também receberam investimento em jardinagem.

Secretário Gil Deison disse que em Candiota, santo de casa faz milagre Foto: Léo Nunes/Especial TP

Ariadne ainda parabenizou a gestão pela preocupação com a infraestrutura e destacou que é muito gratificante trabalhar num local que oferece uma estrutura adequada. “Com certeza trabalharemos melhor ainda, pois além do físico, o governo se preocupa em manter e investir em nossos programas, o que nos ajuda a prestar um serviço de muita qualidade”, enfatizou.

Com os dois prédios entregues, o governo conclui 100% da revitalização dos postos de saúde do município. Além disso, dia 26 de abril o governo inaugurará o posto do Passo do Tigre e retomará a obra do posto do Assentamento Oito de Agosto.

Em sua fala, o secretário de Saúde fez referência ao ditado popular “santo de casa não faz milagre”, se referindo, que muito ouviu em casa o ditado, mas que no entanto, naquele momento de inauguração, o governo estava provando diferente. “Pois o projeto da revitalização foi feito pela nossa equipe técnica de arquiteto e engenheiro, a conclusão da obra foi feita pela PMZ, empresa de Candiota, o paisagismo também foi feito pela floricultura de Candiota. Santo de casa aqui fez milagre sim”, falou ao salientar também os programas municipais de saúde premiados no Estado, desenvolvidos pela equipe do município.

Prefeito Adriano afirmou que saúde é uma das prioridades do seu governo Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

O prefeito destacou que no início da gestão, o Governo reconstruiu a proposta de saúde, visando melhorá-la em todos os aspectos. “Hoje, entregando esses postos para a comunidade, a gente se coloca na contramão do que vem acontecendo no país, enquanto os demais municípios vem cortando recursos na saúde, nós estamos investindo em saúde e isso é muito gratificante para nós”, afirmou na noite de inauguração.

As inaugurações contaram com a presença de secretários municipais, dos vereadores Fabiano Oswald, Darlan Oliveira, João Roberto Costa, Andreia Rangel, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Pagalday, do representante do Banco do Brasil, Leandro Síria, além dos médicos que atendem nas unidades.

Além de revitalizados, houve aumento do número de consultórios Foto: Léo Nunes/Especial TP

Comentários do Facebook